Diretrizes para o design de mídias em realidade aumentada: situar a aprendizagem colaborativa online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Marta Cristina Goulart
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99269
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
id UFSC_9d1314d07bdf8a0d56880a83c5fb4112
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99269
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBraga, Marta Cristina GoulartUlbricht, Vania RibasVanzin, Tarcisio2013-03-04T18:25:35Z2013-03-04T18:25:35Z20122012304182http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99269Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoA Realidade Aumentada possibilita a visualização do mundo real sobreposto por entidades digitais. O seu uso vem ocorrendo em diversas áreas, por exemplo: no treinamento técnico e profissional; na aprendizagem; Arquitetura; Engenharia e Medicina. Esta tecnologia estabelece uma nova maneira do homem interagir com os computadores, tanto fisicamente quanto cognitivamente. Ela modifica a práxis de execução de tarefas, por apresentar características diferenciadas das interfaces gráficas convencionais (Graphical User Interface). Estas características determinam uma forma mais direta e natural de manipulação dos dispositivos de interação (Tangible User Interface). São dispositivos táteis (ou de contato físico), que necessitam de estudos, para que se compreendam suas implicações na Interação Humano Computador. Deste ponto de vista, este trabalho tem por objetivo desenvolver diretrizes para o design de interação da Realidade Aumentada, considerando as características da aprendizagem colaborativa online. Parte-se do pressuposto que à Cognição Situada pode contribuir com o desenvolvimento de diretrizes de design de interface em Realidade Aumentada. Desta forma, o objetivo deste trabalho é "desenvolver diretrizes para o design de interação da Realidade Aumentada, considerando a aprendizagem colaborativa online". A pesquisa de literatura e a pesquisa de campo, com análise qualitativa, de um estudo de caso abordado pela etnografia, campo de estudo que se origina da Antropologia e é compatível com a Cognição Situada, foram os métodos para se atingir o objetivo. Como resultado se desenvolveu as diretrizes, compostas pelas recomendações de usabilidade já existentes e pelos resultados da pesquisa de campo. Espera-se, também, contribuir para melhorar os processos do Design Instrucional, pois as teorias de aprendizagem, a didática e os métodos de aprendizagem foram considerados durante todo o percurso da pesquisa.241 p.| il., grafs., tabs.porFlorianópolisEngenharia e gestão do conhecimentoAmbiente virtualAprendizagemRealidade virtualCogniçãoDiretrizes para o design de mídias em realidade aumentada: situar a aprendizagem colaborativa onlineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL304182.pdfapplication/pdf4284007https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99269/1/304182.pdf0aa3979a061c6a19871a9e7edd8fb75dMD51TEXT304182.pdf.txt304182.pdf.txtExtracted Texttext/plain393324https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99269/2/304182.pdf.txt8506bb67d941798f246fd25d501b8594MD52THUMBNAIL304182.pdf.jpg304182.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99269/3/304182.pdf.jpge3d71400f7292875116881e464739bb6MD53123456789/992692013-05-05 20:41:20.364oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99269Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T23:41:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diretrizes para o design de mídias em realidade aumentada: situar a aprendizagem colaborativa online
title Diretrizes para o design de mídias em realidade aumentada: situar a aprendizagem colaborativa online
spellingShingle Diretrizes para o design de mídias em realidade aumentada: situar a aprendizagem colaborativa online
Braga, Marta Cristina Goulart
Engenharia e gestão do conhecimento
Ambiente virtual
Aprendizagem
Realidade virtual
Cognição
title_short Diretrizes para o design de mídias em realidade aumentada: situar a aprendizagem colaborativa online
title_full Diretrizes para o design de mídias em realidade aumentada: situar a aprendizagem colaborativa online
title_fullStr Diretrizes para o design de mídias em realidade aumentada: situar a aprendizagem colaborativa online
title_full_unstemmed Diretrizes para o design de mídias em realidade aumentada: situar a aprendizagem colaborativa online
title_sort Diretrizes para o design de mídias em realidade aumentada: situar a aprendizagem colaborativa online
author Braga, Marta Cristina Goulart
author_facet Braga, Marta Cristina Goulart
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Marta Cristina Goulart
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ulbricht, Vania Ribas
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Vanzin, Tarcisio
contributor_str_mv Ulbricht, Vania Ribas
Vanzin, Tarcisio
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Ambiente virtual
Aprendizagem
Realidade virtual
Cognição
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Ambiente virtual
Aprendizagem
Realidade virtual
Cognição
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
publishDate 2012
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-04T18:25:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-03-04T18:25:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99269
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 304182
identifier_str_mv 304182
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 241 p.| il., grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99269/1/304182.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99269/2/304182.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99269/3/304182.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0aa3979a061c6a19871a9e7edd8fb75d
8506bb67d941798f246fd25d501b8594
e3d71400f7292875116881e464739bb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805368322654208