Multissensorialidades e aprendizagens: usos das tecnologias móveis pelas crianças na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Lyana Virgínia Thédiga de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107191
Resumo: A presente dissertação busca refletir sobre o entrelaçamento das aprendizagens, multissensorialidades e tecnologias digitais móveis em uma escola participante do Programa Um Computador Por Aluno (Prouca). Tem como objetivo investigar o papel da multissensorialidade, propiciada pelas tecnologias digitais móveis e mediadas pela escola, na construção de aprendizagens e conhecimentos pelas crianças. Para responder à pergunta como as relações multissensoriais estabelecidas pelas crianças com as tecnologias digitais móveis em um contexto escolar constituem "novas aprendizagens" desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com peculiaridades da pesquisa-ação. Amparada em referências da Mídia-educação, em conceitos de Comunicação Orquestral e Nova Comunicação (Gregory Bateson, Yves Winkin), em preceitos das Multiliteracies e Múltiplas Linguagens (New London Group, James Paul Gee, Henry Jenkins, Colin Lankshear e Michelle Knobel, Monica Fantin) e em breves aportes da neurociência (PierCesareRivoltella) foram realizadas observações-participantes e uma intervenção didático-pedagógica com uma turma de crianças na escola. A pesquisa demonstrou que ao ponderar as multissensorialidades - que se realizam no contato com o outro, por meio do diálogo e da relação com o ambiente -, e as novas aprendizagens - entendidas como uma ação ou movimento calcado no saber interagir que suplanta os limites individuais - é preciso pensar para além de um modelo único para a inserção das tecnologias móveis na escola. Implica perceber que a expansão da realidade e das aprendizagens alavancadas pelas tecnologias digitais móveis, estende igualmente sujeitos, pensamentos, atitudes e ambientes. <br>
id UFSC_9f06ce9d66165d868424e844d796cc39
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107191
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Multissensorialidades e aprendizagens: usos das tecnologias móveis pelas crianças na escolaEducaçãoAprendizagemTecnologia educacionalMídia digitalA presente dissertação busca refletir sobre o entrelaçamento das aprendizagens, multissensorialidades e tecnologias digitais móveis em uma escola participante do Programa Um Computador Por Aluno (Prouca). Tem como objetivo investigar o papel da multissensorialidade, propiciada pelas tecnologias digitais móveis e mediadas pela escola, na construção de aprendizagens e conhecimentos pelas crianças. Para responder à pergunta como as relações multissensoriais estabelecidas pelas crianças com as tecnologias digitais móveis em um contexto escolar constituem "novas aprendizagens" desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com peculiaridades da pesquisa-ação. Amparada em referências da Mídia-educação, em conceitos de Comunicação Orquestral e Nova Comunicação (Gregory Bateson, Yves Winkin), em preceitos das Multiliteracies e Múltiplas Linguagens (New London Group, James Paul Gee, Henry Jenkins, Colin Lankshear e Michelle Knobel, Monica Fantin) e em breves aportes da neurociência (PierCesareRivoltella) foram realizadas observações-participantes e uma intervenção didático-pedagógica com uma turma de crianças na escola. A pesquisa demonstrou que ao ponderar as multissensorialidades - que se realizam no contato com o outro, por meio do diálogo e da relação com o ambiente -, e as novas aprendizagens - entendidas como uma ação ou movimento calcado no saber interagir que suplanta os limites individuais - é preciso pensar para além de um modelo único para a inserção das tecnologias móveis na escola. Implica perceber que a expansão da realidade e das aprendizagens alavancadas pelas tecnologias digitais móveis, estende igualmente sujeitos, pensamentos, atitudes e ambientes. <br>Abstract : This work seeks to reflect on the interlacement between learning, multisensorialities and digital technologies in a school which is part of the Brazilian One Computer per Child Program (Prouca). It aims to investigate the role of multisensorialities, afforded by mobile digital technologies and mediated by the school, on the process of knowledge formation and learning formation by the children. A qualitative research was developed with peculiarities of action research to answer the question "how do multisensory relations established by children with mobile digital technologies in a school context are 'new learning' ". A didactic pedagogical intervention with a group of children in school was observed supported by references from Media-education, concepts of Orchestral Communication and New Communication (Gregory Bateson, Yves Winkin), in precepts of Multiple Languages and Multiliteracies (New London Group, James Paul Gee, Henry Jenkins, Colin Lankshear and Michelle Knobel, Monica Fantin) and brief contributions of neuroscience (Pier CesareRivoltella). The research has shown that when considering the multisensorialities - which are held in contact with each other through dialogue and interactions with the environment - and the new learning - understood as an action or movement implanted on knowing to interact that supplants individual limits - it is necessary to think beyond a single model to integrate (/) mobile technologies in school. This calls for the understanding that the expansion of reality and learning can be leveraged by mobile digital technologies, and that extends equally to subject, thoughts, attitudes and environments.Fantin, MonicaUniversidade Federal de Santa CatarinaMiranda, Lyana Virgínia Thédiga de2013-12-05T23:27:52Z2013-12-05T23:27:52Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis185 p.| il., tabs.application/pdf318429https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107191porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-05T23:27:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107191Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-05T23:27:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Multissensorialidades e aprendizagens: usos das tecnologias móveis pelas crianças na escola
title Multissensorialidades e aprendizagens: usos das tecnologias móveis pelas crianças na escola
spellingShingle Multissensorialidades e aprendizagens: usos das tecnologias móveis pelas crianças na escola
Miranda, Lyana Virgínia Thédiga de
Educação
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Mídia digital
title_short Multissensorialidades e aprendizagens: usos das tecnologias móveis pelas crianças na escola
title_full Multissensorialidades e aprendizagens: usos das tecnologias móveis pelas crianças na escola
title_fullStr Multissensorialidades e aprendizagens: usos das tecnologias móveis pelas crianças na escola
title_full_unstemmed Multissensorialidades e aprendizagens: usos das tecnologias móveis pelas crianças na escola
title_sort Multissensorialidades e aprendizagens: usos das tecnologias móveis pelas crianças na escola
author Miranda, Lyana Virgínia Thédiga de
author_facet Miranda, Lyana Virgínia Thédiga de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fantin, Monica
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Lyana Virgínia Thédiga de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Mídia digital
topic Educação
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Mídia digital
description A presente dissertação busca refletir sobre o entrelaçamento das aprendizagens, multissensorialidades e tecnologias digitais móveis em uma escola participante do Programa Um Computador Por Aluno (Prouca). Tem como objetivo investigar o papel da multissensorialidade, propiciada pelas tecnologias digitais móveis e mediadas pela escola, na construção de aprendizagens e conhecimentos pelas crianças. Para responder à pergunta como as relações multissensoriais estabelecidas pelas crianças com as tecnologias digitais móveis em um contexto escolar constituem "novas aprendizagens" desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com peculiaridades da pesquisa-ação. Amparada em referências da Mídia-educação, em conceitos de Comunicação Orquestral e Nova Comunicação (Gregory Bateson, Yves Winkin), em preceitos das Multiliteracies e Múltiplas Linguagens (New London Group, James Paul Gee, Henry Jenkins, Colin Lankshear e Michelle Knobel, Monica Fantin) e em breves aportes da neurociência (PierCesareRivoltella) foram realizadas observações-participantes e uma intervenção didático-pedagógica com uma turma de crianças na escola. A pesquisa demonstrou que ao ponderar as multissensorialidades - que se realizam no contato com o outro, por meio do diálogo e da relação com o ambiente -, e as novas aprendizagens - entendidas como uma ação ou movimento calcado no saber interagir que suplanta os limites individuais - é preciso pensar para além de um modelo único para a inserção das tecnologias móveis na escola. Implica perceber que a expansão da realidade e das aprendizagens alavancadas pelas tecnologias digitais móveis, estende igualmente sujeitos, pensamentos, atitudes e ambientes. <br>
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05T23:27:52Z
2013-12-05T23:27:52Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 318429
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107191
identifier_str_mv 318429
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 185 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651992659132416