Avaliação de desempenho: um estudo de caso no Centro Oftalmológico de Diagnose e Terapêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benetti, Kelly Cristina
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130069
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
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spelling Avaliação de desempenho: um estudo de caso no Centro Oftalmológico de Diagnose e TerapêuticaAvaliação de desempenhoGestão por competênciasGestãode pessoasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A ferramenta de avaliação de desempenho por competências é de grande utilidade para as empresas que aplicam ou pretendem aplicar a gestão de pessoas por competências. Este é o caso do Centro Oftalmológico de Diagnose e Terapêutica, que tem focado esforços no desenvolvimento de seus colaboradores e vê neste trabalho uma possibilidade de sistematizar e clarear a progressão das pessoas nos cargos, bem como uma base para a formulação de um plano de desenvolvimento de pessoas. O CODT é uma empresa de serviços na área da saúde, onde para manter os padrões altos de qualidade exigidos pelo mercado, é necessário ter no seu quadro funcional pessoas altamente qualificadas e trabalhando por um objetivo comum. Com base neste contexto foi definido o objetivo geral deste trabalho que foi desenvolver e aplicar o método de Avaliação de Desempenho por competências no CODT. Quanto a metodologia aplicada o estudo caracterizou-se quanto aos fins como: qualitativa, descritiva e aplicada. A pesquisa em questão foi descrita de caráter qualitativo, na medida que se propôs a modificar uma condição insatisfatória em relação à gestão de pessoas, mais especificamente a ferramenta de avaliação de desempenho não implantada sistematicamente até então, através do estudo aprofundado sobre o assunto e sobre a organização, não utilizando a manipulação de variáveis numéricas. Foi descritiva e aplicada e tem, portanto, finalidade prática. Em relação à classificação quanto aos meios propõe-se: documental, bibliográfica e estudo de caso. A análise de dados foi feita através do estabelecimento de relações entre a análise documental, as informações obtidas nas entrevistas e a observação da pesquisadora, correlacionando estas relações com a teoria. Pôde-se perceber que a atual gestão vê os recursos humanos como peça chave da manutenção da qualidade, e deve estar diretamente vinculada à estratégia empresarial. Até então esta função era extremamente burocrática e operacional. Constatou-se que é uma ferramenta que pode ser utilizada para fins de encarreiramento e promoção, bem como para a criação de um Plano de Desenvolvimento de Pessoas e o mapeamento das competências realizado pode ser utilizado para a aplicação de outras ferramentas da Gestão por Competências. Conclui-se que o Medidor de Competências, construído através do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências pode ser utilizado para todos os colaboradores da empresa, considerando-se o Nível de Competência da Função. Por fim, observa-se que com o detalhamento das metodologias de avaliação e da aplicação, tem-se subsídios para que esta ferramenta seja implantada integralmente no CODT.Florianópolis, SCGirardi, Dante MarcianoUniversidade Federal de Santa Catarina.Benetti, Kelly Cristina2015-02-23T16:29:39Z2015-02-23T16:29:39Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis110 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130069porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-23T16:29:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130069Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-23T16:29:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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