Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica: das determinaçoes legais às práticas institucionalizadas
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90573 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Universidade Federal de Santa CatarinaSchneider, Marilda PasqualErn, Edel2012-10-23T12:31:11Z2012-10-23T12:31:11Z20072007246728http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90573Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEsta pesquisa trata da reforma curricular dos cursos de formação inicial de professores da educação básica, promulgada pelo Estado brasileiro em 2002 com a homologação de Diretrizes Curriculares Nacionais. Tomando os documentos oficiais referentes ao tema e produzidos pelo MEC/CNE em período recente, investigaram-se os pressupostos norteadores da organização curricular consignados no conjunto de Diretrizes Nacionais, verificando relações e contradições entre o instituído legalmente e o campo da prática pedagógica, tomado, no contexto desta investigação, como espaço de produção de projetos pedagógicos, em âmbito institucional-local. Nas análises efetuadas sobre as Diretrizes considerou-se as noções de inovação, flexibilização e integração curriculares como pressupostos norteadores da organização curricular. Na investigação de Projetos Pedagógicos de cursos de graduação por Instituições de Ensino Superior brasileiras observou-se que o caráter multifacetado das Diretrizes favoreceu espaços para a recontextualização dos pressupostos norteadores da organização curricular no campo da prática pedagógica, evidenciando continuidades e rupturas em relação à constituição da profissionalidade inicialmente propugnada pelo poder central para o professor da educação básica.porFlorianópolis, SCEducaçãoEnsino de primeiro grauProfessores -FormaçãoCurriculos -MudançaDiretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica: das determinaçoes legais às práticas institucionalizadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL246728.pdfapplication/pdf3997340https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90573/1/246728.pdfab29a254617ac3fa1483800c89090ddcMD51TEXT246728.pdf.txt246728.pdf.txtExtracted Texttext/plain444009https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90573/2/246728.pdf.txt3051f2e6811ddf49723266e7fea9e3a8MD52THUMBNAIL246728.pdf.jpg246728.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90573/3/246728.pdf.jpg496b8165d9f640930056244a8876f334MD53123456789/905732013-04-30 12:14:48.255oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90573Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T15:14:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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