A DIMENSÃO INTERVENTIVA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS FUNDAMENTOS PROFISSIONAIS
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
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Resumo: | Resumo A preocupação central do artigo é a dimensão interventiva da profissão de assistente social e a apropriação de diferentes saberes pelos profissionais. Argumenta-se que os profissionais tendem a recorrer em seus campos sócio-ocupacionais a diferentes saberes científicos, ao senso comum profissional ou à experiências de vida no intento de qualificarem suas intervenções. Argumenta-se que hodiernamente no âmbito da formação e da produção de conhecimento em Serviço Social os aspectos macrossociais colocados no âmbito da economia política são valorizados em detrimento das dimensões microssociais dos objetos da intervenção e do exercício profissional do assistente social, tendo a profissão uma carência de conhecimentos que dêem conta da complexidade da intervenção e do tempo miúdo da profissão. Para além de representarem dificuldades dos profissionais na assimilação das perspectivas teóricas, a situação explicitada diz respeito a um elemento constitutivo (e não abarcado) do processo de formação do assistente social. |
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A DIMENSÃO INTERVENTIVA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS FUNDAMENTOS PROFISSIONAISFormação profissional do assistente socialExercício profissionalDimensão interventivaFundamentos profissionaisResumo A preocupação central do artigo é a dimensão interventiva da profissão de assistente social e a apropriação de diferentes saberes pelos profissionais. Argumenta-se que os profissionais tendem a recorrer em seus campos sócio-ocupacionais a diferentes saberes científicos, ao senso comum profissional ou à experiências de vida no intento de qualificarem suas intervenções. Argumenta-se que hodiernamente no âmbito da formação e da produção de conhecimento em Serviço Social os aspectos macrossociais colocados no âmbito da economia política são valorizados em detrimento das dimensões microssociais dos objetos da intervenção e do exercício profissional do assistente social, tendo a profissão uma carência de conhecimentos que dêem conta da complexidade da intervenção e do tempo miúdo da profissão. Para além de representarem dificuldades dos profissionais na assimilação das perspectivas teóricas, a situação explicitada diz respeito a um elemento constitutivo (e não abarcado) do processo de formação do assistente social.2017-11-05T22:21:00Z2017-11-05T22:21:00Z2017-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-65044-13-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180625Grah, BrunoSantos, Brunno Silva Dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-05T22:21:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180625Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-05T22:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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