"(Não) vamos fazer uma parceria?": educação linguística e interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Priscila de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247318
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2022.
id UFSC_9eeb9fcfeae71ff04049be552bcb4ac4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/247318
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling "(Não) vamos fazer uma parceria?": educação linguística e interdisciplinaridadeLinguísticaAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2022.O presente estudo focaliza a relação dialética entre formação omnilateral, interdisciplinaridade e Educação Linguística. A pesquisa, que tem como fundamentação teórica o materialismo histórico-dialético, é movida pelo objetivo geral de problematizar as possibilidades e constrições para o trabalho com a Educação Linguística em uma perspectiva interdisciplinar orientada para a humanização e preocupada com a dimensão conceitual que acompanha também a aprendizagem da língua materna/portuguesa. Para isso, conta com três objetivos específicos: 1) Reconhecer limites próprios à organização escolar para processos que se queiram interdisciplinares; 2) Discutir eventuais possibilidades de diálogo entre a Educação Linguística e os demais componentes em uma perspectiva de trabalho interdisciplinar; 3) Analisar em que medida o trabalho com a especificidade da língua em diálogo com as outras disciplinas numa configuração de trabalho como a posta é garantido. Tais objetivos norteiam a busca de resposta para a seguinte questão de pesquisa: Quais são as possibilidades e constrições para o trabalho com a Educação Linguística em uma perspectiva interdisciplinar orientada para a humanização e preocupada com a dimensão conceitual que acompanha também a aprendizagem da língua materna/portuguesa? As compreensões provenientes desta pesquisa, organizada, do ponto de vista metodológico, na forma de pesquisa-participante, repercutiram na análise de documentos à luz das relações entre Ideal de formação humana e interdisciplinaridade; Currículo e interdisciplinaridade e Perspectiva de Educação Linguística e Interdisciplinaridade.Abstract: This study focuses on the dialectical relationship between omnilateral education, interdisciplinarity and Linguistic Education. The research, whose theoretical foundation is historical-dialectical materialism, is driven by the general objective of problematizing the possibilities and constrictions for working with Linguistic Education in an interdisciplinary perspective oriented towards humanization and concerned with the conceptual dimension that also accompanies the learning of the mother tongue/Portuguese.For this, it has three specific objectives: 1) To recognize specific limits to the school organization for processes that are interdisciplinary; 2) Discuss possible possibilities of dialogue between Linguistic Education and other components in an interdisciplinary work perspective; 3) To analyze to what extent the work with the specificity of the language in dialogue with the other disciplines in a work configuration such as the post is guaranteed. These objectives guide the search for an answer to the following research question: What are the possibilities and constrictions for working with Linguistic Education in an interdisciplinary perspective oriented towards humanization and concerned with the conceptual dimension that also accompanies the learning of the mother tongue/Portuguese? The understandings derived from this research, organized, from the methodological point of view, in the form of participant research, had repercussions on the analysis of documents in the light of the relations between Ideal of human formation and interdisciplinarity; Curriculum and interdisciplinarity and Perspective of Linguistic Education and Interdisciplinarity.Pedralli, RosângelaUniversidade Federal de Santa CatarinaSousa, Priscila de2023-06-28T18:24:35Z2023-06-28T18:24:35Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis248 p.| il., gráfs.application/pdf380726https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247318porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:24:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247318Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:24:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv "(Não) vamos fazer uma parceria?": educação linguística e interdisciplinaridade
title "(Não) vamos fazer uma parceria?": educação linguística e interdisciplinaridade
spellingShingle "(Não) vamos fazer uma parceria?": educação linguística e interdisciplinaridade
Sousa, Priscila de
Linguística
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
title_short "(Não) vamos fazer uma parceria?": educação linguística e interdisciplinaridade
title_full "(Não) vamos fazer uma parceria?": educação linguística e interdisciplinaridade
title_fullStr "(Não) vamos fazer uma parceria?": educação linguística e interdisciplinaridade
title_full_unstemmed "(Não) vamos fazer uma parceria?": educação linguística e interdisciplinaridade
title_sort "(Não) vamos fazer uma parceria?": educação linguística e interdisciplinaridade
author Sousa, Priscila de
author_facet Sousa, Priscila de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedralli, Rosângela
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Priscila de
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
topic Linguística
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-28T18:24:35Z
2023-06-28T18:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 380726
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247318
identifier_str_mv 380726
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 248 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652052380778496