Concepção de uma carenagem e análise aerodinâmica de um conceito de veículo elétrico urbano da equipe EFICEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230470 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Aeroespacial. |
id |
UFSC_9f7429092d7c176292b85cab7be3500a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230470 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Concepção de uma carenagem e análise aerodinâmica de um conceito de veículo elétrico urbano da equipe EFICEMCarro elétrico urbanoCarenagemAerodinâmica veicularEquipe de Eficiência Energética EFICEMShell Eco MarathonTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Aeroespacial.A mobilidade urbana está em constante evolução em busca de soluções eficientes e do desenvolvimento sustentável. Espera-se que os impactos ambientais e o tempo de deslocamento sejam reduzidos. Para suprir essa demanda, a indústria automotiva e energética propõe novos conceitos de veículos elétricos para uso urbano. São carros para o deslocamento entre curtas e médias distâncias com zero emissão de poluentes. Alinhada a essas perspectivas, a Equipe de Eficiência Energética EFICEM do campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina, propõe um conceito de veículo elétrico urbano. Este trabalho apresenta o projeto da carenagem desse veículo e a respectiva análise aerodinâmica. O veículo será utilizado nas competições da Shell Eco Marathon, na categoria Conceito Urbano, portanto, o processo de desenvolvimento busca a eficiência aerodinâmica da carenagem. Foram utilizados projetos de veículos semelhantes para fundamentar o processo de criação e a análise aerodinâmica da proposta, com objetivo de obter um veículo aerodinamicamente competitivo. O resultado foi uma carenagem com um coeficiente de arrasto de 0,243, coeficiente de sustentação de 0,047, e área projetada de 0,9791 m2, classificada como competitiva entre os veículos de referência.Urban mobility is constantly evolving in search of efficient solutions and sustainable development. Environmental impacts and travel time are expected to be reduced. To meet this demand, the automotive and energy industry proposes new concepts of electric vehicles for urban use. These cars travel short and medium distances without emission of pollutants. In line with these perspectives, the EFICEM Team at UFSC - Joinville, proposes a concept for an urban electric vehicle. This report presents the fairing design of this vehicle and the respective aerodynamic analysis. As this vehicle will be used in Shell Eco Marathon competitions, in the Urban Concept category, the development process will aims at the greatest aerodynamic efficiency of the fairing. Similar vehicle designs were used to support the creation process and aerodynamic analysis of the proposal, in order to obtain an aerodynamically competitive vehicle. The result was a fairing with a drag coefficient of 0.243, lift coefficient of 0.047, and a frontal area of 0.9791 m2, classified as competitive among the reference vehicles.Joinville, SCRabelo, Marcos AlvesUniversidade Federal de Santa CatarinaMika, Jefferson2021-12-15T12:09:30Z2021-12-15T12:09:30Z2021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis100application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230470info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-12-15T12:09:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230470Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-15T12:09:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção de uma carenagem e análise aerodinâmica de um conceito de veículo elétrico urbano da equipe EFICEM |
title |
Concepção de uma carenagem e análise aerodinâmica de um conceito de veículo elétrico urbano da equipe EFICEM |
spellingShingle |
Concepção de uma carenagem e análise aerodinâmica de um conceito de veículo elétrico urbano da equipe EFICEM Mika, Jefferson Carro elétrico urbano Carenagem Aerodinâmica veicular Equipe de Eficiência Energética EFICEM Shell Eco Marathon |
title_short |
Concepção de uma carenagem e análise aerodinâmica de um conceito de veículo elétrico urbano da equipe EFICEM |
title_full |
Concepção de uma carenagem e análise aerodinâmica de um conceito de veículo elétrico urbano da equipe EFICEM |
title_fullStr |
Concepção de uma carenagem e análise aerodinâmica de um conceito de veículo elétrico urbano da equipe EFICEM |
title_full_unstemmed |
Concepção de uma carenagem e análise aerodinâmica de um conceito de veículo elétrico urbano da equipe EFICEM |
title_sort |
Concepção de uma carenagem e análise aerodinâmica de um conceito de veículo elétrico urbano da equipe EFICEM |
author |
Mika, Jefferson |
author_facet |
Mika, Jefferson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rabelo, Marcos Alves Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mika, Jefferson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carro elétrico urbano Carenagem Aerodinâmica veicular Equipe de Eficiência Energética EFICEM Shell Eco Marathon |
topic |
Carro elétrico urbano Carenagem Aerodinâmica veicular Equipe de Eficiência Energética EFICEM Shell Eco Marathon |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Aeroespacial. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15T12:09:30Z 2021-12-15T12:09:30Z 2021-12-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230470 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
100 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652302303625216 |