A DIMENSÃO INTERVENTIVA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS FUNDAMENTOS PROFISSIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grah, Bruno
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Brunno Silva Dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180625
Resumo: Resumo A preocupação central do artigo é a dimensão interventiva da profissão de assistente social e a apropriação de diferentes saberes pelos profissionais. Argumenta-se que os profissionais tendem a recorrer em seus campos sócio-ocupacionais a diferentes saberes científicos, ao senso comum profissional ou à experiências de vida no intento de qualificarem suas intervenções. Argumenta-se que hodiernamente no âmbito da formação e da produção de conhecimento em Serviço Social os aspectos macrossociais colocados no âmbito da economia política são valorizados em detrimento das dimensões microssociais dos objetos da intervenção e do exercício profissional do assistente social, tendo a profissão uma carência de conhecimentos que dêem conta da complexidade da intervenção e do tempo miúdo da profissão. Para além de representarem dificuldades dos profissionais na assimilação das perspectivas teóricas, a situação explicitada diz respeito a um elemento constitutivo (e não abarcado) do processo de formação do assistente social.
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