Educação linguística na formação humana de sujeitos de classes populares: apropriação conceitual e perspectiva interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thessing, Aline Francieli
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214489
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.
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spelling Educação linguística na formação humana de sujeitos de classes populares: apropriação conceitual e perspectiva interdisciplinarLinguísticaAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoEducação popularDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.A pesquisa está pautada na concepção dialética do materialismo histórico, com filiação à Escola de Vigotski (2013 [1982]) e consiste em uma pesquisa-participante, tendo por objetivo problematizar o trabalho com a Educação Linguística em uma perspectiva que se quer interdisciplinar e em um contexto de educação popular, assumindo tal trabalho em aproximação à formação integral dos sujeitos, para o qual a dimensão conceitual que acompanha a aprendizagem da língua deve ser mantida. Norteados por ele, procuramos (i) identificar como/se a Educação Linguística estabelece diálogo com os outros componentes na ação formativa levada a efeito; (ii) apresentar e discutir de que forma a Educação Linguística é evocada na relação com as outras disciplinas nessa ação formativa; (iii) analisar em que medida o trabalho com a especificidade da língua em diálogo com as outras disciplinas numa configuração de trabalho como a posta é garantida. Tais objetivos dialogam com a questão geral de pesquisa: Há lugar para a Educação Linguística, orientada à formação integral dos sujeitos, em uma perspectiva que se quer interdisciplinar e em um contexto de educação popular? A presente questão desdobra-se em três questões-suporte: (i) Se/Como a Educação Linguística estabelece diálogo com os outros componentes curriculares em uma perspectiva interdisciplinar tal qual posta no campo em estudo? (ii) De que forma a Educação Linguística é evocada na relação com as outras disciplinas? (iii) É possível garantir o trabalho com a especificidade da língua em diálogo com as outras disciplinas numa configuração de trabalho como a posta? Movidos pela busca de resposta à questão geral de pesquisa, a dissertação está dividida em três capítulos, sendo o primeiro deles ocupado com a fundamentação teórico-epistemológica e as implicações teórico-metodológicas (SUCHODOLSKI, 2002 [1978]; LÖWY, 2013 [1987]; SAVIANI, 2012 [1983]; VIGOTSKI, 2012 [1983]; 2013 [1982]; MARTINS, 2015; TONET, 2011; HELLER, 2016 [1970]; DUARTE; MARTINS, 2013; DUARTE, 2016; BRITTO, 2012). No segundo capítulo, explicitamos a descrição dos procedimentos metodológicos, incluindo a caracterização do estudo e a caracterização do campo, que se assume efetivamente como um projeto de educação popular e que possui compromisso com a formação de sujeitos da classe trabalhadora. No terceiro e último capítulo, apresentamos o percurso analítico, que compreende a dialética marxista, assumindo o trabalho com a Educação Linguística em uma perspectiva que se quer interdisciplinar em um contexto de educação popular, em favor de uma formação humana integral. A elaboração teórica produzida nesta pesquisa é relevante para a Educação, pela discussão de concepções fundamentais ao trabalho do professor, e para a Educação Linguística, na medida em que subsidiam a reflexão e os potenciais avanços no processo de formação humana devido aos encontros de planejamento docente coletivo e da tentativa de apropriação conceitual que se deu em encontros de formação continuada.<br>Abstract : The research is based on the dialectics conceptualization of the historical materialism, affiliated to Vygotsky?s Legacy (2013 [1982]), and it is participant-based research. This work aims at problematizing the work of language education, under an attempt of interdisciplinary perspective in a context of popular education, by unifying it towards the comprehensive human development, in which the conceptual dimension of language learning should be sustained. The objectives of this research are (i) identify how/if language education dialogues with other components in the formative assessment in action; (ii) present and discuss how language education is brought up in relation to other subjects in the formative assessment; (iii) analyze to what extent the work with the specificity of the language with other subjects under this configuration is maintained. Such objectives communicate with the main research question: is there a place for language education focused on comprehensive human development, under an attempt to an interdisciplinary perspective, and a context of popular education? The main question evolves in three other questions: (i) if/how does language education dialogue with other components from the curriculum under an interdisciplinary perspective, such as presented in this study? (ii) in which way is language education brought up in relation to other subjects? (iii) is it possible to guarantee the work with the specificities of the language by communicating with other subjects under the present configuration of work? Aiming at answering the main research question, this dissertation has three chapters. The first one presents the theoretical and epistemological foundation, and the theoretical and methodological implications (SUCHODOLSKI, 2002 [1978]; LÖWY, 2013 [1987]; SAVIANI, 2012 [1983]; VIGOTSKI, 2012 [1983]; 2013 [1982]; MARTINS, 2015; TONET, 2011; HELLER, 2016 [1970]; DUARTE; MARTINS, 2013; DUARTE, 2016; BRITTO, 2012). The second chapter introduces the method and procedures of this work, including the type of the study and field of research, which is a project of popular education, in which has a commitment to the formation of the working class. The third chapter presents the analytical process, under the Marxist dialectic, along with the work with language education in an attempt of interdisciplinary education of popular education, in favor of comprehensive human development. The theoretical material of this research is relevant to education, as the discussion of fundamental conceptions for the work of a teacher, and language education, to the extent of promoting reflection and promising growth in the process of human development due to encounters of unified teacher planning, and the attempt of conceptual appropriation that resulted from continuous training meetings.Pedralli, RosângelaUniversidade Federal de Santa CatarinaThessing, Aline Francieli2020-10-21T21:06:03Z2020-10-21T21:06:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis312 p.| il.application/pdf364441https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214489porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:06:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214489Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:06:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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