Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantin, Mônica
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647545
Resumo: As mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com crianças sobre as práticas de multiletramentos e aprendizagens formais e informais na cultura digital, a fim de identificar e fortalecer os diálogos entre os contextos escolares e culturais com a aplicação da metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados, EAS. A investigação envolveu observações, intervenções didáticas, entrevistas e grupos focais com crianças de diferentes faixas etárias em duas escolas públicas de Florianópolis, SC/Brasil, entre 2014/2015. Análises parciais revelam que as práticas midiáticas das crianças com dispositivos móveis fora da escola, quando articuladas às propostas mídia-educativas, podem desencadear aprendizagens significativas e deslocar os protagonismos dos dispositivos em busca de novas possibilidades de autoria infantil. Práticas que  interpelam os que atuam com educação e desafiam a pensar em novas formas de mediação diante dos contornos dessa nova paisagem cultural. Neste texto discutimos os fundamentos teóricos da relação crianças, dispositivos móveis e aprendizagens, a metodologia da pesquisa com o foco na estratégia de aprendizagem learning by doing, algumas narrativas dos episódios e as considerações sobre as práticas dos estudantes com os dispositivos móveis.
id UNICAMP-19_2d657e105e3eba45270d6f39d84a55c8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647545
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informaisCrianças. Práticas culturais. Escola. Aprendizagem situada.Educação. Tecnologias Móveis. Aprendizagem.As mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com crianças sobre as práticas de multiletramentos e aprendizagens formais e informais na cultura digital, a fim de identificar e fortalecer os diálogos entre os contextos escolares e culturais com a aplicação da metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados, EAS. A investigação envolveu observações, intervenções didáticas, entrevistas e grupos focais com crianças de diferentes faixas etárias em duas escolas públicas de Florianópolis, SC/Brasil, entre 2014/2015. Análises parciais revelam que as práticas midiáticas das crianças com dispositivos móveis fora da escola, quando articuladas às propostas mídia-educativas, podem desencadear aprendizagens significativas e deslocar os protagonismos dos dispositivos em busca de novas possibilidades de autoria infantil. Práticas que  interpelam os que atuam com educação e desafiam a pensar em novas formas de mediação diante dos contornos dessa nova paisagem cultural. Neste texto discutimos os fundamentos teóricos da relação crianças, dispositivos móveis e aprendizagens, a metodologia da pesquisa com o foco na estratégia de aprendizagem learning by doing, algumas narrativas dos episódios e as considerações sobre as práticas dos estudantes com os dispositivos móveis.Universidade Estadual de Campinas2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864754510.20396/etd.v20i1.8647545ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 66-80ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 66-80ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 66-801676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647545/17492https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647545/19904Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFantin, Mônica2018-04-13T15:33:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647545Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:20.670284ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais
title Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais
spellingShingle Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais
Fantin, Mônica
Crianças. Práticas culturais. Escola. Aprendizagem situada.
Educação. Tecnologias Móveis. Aprendizagem.
title_short Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais
title_full Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais
title_fullStr Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais
title_full_unstemmed Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais
title_sort Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais
author Fantin, Mônica
author_facet Fantin, Mônica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantin, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças. Práticas culturais. Escola. Aprendizagem situada.
Educação. Tecnologias Móveis. Aprendizagem.
topic Crianças. Práticas culturais. Escola. Aprendizagem situada.
Educação. Tecnologias Móveis. Aprendizagem.
description As mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com crianças sobre as práticas de multiletramentos e aprendizagens formais e informais na cultura digital, a fim de identificar e fortalecer os diálogos entre os contextos escolares e culturais com a aplicação da metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados, EAS. A investigação envolveu observações, intervenções didáticas, entrevistas e grupos focais com crianças de diferentes faixas etárias em duas escolas públicas de Florianópolis, SC/Brasil, entre 2014/2015. Análises parciais revelam que as práticas midiáticas das crianças com dispositivos móveis fora da escola, quando articuladas às propostas mídia-educativas, podem desencadear aprendizagens significativas e deslocar os protagonismos dos dispositivos em busca de novas possibilidades de autoria infantil. Práticas que  interpelam os que atuam com educação e desafiam a pensar em novas formas de mediação diante dos contornos dessa nova paisagem cultural. Neste texto discutimos os fundamentos teóricos da relação crianças, dispositivos móveis e aprendizagens, a metodologia da pesquisa com o foco na estratégia de aprendizagem learning by doing, algumas narrativas dos episódios e as considerações sobre as práticas dos estudantes com os dispositivos móveis.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647545
10.20396/etd.v20i1.8647545
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647545
identifier_str_mv 10.20396/etd.v20i1.8647545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647545/17492
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647545/19904
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 66-80
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 66-80
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 66-80
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653789659136