O Ramal São Francisco e a constituição dos núcleos urbanos: o desafio da preservação do patrimônio cultural ferroviário e a atuação dos principais agentes produtores do espaço urbano em Jaraguá do Sul/SC
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226899 |
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O Ramal São Francisco e a constituição dos núcleos urbanos: o desafio da preservação do patrimônio cultural ferroviário e a atuação dos principais agentes produtores do espaço urbano em Jaraguá do Sul/SCGeografiaPatrimônio culturalFerroviasEspaços públicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2021.Desde a Primeira Revolução Industrial, com a utilização da máquina a vapor, os avanços tecnológicos provocaram mudanças significativas na forma como as sociedades se estruturam. No início do século XX, com a disseminação do transporte ferroviário no Brasil, o país começa a crescer de forma rápida e, associada as mudanças das características das cidades europeias, ganha força de trabalho para poder ocupar áreas ainda devolutas. A partir da implantação do Ramal São Francisco na porção norte de Santa Catarina, a região começa a ter um crescimento rápido, processo alavancado pelas duas Guerras Mundiais. A conexão com grandes centros através da linha férrea possibilitava a chegada de imigrantes, e possibilitava ao escoamento de produtos da região. As condições levaram ao adensamento urbano, principalmente nas áreas próximas as estações, transformando a ferrovia e sua infraestrutura em um importante elemento da configuração urbana dos municípios. Entretanto, com a mudança nos investimentos do setor ferroviário para o setor rodoviário, o sucateamento das linhas ferroviárias e sua posterior privatização, seu patrimônio, tão importante para consolidação regional, encontra-se em risco. O Patrimônio Cultural Ferroviário, rugosidades produzidas pelo sistema ferroviário, é elemento recente dos estudos patrimoniais e torna-se ponto chave para as discussões no que diz respeito ao crescimento das cidades, propõe-se uma análise quanto a condição desse exemplares atualmente, sua importância para a fundação e o desenvolvimento de Jaraguá do Sul, bem como quais relações estabeleceu e ainda estabelece com os principais agentes produtores do espaço urbano na cidade. Este trabalho visa compreender e analisar a formação do Patrimônio Cultural Ferroviário ao longo do ramal São Francisco e estabelecer sua relação com a produção do espaço Urbano de Jaraguá do Sul a partir do método do materialismo histórico-dialético. Os resultados demonstram a importância da ferrovia para o desenvolvimento da área de estudo, bem como as singularidades presentes em cada um dos conjuntos edificados, destacando suas similaridades e diferenças. Ao tratar de Jaraguá do Sul, fica evidente os impactos da ferrovia em sua consolidação, bem como as mudanças ocasionadas pelo sucateamento gradativo da malha ferroviária e os impactos em todo o conjunto histórico da cidade.Abstract: Since the First Industrial Revolution, with the use of the steam engine, technological advances have had significant changes in the way societies are structured. At the beginning of the twentieth century, with the spread of rail transport in Brazil, the country began to grow rapidly, and associated with the changes in the characteristics of European cities, it gained a workforce to occupy areas vacant in the country. From the implementation of the São Francisco Branch in the northern portion of Santa Catarina, the region begins to experience rapid growth, a process leveraged by the two World Wars. The connection with large centers through the railroad made it possible for immigrants to arrive, and also made possible to transport products from the region. The conditions led to urban density, mainly in the surrounding areas of the train stations, transforming the railway and its infrastructure into an important element of the urban configuration of the municipalities. However, with the change in investments from the railway sector to the road sector, the scrapping of the railway lines and their subsequent privatization, its assets, so important for consolidating the region, are at risk. The Railway Cultural Heritage, roughnesses produced by the railway system, is a recent element of heritage studies and becomes a key point for success in the growth of cities, an analysis is proposed regarding the condition of these specimens today, and their importance for the foundation and the development of Jaraguá do Sul, as well as which relations and subject matter with the main agents of urban space in the city. This work aims to understand and analyze the formation of the Railway Cultural Heritage along the São Francisco branch and establish its relationship with the production of the Urban space of Jaraguá do Sul based on the method of historicaldialectical materialism. The results demonstrate the importance of the railway for the development of the study area, as well as the singularities present in each of the built groups, highlighting their similarities and differences. When dealing with Jaraguá do Sul, the impacts of the railway in its consolidation are evident, as well as the changes caused by the gradual scrapping of the railway network and the impacts on the entire historical complex of the city.Silveira, Márcio RogérioUniversidade Federal de Santa CatarinaNora, Lucas Rodrigo2021-08-23T14:04:40Z2021-08-23T14:04:40Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis210 p.| il.application/pdf372801https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226899porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:04:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226899Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:04:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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