Os pronomes nós e a gente em livros didáticos de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junkes, Márcia Maria
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91792
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística.
id UFSC_9b7948fec0508400d77928650de6f562
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91792
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaJunkes, Márcia MariaCoelho, Izete Lehmkuhl2012-10-24T02:33:30Z2012-10-24T02:33:30Z20082008261555http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91792Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística.O objetivo central desta pesquisa é descrever o tratamento dado aos pronomes pessoais de primeira pessoa do plural (NÓS e A GENTE), na função de sujeito, em alguns livros didáticos do Ensino Fundamental, indicados pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura, nas últimas duas décadas. A idéia que sustenta esta pesquisa é a de que há variação nas formas pronominais de primeira pessoa do plural nos textos que são publicados nos livros didáticos e essa variação não está vinculada à descrição do A GENTE como pronome nos exercícios de gramática constantes nos conteúdos desses livros. As amostras para pesquisa foram constituídas pelos textos escolhidos para fazerem parte das duas diferentes coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa para as últimas quatro séries do Ensino Fundamental, utilizadas na rede pública de ensino no final da década de 1990 e início de 2000. Para o estudo do fenômeno em variação, os dados foram analisados sob o aparato teórico da teoria da variação e mudança lingüística, proposto por Labov (1972). Foram controlados grupos de fatores lingüísticos e estilísticos, entre eles: pessoa do discurso, paralelismo formal, preenchimento do sujeito, saliência fônica, gênero textual, finalidade do texto, série de estudo e autor/coleção. Também foi realizada uma análise qualitativa de cada coleção, com o intuito de averiguar se há de fato uma preocupação dos autores ou editoras em apresentar, nos livros, questões sobre a valorização da variedade lingüística, visto que uma das coleções fora publicada após a divulgação dos PCNs _ Parâmetros Curriculares Nacionais; e, este documento sugere que a disciplina de Língua Portuguesa valorize as variedades da linguagem oral produzidas pelos falantes. De modo geral, os resultados apontam para um significativo indicador de uso do pronome A GENTE como primeira pessoa nos textos que compõem os livros didáticos de Língua Portuguesa (principalmente da 5a. série), no entanto, o mesmo não é apresentado como uma das formas do paradigma pronominal. Por outro lado, apresentam-se, com evidências na coleção publicada após a introdução dos PCNs, algumas discussões sobre variação lingüística.1 v.| il., tabs.porFlorianópolis, SCLinguisticaLingua portuguesa (Primeiro grau)Estudo e ensinoLivros didaticosLingua portuguesa -PronomesOs pronomes nós e a gente em livros didáticos de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL261555.pdfapplication/pdf5937080https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91792/1/261555.pdf9f1724c22ac2f365beb755181e942d92MD51TEXT261555.pdf.txt261555.pdf.txtExtracted Texttext/plain144112https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91792/2/261555.pdf.txt73089f80114b13db0bd330fb964b7b72MD52THUMBNAIL261555.pdf.jpg261555.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg907https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91792/3/261555.pdf.jpg184700138ead65f1cec78b4cfc51c1cdMD53123456789/917922013-05-01 13:27:25.251oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91792Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T16:27:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os pronomes nós e a gente em livros didáticos de língua portuguesa
title Os pronomes nós e a gente em livros didáticos de língua portuguesa
spellingShingle Os pronomes nós e a gente em livros didáticos de língua portuguesa
Junkes, Márcia Maria
Linguistica
Lingua portuguesa (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Livros didaticos
Lingua portuguesa -
Pronomes
title_short Os pronomes nós e a gente em livros didáticos de língua portuguesa
title_full Os pronomes nós e a gente em livros didáticos de língua portuguesa
title_fullStr Os pronomes nós e a gente em livros didáticos de língua portuguesa
title_full_unstemmed Os pronomes nós e a gente em livros didáticos de língua portuguesa
title_sort Os pronomes nós e a gente em livros didáticos de língua portuguesa
author Junkes, Márcia Maria
author_facet Junkes, Márcia Maria
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Junkes, Márcia Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coelho, Izete Lehmkuhl
contributor_str_mv Coelho, Izete Lehmkuhl
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Linguistica
Lingua portuguesa (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Livros didaticos
Lingua portuguesa -
Pronomes
topic Linguistica
Lingua portuguesa (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Livros didaticos
Lingua portuguesa -
Pronomes
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística.
publishDate 2008
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T02:33:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T02:33:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91792
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 261555
identifier_str_mv 261555
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91792/1/261555.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91792/2/261555.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91792/3/261555.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f1724c22ac2f365beb755181e942d92
73089f80114b13db0bd330fb964b7b72
184700138ead65f1cec78b4cfc51c1cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805389508083712