Ofina de fotografia: possibilidades de encontro entre psicologia e juventude
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116793 |
Resumo: | Este projeto tem como principal justificativa a necessidade de aproximar-se da realidade local. Optou por trabalhar com jovens entre 12 e 16 anos em contextos educativos, ofertando atividade de educação complementar e utilizar a linguagem fotográfica (discurso imagético) como estratégia de construção de olhares sensíveis e críticos a respeito do cotidiano que os cerca. Possibilitar aos jovens participantes espaço de construção de olhares sensíveis e criativos sobre o cotidiano de que participam é o objetivo da proposta da oficina estética mediada pela fotografia. Falamos de estética enquanto dimensão sensível, enquanto modo específico de relação com a realidade, que permita reconhecer a polissemia da vida. O trabalho teve como metodologia a valorização da experiência do ser jovem, as trocas de experiências, o trabalho em grupo. A oficina mediada pela linguagem fotográfica é o principal recurso metodológico presente neste projeto. E seguiu as seguintes etapas: 1) Apresentação e discussão do tema e dos participantes; 2) Exibição de vídeo musical; 2) Análise de imagens fotográficas; 4) Experimentação com o papel cartão de modo a exercitar o olhar e o enquadramento diante de um foco; 5) Produção da imagem fotográfica com equipamento fotográfico. Consideramos que a oficina atingiu seu objetivo, uma vez que participaram quase a totalidade de alunos, houve envolvimento nas atividades propostas e considerando os relatos dos participantes sobre a importância da atividade em sua formação profissional e pessoal. Novos sentidos foram produzidos ao experimentarem a fotografia como modo de expressão, de significação, de memória. Contudo, o presente relato de experiência considerou que a Psicologia pode contribuir no contexto da educação, incluindo a linguagem imagética como possibilidade de reflexão sobre experiências cotidianas. |
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