Diretrizes para o design de mídias em realidade aumentada: situar a aprendizagem colaborativa online
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99269 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento |
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Universidade Federal de Santa CatarinaBraga, Marta Cristina GoulartUlbricht, Vania RibasVanzin, Tarcisio2013-03-04T18:25:35Z2013-03-04T18:25:35Z20122012304182http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99269Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoA Realidade Aumentada possibilita a visualização do mundo real sobreposto por entidades digitais. O seu uso vem ocorrendo em diversas áreas, por exemplo: no treinamento técnico e profissional; na aprendizagem; Arquitetura; Engenharia e Medicina. Esta tecnologia estabelece uma nova maneira do homem interagir com os computadores, tanto fisicamente quanto cognitivamente. Ela modifica a práxis de execução de tarefas, por apresentar características diferenciadas das interfaces gráficas convencionais (Graphical User Interface). Estas características determinam uma forma mais direta e natural de manipulação dos dispositivos de interação (Tangible User Interface). São dispositivos táteis (ou de contato físico), que necessitam de estudos, para que se compreendam suas implicações na Interação Humano Computador. Deste ponto de vista, este trabalho tem por objetivo desenvolver diretrizes para o design de interação da Realidade Aumentada, considerando as características da aprendizagem colaborativa online. Parte-se do pressuposto que à Cognição Situada pode contribuir com o desenvolvimento de diretrizes de design de interface em Realidade Aumentada. Desta forma, o objetivo deste trabalho é "desenvolver diretrizes para o design de interação da Realidade Aumentada, considerando a aprendizagem colaborativa online". A pesquisa de literatura e a pesquisa de campo, com análise qualitativa, de um estudo de caso abordado pela etnografia, campo de estudo que se origina da Antropologia e é compatível com a Cognição Situada, foram os métodos para se atingir o objetivo. Como resultado se desenvolveu as diretrizes, compostas pelas recomendações de usabilidade já existentes e pelos resultados da pesquisa de campo. Espera-se, também, contribuir para melhorar os processos do Design Instrucional, pois as teorias de aprendizagem, a didática e os métodos de aprendizagem foram considerados durante todo o percurso da pesquisa.241 p.| il., grafs., tabs.porFlorianópolisEngenharia e gestão do conhecimentoAmbiente virtualAprendizagemRealidade virtualCogniçãoDiretrizes para o design de mídias em realidade aumentada: situar a aprendizagem colaborativa onlineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL304182.pdfapplication/pdf4284007https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99269/1/304182.pdf0aa3979a061c6a19871a9e7edd8fb75dMD51TEXT304182.pdf.txt304182.pdf.txtExtracted Texttext/plain393324https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99269/2/304182.pdf.txt8506bb67d941798f246fd25d501b8594MD52THUMBNAIL304182.pdf.jpg304182.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99269/3/304182.pdf.jpge3d71400f7292875116881e464739bb6MD53123456789/992692013-05-05 20:41:20.364oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99269Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T23:41:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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