A metodologia de Freinet e sua utilização de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAwOTI= http://hdl.handle.net/11449/146962 |
Resumo: | Estas reflexões são frutos do trabalho realizado na EMEIF Ettore Marangoni em Presidente Prudente. Esta atividade foi aplicada a salas de terceira série, com visitas monitoradas a lugares de interesse histórico e cultural da cidade de Presidente Prudente. Um dos primeiros educadores a perceber a importância da ampliação do ensino aprendizagem para fora do ambiente escolar foi Célestin Freinet. Sua aponta caminhos para a reflexão da prática do professor e é alicerçada na postura diante da vida. Objetivos - Buscou-se a aplicação de preceitos de Freinet para melhor aproveitar as excursões promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, pois para muitas crianças está é a única oportunidade de vivenciar espaços de interesse histórico e cultural do Município. A prática dessas saídas de campo sob os preceitos da aula-passeio idealizada por Freinet ajuda os alunos a entenderem a complexidade da realidade: as relações socioculturais e históricas que transformam a paisagem e os espaços. Metodologia- Obedeceu aos cinco passos indicados por Freinet. Inicialmente a motivação é desenvolvida no primeiro encontro com a sala, as crianças eram incentivadas a relatar sobre os espaços que conheciam e usavam no seu cotidiano, no segundo encontro, a preparação iniciava por uma apresentação dos espaços indicados pelas crianças no encontro anterior, enaltecendo as características destes espaços e o seu uso. A ação é o desenvolvimento da visita a lugares pré-determinados escolhidos pela contribuição na formação da criança. O prolongamento é o encontro posterior à saída a campo onde as crianças relatam a experiência fora da sala de aula, sempre valorizando as impressões e opiniões das crianças. A comunicação ocorreu por meio de desenho, nestes desenhos as crianças destacavam os pontos mais importantes das visitas. Conclusão - O conhecimento sobre o processo de transformação do espaço pelo homem, que ocorre conforme a sociedade se organiza econômica e socialmente e o homem é sujeito da construção destas transformações pode ser apreendida com visitas a áreas históricas ou museus na cidade. Para finalizar, a visitação planejada, organizada e reflexiva de lugares históricos, turísticos ou de características comuns pode auxiliar na compreensão e reflexão de muitas áreas de conhecimento, seja ela uma disciplina escolar, temas transversais e temáticas interdisciplinares. Assim o aluno passa a refletir sobre o seu cotidiano, a realidade local, aprende a observar e analisar o espaço vivido. |
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