DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janissek, Janice
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Peixoto, Adriano de Lemos Alves, Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114695
Resumo: Neste estudo buscou-se identificar de que forma os gestores de uma universidade pública federal avaliam oito dimensões que envolvem a gestão da universidade por meio de um websurvey que foi respondido por 272 servidores que ocupam cargo de direção ou função gratificada (50% do total). Como conclusão pode-se inferir que os gestores tendem a avaliar de forma positiva a maioria dos aspectos que caracterizam a gestão da universidade. Os pontos mais críticos se localizam nas questões de segurança pessoal e patrimonial e de estrutura física. Os pesquisados consideram que sua atuação como satisfatória, principalmente porque são capazes de solucionar os problemas que enfrentam; conhecem a equipe que lideram; sentem-se preparados para exercer as atividades da função e buscam se qualificar para o exercício da função. Uma síntese problemas levantados envolve a insuficiência do número de funcionários; os problemas de comunicação, infraestrutura e demora no atendimento das solicitações de serviços. As mudanças identificadas foram a necessidade de contratar funcionários, otimizar as ações treinamento, melhorar a infraestrutura; melhorar a comunicação; realizar planejamento e disponibilizar mais recursos às unidades. Este trabalho evidencia a importância do diagnóstico organizacional como ferramenta de apoio à gestão.
id UFSC_9f96e2b4a06d17a2dd4114822c1e4f6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114695
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃONeste estudo buscou-se identificar de que forma os gestores de uma universidade pública federal avaliam oito dimensões que envolvem a gestão da universidade por meio de um websurvey que foi respondido por 272 servidores que ocupam cargo de direção ou função gratificada (50% do total). Como conclusão pode-se inferir que os gestores tendem a avaliar de forma positiva a maioria dos aspectos que caracterizam a gestão da universidade. Os pontos mais críticos se localizam nas questões de segurança pessoal e patrimonial e de estrutura física. Os pesquisados consideram que sua atuação como satisfatória, principalmente porque são capazes de solucionar os problemas que enfrentam; conhecem a equipe que lideram; sentem-se preparados para exercer as atividades da função e buscam se qualificar para o exercício da função. Uma síntese problemas levantados envolve a insuficiência do número de funcionários; os problemas de comunicação, infraestrutura e demora no atendimento das solicitações de serviços. As mudanças identificadas foram a necessidade de contratar funcionários, otimizar as ações treinamento, melhorar a infraestrutura; melhorar a comunicação; realizar planejamento e disponibilizar mais recursos às unidades. Este trabalho evidencia a importância do diagnóstico organizacional como ferramenta de apoio à gestão.2013-12-12T17:42:01Z2013-12-12T17:42:01Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114695Janissek, JanicePeixoto, Adriano de Lemos AlvesBastos, Antônio Virgílio Bittencourtporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-12T17:42:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114695Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-12T17:42:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO
title DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO
spellingShingle DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO
Janissek, Janice
title_short DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO
title_full DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO
title_fullStr DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO
title_full_unstemmed DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO
title_sort DESAFIOS DE GESTÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS TOMADORES DE DECISÃO
author Janissek, Janice
author_facet Janissek, Janice
Peixoto, Adriano de Lemos Alves
Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
author_role author
author2 Peixoto, Adriano de Lemos Alves
Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janissek, Janice
Peixoto, Adriano de Lemos Alves
Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
description Neste estudo buscou-se identificar de que forma os gestores de uma universidade pública federal avaliam oito dimensões que envolvem a gestão da universidade por meio de um websurvey que foi respondido por 272 servidores que ocupam cargo de direção ou função gratificada (50% do total). Como conclusão pode-se inferir que os gestores tendem a avaliar de forma positiva a maioria dos aspectos que caracterizam a gestão da universidade. Os pontos mais críticos se localizam nas questões de segurança pessoal e patrimonial e de estrutura física. Os pesquisados consideram que sua atuação como satisfatória, principalmente porque são capazes de solucionar os problemas que enfrentam; conhecem a equipe que lideram; sentem-se preparados para exercer as atividades da função e buscam se qualificar para o exercício da função. Uma síntese problemas levantados envolve a insuficiência do número de funcionários; os problemas de comunicação, infraestrutura e demora no atendimento das solicitações de serviços. As mudanças identificadas foram a necessidade de contratar funcionários, otimizar as ações treinamento, melhorar a infraestrutura; melhorar a comunicação; realizar planejamento e disponibilizar mais recursos às unidades. Este trabalho evidencia a importância do diagnóstico organizacional como ferramenta de apoio à gestão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-12T17:42:01Z
2013-12-12T17:42:01Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114695
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651985076879360