Working memory capacity and the development of L2 speech production: and exploratory study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weissheimer, Janaina
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90795
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
id UFSC_9c2a2969574d58303ea4c2b5b2e863ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90795
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Working memory capacity and the development of L2 speech production: and exploratory studyLiteraturaAquisição da segunda linguagemLingua inglesa -Estudo e ensino - Falantes estrangeirosLinguistica aplicadaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura CorrespondenteThis study investigates the relationship between working memory capacity and L2 speech development. More specifically, it addresses the question of how working memory capacity and L2 speech production covary over a period of time, during learners' L2 speech development. It also investigates whether the speaking span test can serve as a predictor of L2 speech development. Forty-five Letras students of Universidade Federal da Bahia were submitted to two data collection phases, each one consisting of a working memory test (an adaptation of Daneman's 1991 speaking span test) and a speech generation task, with a twelve-week interval between the two data collections. A control group consisting of ten participants was submitted to two speaking span tests with no interval between them. Participants' speaking samples were analyzed in terms of fluency (speech rate pruned and unpruned, and number of silent pauses per minute), accuracy (number of errors in hundred words and percentage of error-free clauses), complexity (number of dependent clauses per minute) and weighted lexical density (percentage of weighted lexical items over the total number of linguistic items produced). The results, in general terms, show that both lower and higher span individuals experienced some increase in L2 speech production scores from phase one to phase two of the experiment. However, only lower span participants had a statistically significant improvement in working memory scores over trials. In addition, the speaking span test was related to the development of complexity in speakers' L2 speech, but not of fluency, accuracy, or lexical density. Este estudo investiga o papel da capacidade de memória de trabalho no desenvolvimento da produção oral em L2. Mais especificamente, ele aborda a questão de como medidas de capacidade de memória de trabalho e produção oral interagem em um determinado período de tempo, durante a aquisição da produção oral em L2. Além disso, este estudo investiga se o teste de amplitude de memória (uma adaptação do teste proposto por Daneman, 1991) pode prever o desenvolvimento da produção oral em L2. Os 45 participantes deste estudo, alunos da Universidade Federal da Bahia, foram submetidos a duas coletas de dados, cada uma consistindo de um teste de amplitude de memória oral e uma tarefa de produção oral em L2, com um intervalo de doze semanas entre elas. Um grupo controle, composto por outros 10 sujeitos, foi submetido a dois testes de amplitude de memória oral subseqüentes, com o intuito de verificar-se os efeitos da prática sobre estes indivíduos. Quatro aspectos da produção oral foram medidos e analisados: fluência, precisão gramatical, complexidade e densidade lexical. Os resultados mostram que tanto os participantes com menor e maior amplitude de memória de trabalho apresentaram algum aumento nas mediadas de produção oral em L2 da primeira para a segunda fase do experimento. Entretanto, apenas os participantes com menor amplitude de memória de trabalho tiveram um aumento significativo nesta medida ao longo das duas fases de coleta de dados. As análises revelam, também, que o teste de amplitude de memória oral parece estar relacionado ao desenvolvimento da complexidade na produção oral dos indivíduos, mas não ao desenvolvimento da fluência, precisão gramatical ou densidade lexical em L2.Florianópolis, SCFortkamp, Mailce Borges MotaUniversidade Federal de Santa CatarinaWeissheimer, Janaina2012-10-23T15:22:37Z2012-10-23T15:22:37Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisviii, 72 f.| grafs., tabs.application/pdf246262http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90795engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T20:12:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90795Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T20:12:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Working memory capacity and the development of L2 speech production: and exploratory study
title Working memory capacity and the development of L2 speech production: and exploratory study
spellingShingle Working memory capacity and the development of L2 speech production: and exploratory study
Weissheimer, Janaina
Literatura
Aquisição da segunda linguagem
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Linguistica aplicada
title_short Working memory capacity and the development of L2 speech production: and exploratory study
title_full Working memory capacity and the development of L2 speech production: and exploratory study
title_fullStr Working memory capacity and the development of L2 speech production: and exploratory study
title_full_unstemmed Working memory capacity and the development of L2 speech production: and exploratory study
title_sort Working memory capacity and the development of L2 speech production: and exploratory study
author Weissheimer, Janaina
author_facet Weissheimer, Janaina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fortkamp, Mailce Borges Mota
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Weissheimer, Janaina
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Aquisição da segunda linguagem
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Linguistica aplicada
topic Literatura
Aquisição da segunda linguagem
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Linguistica aplicada
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T15:22:37Z
2012-10-23T15:22:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 246262
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90795
identifier_str_mv 246262
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90795
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 72 f.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652141012713472