Revista Sul entre centro e periria
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217013 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
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Revista Sul entre centro e peririaFlorianópolisModernismo.Grupo Sul.Centro e periferia.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.No trabalho discutimos a inserção da Revista Sul, periódico modernista florianopolitano (1948-1947), na intelectualidade nacional, pela chave de tensão entre centro e periferia. Neste sentido, mais do que uma sociologia dos intelectuais, tomamos Sul como objeto material, fazendo uma sociologia dos objetos simbólicos. No primeiro capítulo, é discutida a aproximação ao Rio de Janeiro, especialmente em relação a dois intelectuais consolidados, Marques Rebelo e Jorge Lacerda, assim como uma comparação com a congênere Revista Branca. No processo, percebemos que Sul cria estratégias de legitimação que não passam pela duplicação do critério estilístico do centro, o que aponta para uma legitimação pelo contato epistolar com outras cidades periféricas do Brasil, análise do segundo, terceiro e quarto capítulos. Neles, discutimos o que chamamos de geração dos novos, uma articulação intelectual entre periferias, marcado pela consolidação de impressos próprios, mas também pela circulação destes novos impressos entre cidades periféricas que encontravam a modernização em ritmo crescente. No último capítulo, discutimos a autoria periférica de Sul por meio dos livros publicados pelo periódico, finalizando a discussão com uma análise do roteiro do filme O Preço da Ilusão, peça coletiva composta por Sul. Ali, observamos uma dialética entre o regionalismo de 1930 e a literatura urbana de Marques Rebelo que se sintetiza em uma alegoria da história da literatura brasileira, chegando por meio de opções periféricas a um universal semelhante ao do modernismo de 1945, mas por caminho diverso. Na conclusão do trabalho, refletimos sobre como a experiência modernista de Sul condiciona a narrativa posterior de Salim Miguel.Florianópolis, SCBergamo, AlexandreUniversidade Federal de Santa CatarinaKremer, Natan Schmitz2020-10-29T13:15:38Z2020-10-29T13:15:38Z2020-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis195application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217013info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-10-29T13:15:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/217013Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-29T13:15:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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