Lançar-se ao mar da humanização ancorado numa perspectiva bakhtiniana: um caminho pedagógico transformado em narrativa de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229791 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2021. |
id |
UFSC_9f05e79d6c6d1cd4a8ba06dd869fa88b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229791 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Lançar-se ao mar da humanização ancorado numa perspectiva bakhtiniana: um caminho pedagógico transformado em narrativa de experiênciaLiteraturaEducaçãoPrática de ensinoProfessoresLetramentoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2021.Esta dissertação é resultado de um estudo sustentado pelas memórias do professor-pesquisador a partir do projeto pedagógico: São Pedro de Alcântara ? Nossa Terra, Nosso Orgulho, cuja realização aconteceu no ano letivo de 2019, através de uma elaboração didática desenvolvida com estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal da mesma cidade que nomeia ao projeto, a qual, aliás, é a primeira colônia alemã do estado de Santa Catarina. A pesquisa tem como principal objetivo refletir, por meio da narrativa advinda do saber de experiência, sobre o quanto o trabalho com o texto literário repercute na formação humanizadora do sujeito, com vistas a estimular a valorização cultural e o sentimento de pertencimento, lançando, a partir da reflexão, uma proposição de trabalho. O referencial teórico para os estudos e as análises está embasado, essencialmente, em Mikhail Bakhtin devido às concepções de dialogismo, alteridade, excedente de visão e interculturalidade; em Antonio Candido e Tzvetan Todorov por abordarem a conceituação de literatura e letramento literário, assim como o poder da leitura para a humanização dos indivíduos; e em Rildo Cosson ao destacar o papel privilegiado da escola perante o trabalho com o texto literário. O suporte metodológico é o da pesquisa narrativa, cujo propósito consiste em narrar o vivido que, segundo Larrosa, engrandece significativamente o fazer da narrativa, enfatizando ser a construção do conhecimento um evento singular, o qual reflete o quanto e como o experienciar passou, aconteceu e tocou a pessoa. O processo de análise para identificar o alcance do trabalho realizado alicerça-se nos relatos vindos do resgate das memórias do professor-pesquisador e confrontados com perguntas produzidas a partir do aporte teórico. Sem a menor pretensão de entregar um modelo pronto de proposição pedagógica, apresenta-se uma seção com direcionamentos possíveis ao pensar a literatura em seu poder humanizador. As reflexões finais ? originadas pela experiência vivida, cuja característica, como qualquer vivência, é de ser única ? apontam para a relevância dos resultados frente à humanização dos estudantes por meio do texto literário.Abstract: This dissertation is the result of a study supported by the researcher?s memories from the pedagogical project São Pedro de Alcântara ? Our Land, Our Pride, which took place in the 2019 school year, through a didactic plan developed with 8th grade elementary school students in the municipal public school system of the township that names the project, which, incidentally, is the first German colony in the state of Santa Catarina. The main objective of the research is to consider, through the narrative arising from the knowledge of experience, how much the work with the literary text affects the humanizing formation of the subject, with a view to stimulating cultural appreciation and the feeling of belonging to the subject?s culture, projecting, from reflection, a work proposition. The theoretical framework for the study and analysis is based on Mikhail Bakhtin?s conceptions of dialogism, alterity, excess of vision and interculturality; and on Antonio Candido and Tzvetan Todorov for approaching the conceptualization of literature and literary literacy, as well as the power of reading for the humanization of individuals; and in Rildo Cosson when highlighting the privileged role of school in the work with the literary text. The methodological support is that of narrative research, that has the purpose to narrate the experience that, according to Larrosa, significantly enhances the making of the narrative, emphasizing that the construction of knowledge is a unique event, which reflects how the experience happened and touched the person. The analysis process taken in order to identify the scope of the work is based on the reports coming from researcher's memories and confronted with questions produced from the theoretical support. Without the pretension of delivering a ready-made model of pedagogical work, we present a section with possible directions when thinking about literature in its humanizing power. The final reflections ? originated by the lived experience, that is, like any experience, unique ? point to the relevance of the results regarding the humanization of students through the literary text.Giovani, FabianaUniversidade Federal de Santa CatarinaLohn, Paulo Henrique2021-11-11T19:24:25Z2021-11-11T19:24:25Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 p.| il.application/pdf373583https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229791porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-11T19:24:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229791Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-11T19:24:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lançar-se ao mar da humanização ancorado numa perspectiva bakhtiniana: um caminho pedagógico transformado em narrativa de experiência |
title |
Lançar-se ao mar da humanização ancorado numa perspectiva bakhtiniana: um caminho pedagógico transformado em narrativa de experiência |
spellingShingle |
Lançar-se ao mar da humanização ancorado numa perspectiva bakhtiniana: um caminho pedagógico transformado em narrativa de experiência Lohn, Paulo Henrique Literatura Educação Prática de ensino Professores Letramento |
title_short |
Lançar-se ao mar da humanização ancorado numa perspectiva bakhtiniana: um caminho pedagógico transformado em narrativa de experiência |
title_full |
Lançar-se ao mar da humanização ancorado numa perspectiva bakhtiniana: um caminho pedagógico transformado em narrativa de experiência |
title_fullStr |
Lançar-se ao mar da humanização ancorado numa perspectiva bakhtiniana: um caminho pedagógico transformado em narrativa de experiência |
title_full_unstemmed |
Lançar-se ao mar da humanização ancorado numa perspectiva bakhtiniana: um caminho pedagógico transformado em narrativa de experiência |
title_sort |
Lançar-se ao mar da humanização ancorado numa perspectiva bakhtiniana: um caminho pedagógico transformado em narrativa de experiência |
author |
Lohn, Paulo Henrique |
author_facet |
Lohn, Paulo Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Giovani, Fabiana Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lohn, Paulo Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Educação Prática de ensino Professores Letramento |
topic |
Literatura Educação Prática de ensino Professores Letramento |
description |
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-11T19:24:25Z 2021-11-11T19:24:25Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
373583 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229791 |
identifier_str_mv |
373583 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
109 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652288212860928 |