Ofina de fotografia: possibilidades de encontro entre psicologia e juventude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Neiva de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Portela, Mariana Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116793
Resumo: Este projeto tem como principal justificativa a necessidade de aproximar-se da realidade local. Optou por trabalhar com jovens entre 12 e 16 anos em contextos educativos, ofertando atividade de educação complementar e utilizar a linguagem fotográfica (discurso imagético) como estratégia de construção de olhares sensíveis e críticos a respeito do cotidiano que os cerca. Possibilitar aos jovens participantes espaço de construção de olhares sensíveis e criativos sobre o cotidiano de que participam é o objetivo da proposta da oficina estética mediada pela fotografia. Falamos de estética enquanto dimensão sensível, enquanto modo específico de relação com a realidade, que permita reconhecer a polissemia da vida. O trabalho teve como metodologia a valorização da experiência do ser jovem, as trocas de experiências, o trabalho em grupo. A oficina mediada pela linguagem fotográfica é o principal recurso metodológico presente neste projeto. E seguiu as seguintes etapas: 1) Apresentação e discussão do tema e dos participantes; 2) Exibição de vídeo musical; 2) Análise de imagens fotográficas; 4) Experimentação com o papel cartão de modo a exercitar o olhar e o enquadramento diante de um foco; 5) Produção da imagem fotográfica com equipamento fotográfico. Consideramos que a oficina atingiu seu objetivo, uma vez que participaram quase a totalidade de alunos, houve envolvimento nas atividades propostas e considerando os relatos dos participantes sobre a importância da atividade em sua formação profissional e pessoal. Novos sentidos foram produzidos ao experimentarem a fotografia como modo de expressão, de significação, de memória. Contudo, o presente relato de experiência considerou que a Psicologia pode contribuir no contexto da educação, incluindo a linguagem imagética como possibilidade de reflexão sobre experiências cotidianas.
id UFSC_9c7c39688165efc5e6fcbac428fce467
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/116793
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ofina de fotografia: possibilidades de encontro entre psicologia e juventudePsicologiaFotografiaEducaçãoEste projeto tem como principal justificativa a necessidade de aproximar-se da realidade local. Optou por trabalhar com jovens entre 12 e 16 anos em contextos educativos, ofertando atividade de educação complementar e utilizar a linguagem fotográfica (discurso imagético) como estratégia de construção de olhares sensíveis e críticos a respeito do cotidiano que os cerca. Possibilitar aos jovens participantes espaço de construção de olhares sensíveis e criativos sobre o cotidiano de que participam é o objetivo da proposta da oficina estética mediada pela fotografia. Falamos de estética enquanto dimensão sensível, enquanto modo específico de relação com a realidade, que permita reconhecer a polissemia da vida. O trabalho teve como metodologia a valorização da experiência do ser jovem, as trocas de experiências, o trabalho em grupo. A oficina mediada pela linguagem fotográfica é o principal recurso metodológico presente neste projeto. E seguiu as seguintes etapas: 1) Apresentação e discussão do tema e dos participantes; 2) Exibição de vídeo musical; 2) Análise de imagens fotográficas; 4) Experimentação com o papel cartão de modo a exercitar o olhar e o enquadramento diante de um foco; 5) Produção da imagem fotográfica com equipamento fotográfico. Consideramos que a oficina atingiu seu objetivo, uma vez que participaram quase a totalidade de alunos, houve envolvimento nas atividades propostas e considerando os relatos dos participantes sobre a importância da atividade em sua formação profissional e pessoal. Novos sentidos foram produzidos ao experimentarem a fotografia como modo de expressão, de significação, de memória. Contudo, o presente relato de experiência considerou que a Psicologia pode contribuir no contexto da educação, incluindo a linguagem imagética como possibilidade de reflexão sobre experiências cotidianas.2014-05-19T21:46:29Z2014-05-19T21:46:29Z2014-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116793Assis, Neiva dePortela, Mariana Ramosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-01T16:02:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/116793Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-06-01T16:02:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ofina de fotografia: possibilidades de encontro entre psicologia e juventude
title Ofina de fotografia: possibilidades de encontro entre psicologia e juventude
spellingShingle Ofina de fotografia: possibilidades de encontro entre psicologia e juventude
Assis, Neiva de
Psicologia
Fotografia
Educação
title_short Ofina de fotografia: possibilidades de encontro entre psicologia e juventude
title_full Ofina de fotografia: possibilidades de encontro entre psicologia e juventude
title_fullStr Ofina de fotografia: possibilidades de encontro entre psicologia e juventude
title_full_unstemmed Ofina de fotografia: possibilidades de encontro entre psicologia e juventude
title_sort Ofina de fotografia: possibilidades de encontro entre psicologia e juventude
author Assis, Neiva de
author_facet Assis, Neiva de
Portela, Mariana Ramos
author_role author
author2 Portela, Mariana Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Neiva de
Portela, Mariana Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Fotografia
Educação
topic Psicologia
Fotografia
Educação
description Este projeto tem como principal justificativa a necessidade de aproximar-se da realidade local. Optou por trabalhar com jovens entre 12 e 16 anos em contextos educativos, ofertando atividade de educação complementar e utilizar a linguagem fotográfica (discurso imagético) como estratégia de construção de olhares sensíveis e críticos a respeito do cotidiano que os cerca. Possibilitar aos jovens participantes espaço de construção de olhares sensíveis e criativos sobre o cotidiano de que participam é o objetivo da proposta da oficina estética mediada pela fotografia. Falamos de estética enquanto dimensão sensível, enquanto modo específico de relação com a realidade, que permita reconhecer a polissemia da vida. O trabalho teve como metodologia a valorização da experiência do ser jovem, as trocas de experiências, o trabalho em grupo. A oficina mediada pela linguagem fotográfica é o principal recurso metodológico presente neste projeto. E seguiu as seguintes etapas: 1) Apresentação e discussão do tema e dos participantes; 2) Exibição de vídeo musical; 2) Análise de imagens fotográficas; 4) Experimentação com o papel cartão de modo a exercitar o olhar e o enquadramento diante de um foco; 5) Produção da imagem fotográfica com equipamento fotográfico. Consideramos que a oficina atingiu seu objetivo, uma vez que participaram quase a totalidade de alunos, houve envolvimento nas atividades propostas e considerando os relatos dos participantes sobre a importância da atividade em sua formação profissional e pessoal. Novos sentidos foram produzidos ao experimentarem a fotografia como modo de expressão, de significação, de memória. Contudo, o presente relato de experiência considerou que a Psicologia pode contribuir no contexto da educação, incluindo a linguagem imagética como possibilidade de reflexão sobre experiências cotidianas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-19T21:46:29Z
2014-05-19T21:46:29Z
2014-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116793
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652383869206528