ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Emanuelly Comoretto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Motke, Francies Diego, Zamberlan, João Fernando, Frizzo, Kamila, Ávila, Lucas Veiga, Silva, Ygor Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114896
Resumo: A gestão ambiental tornou-se um tema emergente que vem ganhando espaço crescente no meio acadêmico e empresarial, a qual as organizações devem não estarem somente preocupadas em atender normas e leis, mas, também, estão procurando atender melhor seus clientes que se tornam cada vez mais exigentes, envolvendo diferentes camadas e setores da sociedade, em especial o setor da educação, como as Instituições de Ensino Superior (IES) que são formadoras de profissionais e possuem representatividade na sociedade. Portanto, o presente estudo objetiva identificar as práticas de gestão ambiental adotadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) presenciais na cidade de Santa Maria/RS. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e adotou como método o estudo de multi casos. Os principais resultados revelaram que as práticas de gestão ambiental adotadas pelas instituições analisadas são incipientes e caracterizam-se como isoladas por serem implementadas apenas em alguns setores da Instituição. Os resultados expressam, falta de consciência e planejamento dos gestores, carência de um setor específico de gestão ambiental, falta de relatórios, espaços verdes para conscientização dos discentes, docentes e colaboradores. Uma vez que as instituições participantes não possuem nenhum padrão de certificação ambiental.
id UFSC_9eee4874c0fe6e3e91395112f5f764d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114896
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORA gestão ambiental tornou-se um tema emergente que vem ganhando espaço crescente no meio acadêmico e empresarial, a qual as organizações devem não estarem somente preocupadas em atender normas e leis, mas, também, estão procurando atender melhor seus clientes que se tornam cada vez mais exigentes, envolvendo diferentes camadas e setores da sociedade, em especial o setor da educação, como as Instituições de Ensino Superior (IES) que são formadoras de profissionais e possuem representatividade na sociedade. Portanto, o presente estudo objetiva identificar as práticas de gestão ambiental adotadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) presenciais na cidade de Santa Maria/RS. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e adotou como método o estudo de multi casos. Os principais resultados revelaram que as práticas de gestão ambiental adotadas pelas instituições analisadas são incipientes e caracterizam-se como isoladas por serem implementadas apenas em alguns setores da Instituição. Os resultados expressam, falta de consciência e planejamento dos gestores, carência de um setor específico de gestão ambiental, falta de relatórios, espaços verdes para conscientização dos discentes, docentes e colaboradores. Uma vez que as instituições participantes não possuem nenhum padrão de certificação ambiental.2013-12-18T18:45:42Z2013-12-18T18:45:42Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114896Machado, Emanuelly ComorettoMotke, Francies DiegoZamberlan, João FernandoFrizzo, KamilaÁvila, Lucas VeigaSilva, Ygor Cezarporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:20:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114896Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:20:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Machado, Emanuelly Comoretto
title_short ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_sort ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
author Machado, Emanuelly Comoretto
author_facet Machado, Emanuelly Comoretto
Motke, Francies Diego
Zamberlan, João Fernando
Frizzo, Kamila
Ávila, Lucas Veiga
Silva, Ygor Cezar
author_role author
author2 Motke, Francies Diego
Zamberlan, João Fernando
Frizzo, Kamila
Ávila, Lucas Veiga
Silva, Ygor Cezar
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Emanuelly Comoretto
Motke, Francies Diego
Zamberlan, João Fernando
Frizzo, Kamila
Ávila, Lucas Veiga
Silva, Ygor Cezar
description A gestão ambiental tornou-se um tema emergente que vem ganhando espaço crescente no meio acadêmico e empresarial, a qual as organizações devem não estarem somente preocupadas em atender normas e leis, mas, também, estão procurando atender melhor seus clientes que se tornam cada vez mais exigentes, envolvendo diferentes camadas e setores da sociedade, em especial o setor da educação, como as Instituições de Ensino Superior (IES) que são formadoras de profissionais e possuem representatividade na sociedade. Portanto, o presente estudo objetiva identificar as práticas de gestão ambiental adotadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) presenciais na cidade de Santa Maria/RS. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e adotou como método o estudo de multi casos. Os principais resultados revelaram que as práticas de gestão ambiental adotadas pelas instituições analisadas são incipientes e caracterizam-se como isoladas por serem implementadas apenas em alguns setores da Instituição. Os resultados expressam, falta de consciência e planejamento dos gestores, carência de um setor específico de gestão ambiental, falta de relatórios, espaços verdes para conscientização dos discentes, docentes e colaboradores. Uma vez que as instituições participantes não possuem nenhum padrão de certificação ambiental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18T18:45:42Z
2013-12-18T18:45:42Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114896
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823041416409907200