O trabalho na sociedade contemporânea: os sentidos atribuídos pelas crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natividade, Michelle Regina da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90554
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
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spelling O trabalho na sociedade contemporânea: os sentidos atribuídos pelas criançasPsicologiaCriançasPercepçãoTrabalhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaO objetivo desta pesquisa foi investigar os sentidos que crianças atribuem ao trabalho, de modo a estabelecer relações com seu contexto de vida cotidiano e o mundo do trabalho contemporâneo. Realizei com sete crianças entrevista semi-estruturada aliada ao uso do desenho. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Ao definir o que é trabalho, as crianças se remeteram a profissões, atividades ou locais de trabalho, compreendendo que sua finalidade é, prioritariamente, a remuneração. Esta, assim como, um local definido, relações hierárquicas, apareceram como características do trabalho. Este foi valorado positivamente quando relacionado a uma boa remuneração, ao contato com amigos, e negativamente foi vinculado ao cansaço, má remuneração. As crianças também apresentaram a formulação de um projeto profissional. Os sentidos do trabalho estiveram vinculados à realidade cotidiana das crianças e ao discurso capitalista sobre o mundo do trabalho. Diante desses dados, proponho ambientes de discussão com as crianças, que favoreçam não só a reflexão e análise crítica, mas também a emancipação e a cidadania. Buscar a construção de valores que transcendam a ótica capitalista, e que o trabalho possa ser significado como relação de dupla transformação entre o homem e a natureza, como condição de humanização, pois, por meio do trabalho, o sujeito se constitui.Florianópolis, SCCoutinho, Maria ChalfinUniversidade Federal de Santa CatarinaNatividade, Michelle Regina da2012-10-23T12:19:50Z2012-10-23T12:19:50Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvii, 124 f.| il.application/pdf243910http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90554porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T15:17:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90554Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T15:17:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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