FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243895 |
Resumo: | Em tempos de pandemia da COVID-19 os impactos não se manifestaram apenas em um problema epidemiológico, geraram efeitos cascatas em uma série de atividades humanas frente às respostas de isolamento social implementadas. No campo das políticas educacionais os prejuízos foram significativos, considerando as dificuldades que já enfrentavam os estudantes no sistema de ensino público brasileiro, em especial os estudantes com deficiência visual. Para entender como esses estudantes universitários vivenciaram essa crise epidemiológica e desta experiência o que esperar do ensino digital na universidade, foi aplicada uma pesquisa em uma Universidade Federal com o objetivo de analisar a acessibilidade digital e a usabilidade das ferramentas dos ambientes virtuais de aprendizagem nas aulas remotas e identificar os desafios encontrados pelos estudantes e quais ferramentas digitais são mais adequadas no pós pandemia. A metodologia permeou uma abordagem quanti-qualitativa de caráter descritiva, realizada com estudantes cegos ou com baixa visão dos Cursos de Ciências Biológicas e da Saúde. Os resultados finais da pesquisa revelaram que as plataformas mais acessíveis no ensino remoto e que deverão permanecer no ensino, porém com algumas ressalvas, foram as plataformas Google Meet e Google Classroom. |
id |
UFSC_9ba5aaa84b554d034f8698f8d6f881e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243895 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃOEm tempos de pandemia da COVID-19 os impactos não se manifestaram apenas em um problema epidemiológico, geraram efeitos cascatas em uma série de atividades humanas frente às respostas de isolamento social implementadas. No campo das políticas educacionais os prejuízos foram significativos, considerando as dificuldades que já enfrentavam os estudantes no sistema de ensino público brasileiro, em especial os estudantes com deficiência visual. Para entender como esses estudantes universitários vivenciaram essa crise epidemiológica e desta experiência o que esperar do ensino digital na universidade, foi aplicada uma pesquisa em uma Universidade Federal com o objetivo de analisar a acessibilidade digital e a usabilidade das ferramentas dos ambientes virtuais de aprendizagem nas aulas remotas e identificar os desafios encontrados pelos estudantes e quais ferramentas digitais são mais adequadas no pós pandemia. A metodologia permeou uma abordagem quanti-qualitativa de caráter descritiva, realizada com estudantes cegos ou com baixa visão dos Cursos de Ciências Biológicas e da Saúde. Os resultados finais da pesquisa revelaram que as plataformas mais acessíveis no ensino remoto e que deverão permanecer no ensino, porém com algumas ressalvas, foram as plataformas Google Meet e Google Classroom.INPEAU/UFSC2023-01-19T15:30:55Z2023-01-19T15:30:55Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243895MACEDO, CLAUDIABOURGUIGNON, SAULO CABRALCASTRO, HELENA CARLAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T15:30:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243895Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T15:30:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO |
title |
FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO MACEDO, CLAUDIA |
title_short |
FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO |
title_full |
FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO |
title_sort |
FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO |
author |
MACEDO, CLAUDIA |
author_facet |
MACEDO, CLAUDIA BOURGUIGNON, SAULO CABRAL CASTRO, HELENA CARLA |
author_role |
author |
author2 |
BOURGUIGNON, SAULO CABRAL CASTRO, HELENA CARLA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACEDO, CLAUDIA BOURGUIGNON, SAULO CABRAL CASTRO, HELENA CARLA |
description |
Em tempos de pandemia da COVID-19 os impactos não se manifestaram apenas em um problema epidemiológico, geraram efeitos cascatas em uma série de atividades humanas frente às respostas de isolamento social implementadas. No campo das políticas educacionais os prejuízos foram significativos, considerando as dificuldades que já enfrentavam os estudantes no sistema de ensino público brasileiro, em especial os estudantes com deficiência visual. Para entender como esses estudantes universitários vivenciaram essa crise epidemiológica e desta experiência o que esperar do ensino digital na universidade, foi aplicada uma pesquisa em uma Universidade Federal com o objetivo de analisar a acessibilidade digital e a usabilidade das ferramentas dos ambientes virtuais de aprendizagem nas aulas remotas e identificar os desafios encontrados pelos estudantes e quais ferramentas digitais são mais adequadas no pós pandemia. A metodologia permeou uma abordagem quanti-qualitativa de caráter descritiva, realizada com estudantes cegos ou com baixa visão dos Cursos de Ciências Biológicas e da Saúde. Os resultados finais da pesquisa revelaram que as plataformas mais acessíveis no ensino remoto e que deverão permanecer no ensino, porém com algumas ressalvas, foram as plataformas Google Meet e Google Classroom. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-19T15:30:55Z 2023-01-19T15:30:55Z 2023-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243895 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652111021342720 |