Medição e análise do conforto veicular e qualidade de vias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181687 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. |
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Medição e análise do conforto veicular e qualidade de viasSuspensão1/4 de veículoIRIConfortoQualidade de viasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.Um dos sistemas essenciais a todo veículo é o sistema de suspensão, pois faz a ligação entre a massa suspensa e a massa não suspensa do mesmo, sendo o mesmo conectado a outras estruturas como a direção e o freio. Desse modo, é o sistema responsável por garantir o contato pneu-solo, absorver as oscilações provenientes da via e manter a estabilidade do veículo distribuindo as forças, e, portanto, fornecendo o conforto e segurança aos ocupantes do carro. Entretanto, existem diferentes modelos que simulam o comportamento da dinâmica de uma suspensão, cada um com um nível de complexidade e precisão de resultados. Em vista disso, este trabalho visa comparar o estudo do modelo de ¼ de veículo com a dinâmica real de um veículo, através de uma simulação no software Matlab. Assim, selecionou-se um veículo Renault Sandero 1.6 do ano de 2015 para ser instrumentado com acelerômetros triaxiais, através dos quais foram obtidos os dados de aceleração da massa suspensa e não suspensa do veículo ao ser submetido à passagem por uma lombada. Através da simulação e da medição da passagem do veículo pela lombada, pode-se realizar o ajuste de modelo a fim de obter os parâmetros aproximados do veículo. Além disso, utilizando o veículo instrumentado e os parâmetros ajustados, elegeram-se algumas vias da cidade de Joinville/SC para coletar seus dados em um teste veicular e calcular o International Roughness Index (IRI), índice de avaliação da qualidade da via. Assim, avaliando, também, a qualidade das vias, uma vez que estas têm papel fundamental na oscilação do veículo, e, portanto, no conforto dos ocupantes do veículo. Dos resultados, pode-se verificar que vias com alto valor de IRI resultam em um maior desconforto as pessoas no interior do veículo, já as com valor menor, ou seja, uma pista de maior qualidade, resultam em maior conforto ao motorista e seus passageiros.Um dos sistemas essenciais a todo veículo é o sistema de suspensão, pois faz a ligação entre a massa suspensa e a massa não suspensa do mesmo, sendo o mesmo conectado a outras estruturas como a direção e o freio. Desse modo, é o sistema responsável por garantir o contato pneu-solo, absorver as oscilações provenientes da via e manter a estabilidade do veículo distribuindo as forças, e, portanto, fornecendo o conforto e segurança aos ocupantes do carro. Entretanto, existem diferentes modelos que simulam o comportamento da dinâmica de uma suspensão, cada um com um nível de complexidade e precisão de resultados. Em vista disso, este trabalho visa comparar o estudo do modelo de ¼ de veículo com a dinâmica real de um veículo, através de uma simulação no software Matlab. Assim, selecionou-se um veículo Renault Sandero 1.6 do ano de 2015 para ser instrumentado com acelerômetros triaxiais, através dos quais foram obtidos os dados de aceleração da massa suspensa e não suspensa do veículo ao ser submetido à passagem por uma lombada. Através da simulação e da medição da passagem do veículo pela lombada, pode-se realizar o ajuste de modelo a fim de obter os parâmetros aproximados do veículo. Além disso, utilizando o veículo instrumentado e os parâmetros ajustados, elegeram-se algumas vias da cidade de Joinville/SC para coletar seus dados em um teste veicular e calcular o International Roughness Index (IRI), índice de avaliação da qualidade da via. Assim, avaliando, também, a qualidade das vias, uma vez que estas têm papel fundamental na oscilação do veículo, e, portanto, no conforto dos ocupantes do veículo. Dos resultados, pode-se verificar que vias com alto valor de IRI resultam em um maior desconforto as pessoas no interior do veículo, já as com valor menor, ou seja, uma pista de maior qualidade, resultam em maior conforto ao motorista e seus passageiros.Joinville, SCIdehara, Sérgio JunichiUniversidade Federal de Santa CatarinaMello, Murilo Henrique Baggio de2017-12-05T23:44:18Z2017-12-05T23:44:18Z2017-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181687porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T23:44:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181687Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-05T23:44:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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