Avaliação estrutural e funcional e estimativa de vida útil de segmento da SC-390 com camada de base de solo melhorado com cimento - Primeiro ano de abertura ao tráfego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deucher, Fernanda Mattos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/164589
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
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Este fato, aliado ao aumento dos custos dos materiais de construção e à indisponibilidade de materiais naturais, incentiva a busca por alternativas que garantam um bom desempenho do pavimento e que ao mesmo tempo proporcionem vantagens econômicas e ambientais. Uma destas alternativas é o uso de solo estabilizado com cimento em bases e sub-bases de pavimentos, conferindo ao solo melhorias significativas quanto à plasticidade, granulometria e rigidez à flexão. Neste cenário, o presente trabalho tem como objetivo realizar a avaliação estrutural e funcional e estimar a vida útil de um segmento de rodovia de 700 metros, cuja base foi executada em solo melhorado com cimento. O solo utilizado foi retirado de uma jazida localizada próxima à obra. Este segmento faz parte de um trecho da rodovia SC-390, que interliga os municípios de Orleans e Pedras Grandes, e que foi aberto ao tráfego em julho de 2015. No ano de 2016, a fim de alcançar o objetivo proposto, foram realizados diversos levantamentos no segmento em estudo. A partir da avaliação funcional, verificou-se que ambas as faixas possuem ótima condição superficial e resultados satisfatórios quanto ao afundamento de trilha de roda, irregularidade longitudinal (IRI) e aderência pneu-pavimento. Da avaliação estrutural, conclui-se que o incremento de 3% de cimento ao solo de jazida gerou um aumento significativo no módulo de resiliência do material. A avaliação das deflexões e do raio de curvatura das bacias sugere a existência de pontos onde o teor de cimento da mistura pode ter atingido valores superiores a 3%, e de pontos com trincamento na camada de base. A estimativa de vida útil mostra que é necessário desenvolver um modelo de fadiga próprio para a mistura estudada. Por fim, recomenda-se continuar o monitoramento do segmento para avaliar o desempenho da estrutura, visto que esta possui apenas um ano de abertura ao tráfego.Roads are Brazil’s primary route for the transport of people and goods, however, most roads in the country are still unpaved. Paved roads have a positive impact on the quality of people’s life, since it allows the access to essential services, improves comfort and traffic safety and reduces transportation costs. This reality, combined with the rising cost of construction materials and the unavailability of natural resources, encourages the search for alternatives that are able to guarantee a good performance of the pavement structure and provide economic and environmental advantages. The use of cement stabilized soil on road bases and sub-bases is one of these alternatives, improving the soil’s properties such as plasticity, soil gradation and bending stiffness. In this scenario, this study aims to perform structural and functional analysis and estimate the lifespan of a road segment. Its base was constructed with cement-modified soil, which was removed from a field next to the construction site. This segment is part of the highway SC-390, which connects the cities of Orleans and Pedras Grandes and was opened to traffic in July 2015. In 2016, in order to achieve the proposed objective, several surveys were conducted in the segment under study. From the functional analysis, it was found that both traffic lanes have an excellent surface condition. Satisfactory results were found for the International Roughness Index (IRI), coefficient of friction and wheel-track rutting. From the structural analysis, it was found that the elasticity module of the soil had a significant increase with the addition of 3% cement content. The analysis of the surface deflection and radius of curvature suggests the existence of points where the cement content of the mixture may have reached values higher than 3%, and the occurrence of cracking in the base layer. The estimated lifespan shows the need to develop a specific fatigue model for the studied mixture. Finally, it is important to keep monitoring this segment, in order to assess the performance of the structure in the next years of traffic.Florianópolis, SCTrichês, GlicérioUniversidade Federal de Santa CatarinaDeucher, Fernanda Mattos2016-07-19T01:01:47Z2016-07-19T01:01:47Z2016-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis166 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/164589porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-19T01:01:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/164589Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-07-19T01:01:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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