Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krause, Micheline Guerreiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132392
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.
id UFSC_9c7bb327a83f9eb16d3d8be3f5c1733f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132392
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológicaEngenharia e gestão do conhecimentoMarketingComunicação nas organizaçõesDissertação (mestrado) - Universidade Federal da Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.A implementação de práticas de gestão do conhecimento apresenta, como um de seus principais desafios, a obtenção de adesão e comprometimento por parte dos colaboradores das organizações. Os paradigmas organizacionais foram alterados com a evolução da sociedade do conhecimento, oferecendo contexto favorável à redução de departamentalizações, maior integração e diálogo interdisciplinar, o que por sua vez expressa o valor do conhecimento. Motivada por esta visão, a pesquisa teve como principal objetivo analisar como o marketing interno pode apoiar as práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica, usualmente identificadas como intensivas em conhecimento. O método apropriado de condução dos estudos surgiu a partir da busca e revisão sistemática da literatura, que localizou seis publicações com os termos combinados marketing interno e gestão do conhecimento, sinalizando a necessidade de investigação exploratória. O método de procedimento foi o de estudo qualitativo básico, com definição da estratégia analítica geral com base nas proposições teóricas, cujo agrupamento evidenciou oito focos de análises, sendo eles: 1) Promoção de GC internamente; 2) Cultura organizacional; 3) Alinhamento estratégico; 4) Gestão de pessoas; 5) Liderança; 6) Processos e tecnologias; 7) Interdisciplinaridade; 8) Gestão, comunicação, ação. Em paralelo, com base na literatura sobre o marketing interno, identificou-se como essa atividade pode apoiar as práticas de gestão do conhecimento, correlacionando-se, em resumo: 1) Utilização de campanhas promocionais para "vender" GC internamente; 2) Gestão da mudança e da identidade corporativa; 3) Implementação de estratégias; 4) visão de que o colaborador é um dos principais clientes, endereçando a ele campanhas de integração e de incentivos; 5) Formação de líderes propagadores de GC; 6) Dinâmica da comunicação; 7) Integração e comunicação alicerçada em sinergia; 8) Planejamento integrado, comunicação para difusão do conhecimento, incentivo à ação e aos inter-relacionamentos. Conclui-se que, apesar de não haver um contexto de maturidade de gestão do conhecimento nas organizações pesquisadas, existe significativo número de práticas e ferramentas do conhecimento empregadas, que necessitam ser divulgadas e tornadas visíveis para melhor utilização e envolvimento por parte dos colaboradores. Os casos pesquisados apresentaram um conjunto significativo de práticas e ferramentas de marketing interno que podem oferecer o apoio à GC. Constatou-se, porém, que as abordagens de marketing precisam ser melhor utilizadas no mercado interno, de forma estratégica e estruturada. Recomenda-se, como estudos futuros, o aprofundamento de cada tópico pesquisado, em especial os relacionados às lideranças de GC e à inovação fomentada por cultura de criação do conhecimento em organizações de base tecnológica.<br>Abstract : The implementation of knowledge management practices in organizations shows the obtainement of adhesion and commitment of employees as one of its mais challenges. Organizational paradigms have been changing with the evolution of the knowledge society, now providing a favorable environment for reducing departmentalizations, increasing integration and promoting interdisciplinary dialogue, which in turn expresses the value of knowledge. Driven by this vision, the research aimed at analysing how internal marketing may support the knowledge management practices in technology-based organizations, usually identified as knowledge intensive. The proper method of conducting this study was identified after running a systematic search and review of the literature, which located six publications when combining the internal marketing and knowledge management terms, signaling as such the need for exploratory research. The procedure method was the basic qualitative study, with definition of the general analytical strategy based on theoretical propositions, whose grouping highlighted eight foci of analysis, which are: 1) KM promotion internally; 2) Organizational Culture; 3) Strategic Alignment; 4) People Management; 5) Leadership; 6) processes and technologies; 7) Interdisciplinary; 8) Management, communication, action. At the same time, based on the literature on internal marketing, we identified how this activity can support knowledge management practices, correlating, briefly: 1) Using promotional campaigns to "sell" KM internally; 2) Change management and corporate identity; 3) Strategies implementation; 4) Viewing the employee as the main client, addressing him integration and incentives campaigns; 5) Training KM propagator leaders; 6) Communication dynamic; 7) Integration and communication grounded in synergy; 8) Integrated planning, communication for knowledge diffusion, encouraging action and interrelationships. We conclude that, although there is no context of knowledge management maturity in the organizations studied, there is a significant number of knowledge practices and tools employed that need to be made visibleand disclosed for better use and involvement by employees. The cases studied showed a significant set of internal marketing practices and tools that can provide support for KM. It was found, however, that marketing approaches need to be better used in the internal market, strategically and in a structured way. It is recommended as future work to detail each topic researched, particularly those related to KM leadership, and innovation fostered by knowledge creation culture in technology-based organizations.Lapolli, Édis MafraDandolini, Gertrudes AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaKrause, Micheline Guerreiro2015-04-29T20:59:41Z2015-04-29T20:59:41Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis185 p.| il.application/pdf333078https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132392porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:59:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132392Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:59:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica
title Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica
spellingShingle Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica
Krause, Micheline Guerreiro
Engenharia e gestão do conhecimento
Marketing
Comunicação nas organizações
title_short Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica
title_full Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica
title_fullStr Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica
title_full_unstemmed Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica
title_sort Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica
author Krause, Micheline Guerreiro
author_facet Krause, Micheline Guerreiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lapolli, Édis Mafra
Dandolini, Gertrudes Aparecida
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Krause, Micheline Guerreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Marketing
Comunicação nas organizações
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Marketing
Comunicação nas organizações
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-04-29T20:59:41Z
2015-04-29T20:59:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 333078
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132392
identifier_str_mv 333078
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 185 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651889435213824