Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132392 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014. |
id |
UFSC_9c7bb327a83f9eb16d3d8be3f5c1733f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132392 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológicaEngenharia e gestão do conhecimentoMarketingComunicação nas organizaçõesDissertação (mestrado) - Universidade Federal da Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.A implementação de práticas de gestão do conhecimento apresenta, como um de seus principais desafios, a obtenção de adesão e comprometimento por parte dos colaboradores das organizações. Os paradigmas organizacionais foram alterados com a evolução da sociedade do conhecimento, oferecendo contexto favorável à redução de departamentalizações, maior integração e diálogo interdisciplinar, o que por sua vez expressa o valor do conhecimento. Motivada por esta visão, a pesquisa teve como principal objetivo analisar como o marketing interno pode apoiar as práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica, usualmente identificadas como intensivas em conhecimento. O método apropriado de condução dos estudos surgiu a partir da busca e revisão sistemática da literatura, que localizou seis publicações com os termos combinados marketing interno e gestão do conhecimento, sinalizando a necessidade de investigação exploratória. O método de procedimento foi o de estudo qualitativo básico, com definição da estratégia analítica geral com base nas proposições teóricas, cujo agrupamento evidenciou oito focos de análises, sendo eles: 1) Promoção de GC internamente; 2) Cultura organizacional; 3) Alinhamento estratégico; 4) Gestão de pessoas; 5) Liderança; 6) Processos e tecnologias; 7) Interdisciplinaridade; 8) Gestão, comunicação, ação. Em paralelo, com base na literatura sobre o marketing interno, identificou-se como essa atividade pode apoiar as práticas de gestão do conhecimento, correlacionando-se, em resumo: 1) Utilização de campanhas promocionais para "vender" GC internamente; 2) Gestão da mudança e da identidade corporativa; 3) Implementação de estratégias; 4) visão de que o colaborador é um dos principais clientes, endereçando a ele campanhas de integração e de incentivos; 5) Formação de líderes propagadores de GC; 6) Dinâmica da comunicação; 7) Integração e comunicação alicerçada em sinergia; 8) Planejamento integrado, comunicação para difusão do conhecimento, incentivo à ação e aos inter-relacionamentos. Conclui-se que, apesar de não haver um contexto de maturidade de gestão do conhecimento nas organizações pesquisadas, existe significativo número de práticas e ferramentas do conhecimento empregadas, que necessitam ser divulgadas e tornadas visíveis para melhor utilização e envolvimento por parte dos colaboradores. Os casos pesquisados apresentaram um conjunto significativo de práticas e ferramentas de marketing interno que podem oferecer o apoio à GC. Constatou-se, porém, que as abordagens de marketing precisam ser melhor utilizadas no mercado interno, de forma estratégica e estruturada. Recomenda-se, como estudos futuros, o aprofundamento de cada tópico pesquisado, em especial os relacionados às lideranças de GC e à inovação fomentada por cultura de criação do conhecimento em organizações de base tecnológica.<br>Abstract : The implementation of knowledge management practices in organizations shows the obtainement of adhesion and commitment of employees as one of its mais challenges. Organizational paradigms have been changing with the evolution of the knowledge society, now providing a favorable environment for reducing departmentalizations, increasing integration and promoting interdisciplinary dialogue, which in turn expresses the value of knowledge. Driven by this vision, the research aimed at analysing how internal marketing may support the knowledge management practices in technology-based organizations, usually identified as knowledge intensive. The proper method of conducting this study was identified after running a systematic search and review of the literature, which located six publications when combining the internal marketing and knowledge management terms, signaling as such the need for exploratory research. The procedure method was the basic qualitative study, with definition of the general analytical strategy based on theoretical propositions, whose grouping highlighted eight foci of analysis, which are: 1) KM promotion internally; 2) Organizational Culture; 3) Strategic Alignment; 4) People Management; 5) Leadership; 6) processes and technologies; 7) Interdisciplinary; 8) Management, communication, action. At the same time, based on the literature on internal marketing, we identified how this activity can support knowledge management practices, correlating, briefly: 1) Using promotional campaigns to "sell" KM internally; 2) Change management and corporate identity; 3) Strategies implementation; 4) Viewing the employee as the main client, addressing him integration and incentives campaigns; 5) Training KM propagator leaders; 6) Communication dynamic; 7) Integration and communication grounded in synergy; 8) Integrated planning, communication for knowledge diffusion, encouraging action and interrelationships. We conclude that, although there is no context of knowledge management maturity in the organizations studied, there is a significant number of knowledge practices and tools employed that need to be made visibleand disclosed for better use and involvement by employees. The cases studied showed a significant set of internal marketing practices and tools that can provide support for KM. It was found, however, that marketing approaches need to be better used in the internal market, strategically and in a structured way. It is recommended as future work to detail each topic researched, particularly those related to KM leadership, and innovation fostered by knowledge creation culture in technology-based organizations.Lapolli, Édis MafraDandolini, Gertrudes AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaKrause, Micheline Guerreiro2015-04-29T20:59:41Z2015-04-29T20:59:41Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis185 p.| il.application/pdf333078https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132392porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:59:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132392Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:59:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica |
title |
Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica |
spellingShingle |
Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica Krause, Micheline Guerreiro Engenharia e gestão do conhecimento Marketing Comunicação nas organizações |
title_short |
Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica |
title_full |
Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica |
title_fullStr |
Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica |
title_full_unstemmed |
Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica |
title_sort |
Marketing interno em apoio às práticas de gestão do conhecimento em organizações de base tecnológica |
author |
Krause, Micheline Guerreiro |
author_facet |
Krause, Micheline Guerreiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lapolli, Édis Mafra Dandolini, Gertrudes Aparecida Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krause, Micheline Guerreiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia e gestão do conhecimento Marketing Comunicação nas organizações |
topic |
Engenharia e gestão do conhecimento Marketing Comunicação nas organizações |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-04-29T20:59:41Z 2015-04-29T20:59:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
333078 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132392 |
identifier_str_mv |
333078 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
185 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651889435213824 |