: A cooperação como princípio na pedagogia Freinet: assembleias escolares e aulas-passeio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254780 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
id |
UFSC_a02666afe032ea2c8dc4da480146f636 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254780 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
: A cooperação como princípio na pedagogia Freinet: assembleias escolares e aulas-passeio.: Pedagogia Freinet. cooperação. aula-passeio. assembleia de classe. prática pedagógica nos anos iniciais.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Este trabalho busca elementos na Pedagogia Freinet para se pensar a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, delineou-se o objetivo de compreender o princípio da Cooperação no contexto da Pedagogia Freinet e sua expressão por meio das técnicas que usa, em especial a Assembleia de Classe e a Aula-passeio, a fim de trazer contribuições para a prática pedagógica do professor. Neste trabalho foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica. Para compreender a Pedagogia Freinet, tracei um caminho, começando pela pesquisa sobre a vida e a obra de Célestin Freinet, bem como de seu contexto e conceitos com base nos livros do próprio Freinet (1977, 2004), sua esposa Elise Freinet (1978, 1977) e outros teóricos, como Elias (1996, 1997), Kramer (2007), Legrand (2010), Nascimento (2007), Souza e Dantas (2007) e Araújo (2004). A segunda etapa foi a pesquisa em artigos acadêmicos na base de artigos SciELO Brasil, cujo descritor foi "Freinet", estudando-se especificamente a Cooperação como um princípio, um pilar desta pedagogia, e buscou-se nas técnicas Aula-passeio e Assembleias de Classe a materialização deste e da ética Freinetiana. Por fim, dediquei-me à reflexão crítica estabelecendo relações entre teoria e prática, procurando responder à questão sobre a atualidade deste pensamento pedagógico. Ao final da pesquisa pôde-se confirmar a importância da Pedagogia Freinet, que tem muito a oferecer para a prática pedagógica do professor, pois aponta muitas respostas às necessidades que a escola tem hoje: uma pedagogia cooperativa, mais humana, crítica, democrática, em que o aluno esteja no centro do processo de aprendizagem e o professor comprometido, a escola para o povo.Florianópolis, SC.Laterman, IlanaUniversidade Federal de Santa Catarina.Silveira, Camila da2024-03-19T22:03:32Z2024-03-19T22:03:32Z2023-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254780Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-19T22:03:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254780Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-19T22:03:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
: A cooperação como princípio na pedagogia Freinet: assembleias escolares e aulas-passeio. |
title |
: A cooperação como princípio na pedagogia Freinet: assembleias escolares e aulas-passeio. |
spellingShingle |
: A cooperação como princípio na pedagogia Freinet: assembleias escolares e aulas-passeio. Silveira, Camila da : Pedagogia Freinet. cooperação. aula-passeio. assembleia de classe. prática pedagógica nos anos iniciais. |
title_short |
: A cooperação como princípio na pedagogia Freinet: assembleias escolares e aulas-passeio. |
title_full |
: A cooperação como princípio na pedagogia Freinet: assembleias escolares e aulas-passeio. |
title_fullStr |
: A cooperação como princípio na pedagogia Freinet: assembleias escolares e aulas-passeio. |
title_full_unstemmed |
: A cooperação como princípio na pedagogia Freinet: assembleias escolares e aulas-passeio. |
title_sort |
: A cooperação como princípio na pedagogia Freinet: assembleias escolares e aulas-passeio. |
author |
Silveira, Camila da |
author_facet |
Silveira, Camila da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Laterman, Ilana Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Camila da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
: Pedagogia Freinet. cooperação. aula-passeio. assembleia de classe. prática pedagógica nos anos iniciais. |
topic |
: Pedagogia Freinet. cooperação. aula-passeio. assembleia de classe. prática pedagógica nos anos iniciais. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-30 2024-03-19T22:03:32Z 2024-03-19T22:03:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254780 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
68 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652046541258752 |