Educação de jovens e adultos: a capacitação de professores por meio da ferramenta colaborativa Eureka

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arns, Elaine Teresa Mandelli
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83049
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_9b3cc63d9144b06dc28841d7aba6ad77
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83049
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação de jovens e adultos: a capacitação de professores por meio da ferramenta colaborativa EurekaEngenharia de produçãoEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A escolarização de adultos, denominada Andragogia exige um trabalho diferenciado daquele utilizado na educação de crianças, a pedagogia. Por isso utilizou-se como fio condutor de análise a Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental elaborado pela Coordenação de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação e os ensinamento de Paulo Freire, que valoriza o saber e supõe que o professor não possui todo o conhecimento a respeito do objeto de estudo e o aluno não ignora todo o conhecimento sobre este objeto. Portanto o diálogo é a confirmação conjunta do professor e dos alunos no ato de conhecer ou reconhecer o objeto de estudo. Com base na Proposta Curricular do MEC, realizou-se um recorte da realidade de professores de Curitiba e constatou-se que o trabalho com alunos da Educação de Jovens e Adultos não é realizado por profissionais devidamente habilitados, o que significa que a qualidade deste ensino pode ser questionada. Para desenvolvermos uma forma de capacitação sugeriu-se a utilização da ferramenta colaborativa Eureka, que pode ser utilizada para a Educação a Distância com grande eficiência. This dissertation has as objective to elaborate a qualification methodology for distance education, by internet directed toward the specific qualification of professionals who has their own action in the Young and Adults Program and verify which is the qualification that they posses to work with this specific public. The adults process of education called Andragogy demands a work differentiated of that one used in the education of children, the pedagogy. Therefore it was used as a main conducting wire of analysis that is the Proposal Curricular of the Young and Adults Education of basic teaching elaborated by the Coordination of Education of the Ministry of the Education and the teachings of Paulo Freire, that values knowledge and assumes that the teachers all does not process the knowledge regarding the study object and pupil all does not ignore the knowledge on this object. Therefore the dialogue is the joint confirmation of the teachers and the pupils in the act to know or to recognize the study object. On the base of Curricular Proposal of the MEC, a clipping of the reality of teachers of Curitiba was become fulfilled and was evidenced that the work with pupils of Young and Adults Education it is not carried through by professionals duly qualified, what it means it is the quality of this education can be questioned. To develop a qualification form suggested to use a colaborative tool called Eureka, what can be used with great efficiency for distance education.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaArns, Elaine Teresa Mandelli2012-10-19T20:32:19Z2012-10-19T20:32:19Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| tabs., grafs.application/pdf227675http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83049porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T02:19:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83049Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T02:19:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos: a capacitação de professores por meio da ferramenta colaborativa Eureka
title Educação de jovens e adultos: a capacitação de professores por meio da ferramenta colaborativa Eureka
spellingShingle Educação de jovens e adultos: a capacitação de professores por meio da ferramenta colaborativa Eureka
Arns, Elaine Teresa Mandelli
Engenharia de produção
Ensino a distancia
Professores -
Formação
title_short Educação de jovens e adultos: a capacitação de professores por meio da ferramenta colaborativa Eureka
title_full Educação de jovens e adultos: a capacitação de professores por meio da ferramenta colaborativa Eureka
title_fullStr Educação de jovens e adultos: a capacitação de professores por meio da ferramenta colaborativa Eureka
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos: a capacitação de professores por meio da ferramenta colaborativa Eureka
title_sort Educação de jovens e adultos: a capacitação de professores por meio da ferramenta colaborativa Eureka
author Arns, Elaine Teresa Mandelli
author_facet Arns, Elaine Teresa Mandelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lapolli, Edis Mafra
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Arns, Elaine Teresa Mandelli
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino a distancia
Professores -
Formação
topic Engenharia de produção
Ensino a distancia
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T20:32:19Z
2012-10-19T20:32:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 227675
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83049
identifier_str_mv 227675
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652125472817152