DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114695 |
Resumo: | Neste estudo buscou-se identificar de que forma os gestores de uma universidade pública federal avaliam oito dimensões que envolvem a gestão da universidade por meio de um websurvey que foi respondido por 272 servidores que ocupam cargo de direção ou função gratificada (50% do total). Como conclusão pode-se inferir que os gestores tendem a avaliar de forma positiva a maioria dos aspectos que caracterizam a gestão da universidade. Os pontos mais críticos se localizam nas questões de segurança pessoal e patrimonial e de estrutura física. Os pesquisados consideram que sua atuação como satisfatória, principalmente porque são capazes de solucionar os problemas que enfrentam; conhecem a equipe que lideram; sentem-se preparados para exercer as atividades da função e buscam se qualificar para o exercício da função. Uma síntese problemas levantados envolve a insuficiência do número de funcionários; os problemas de comunicação, infraestrutura e demora no atendimento das solicitações de serviços. As mudanças identificadas foram a necessidade de contratar funcionários, otimizar as ações treinamento, melhorar a infraestrutura; melhorar a comunicação; realizar planejamento e disponibilizar mais recursos às unidades. Este trabalho evidencia a importância do diagnóstico organizacional como ferramenta de apoio à gestão. |
id |
UFSC_9f96e2b4a06d17a2dd4114822c1e4f6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114695 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃONeste estudo buscou-se identificar de que forma os gestores de uma universidade pública federal avaliam oito dimensões que envolvem a gestão da universidade por meio de um websurvey que foi respondido por 272 servidores que ocupam cargo de direção ou função gratificada (50% do total). Como conclusão pode-se inferir que os gestores tendem a avaliar de forma positiva a maioria dos aspectos que caracterizam a gestão da universidade. Os pontos mais críticos se localizam nas questões de segurança pessoal e patrimonial e de estrutura física. Os pesquisados consideram que sua atuação como satisfatória, principalmente porque são capazes de solucionar os problemas que enfrentam; conhecem a equipe que lideram; sentem-se preparados para exercer as atividades da função e buscam se qualificar para o exercício da função. Uma síntese problemas levantados envolve a insuficiência do número de funcionários; os problemas de comunicação, infraestrutura e demora no atendimento das solicitações de serviços. As mudanças identificadas foram a necessidade de contratar funcionários, otimizar as ações treinamento, melhorar a infraestrutura; melhorar a comunicação; realizar planejamento e disponibilizar mais recursos às unidades. Este trabalho evidencia a importância do diagnóstico organizacional como ferramenta de apoio à gestão.2013-12-12T17:42:01Z2013-12-12T17:42:01Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114695Janissek, JanicePeixoto, Adriano de Lemos AlvesBastos, Antônio Virgílio Bittencourtporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-12T17:42:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114695Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-12T17:42:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO |
title |
DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO |
spellingShingle |
DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO Janissek, Janice |
title_short |
DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO |
title_full |
DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO |
title_fullStr |
DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO |
title_sort |
DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO |
author |
Janissek, Janice |
author_facet |
Janissek, Janice Peixoto, Adriano de Lemos Alves Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto, Adriano de Lemos Alves Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janissek, Janice Peixoto, Adriano de Lemos Alves Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt |
description |
Neste estudo buscou-se identificar de que forma os gestores de uma universidade pública federal avaliam oito dimensões que envolvem a gestão da universidade por meio de um websurvey que foi respondido por 272 servidores que ocupam cargo de direção ou função gratificada (50% do total). Como conclusão pode-se inferir que os gestores tendem a avaliar de forma positiva a maioria dos aspectos que caracterizam a gestão da universidade. Os pontos mais críticos se localizam nas questões de segurança pessoal e patrimonial e de estrutura física. Os pesquisados consideram que sua atuação como satisfatória, principalmente porque são capazes de solucionar os problemas que enfrentam; conhecem a equipe que lideram; sentem-se preparados para exercer as atividades da função e buscam se qualificar para o exercício da função. Uma síntese problemas levantados envolve a insuficiência do número de funcionários; os problemas de comunicação, infraestrutura e demora no atendimento das solicitações de serviços. As mudanças identificadas foram a necessidade de contratar funcionários, otimizar as ações treinamento, melhorar a infraestrutura; melhorar a comunicação; realizar planejamento e disponibilizar mais recursos às unidades. Este trabalho evidencia a importância do diagnóstico organizacional como ferramenta de apoio à gestão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-12T17:42:01Z 2013-12-12T17:42:01Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114695 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651985076879360 |