Identificação dos acidentes no modal ferroviário de cargas num ramal de Santa Catarina: uma abordagem logística
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84962 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Identificação dos acidentes no modal ferroviário de cargas num ramal de Santa Catarina: uma abordagem logísticaEngenharia de produçãoCompetitividadeLogisticaTransporte ferroviarioFerroviasAcidentesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O Brasil é um dos países onde não houve planejamento de longo prazo fazendo a integração dos diversos modais. Equipamentos, material rodante, bitola estreita, pouca capacidade dos terminais, além de muitos outros aspectos, deixou este modal no esquecimento e pouco competitivo. O processo de privatização procurou mudar um pouco o panorama até então apresentado, trazendo tecnologia, observando as oportunidades, enfim... Dando um diferencial e uma opção a mais para o mercado. Com isso, observa-se que é preciso "atender" melhor, estar atento as expectativas dos clientes, assumir compromissos e ousar. O modal ferroviário teve que se adequar, de um "quase" monopólio, ao processo privatização, para tornar-se mais atrativo. Neste intento, verifica-se que o aumento da velocidade média, redução dos tempos de viagem, algumas Concessionárias Ferroviárias reduzindo proporcionalmente o número de acidentes e até mesmo o cumprimento das metas estabelecidas pelo Governo Federal para a Concessão da Malha Ferroviária contribuíram para o aumento da participação das ferrovias na matriz de transporte brasileira. Esta dissertação apresenta a questão entre Competitividade, Logística e Transporte Ferroviário, analisa os acidentes ferroviários na região sul do Brasil, mais especificamente na região da cidade de Joinville-SC. Identificam quantas e onde estão localizadas as PNs (Passagens de Nível) em trechos mais críticos da região. Estabelece um ranking de causas principais para os acidentes e aspectos dos elementos de sinalização. Apresenta também, pesquisa que demonstra as expectativas dos usuários do modal, suas crítica e suas considerações. Nisso, percebe-se claramente um "choque" entre o processo de gestão da administração do modal na passagem da estrutura estatal para privada e as necessidades dos usuários, num processo de ajuste lento, com o objetivo maior da excelência no atendimento.Florianópolis, SCTaboada Rodriguez, Carlos ManuelUniversidade Federal de Santa CatarinaPires, Douglas Soares2012-10-20T14:06:24Z2012-10-20T14:06:24Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis132 f.| il., tabs., grafs.application/pdf226109http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84962porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T23:43:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84962Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T23:43:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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