OS PROCESSOS DE NORMALIZAÇÃO DOS INTERNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE SEGURANÇA SOCIOEDUCATIVA: UMA LEITURA A PARTIR DA VISÃO DOS SEUS AGENTES DE SEGURANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENEZES, SAMIRA BIRCK DE
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: NUNES, NEI ANTONIO, CASAGRANDE, JACIR LEONIR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243923
Resumo: O artigo questiona os processos de normalização no sistema socioeducativo, servindo como uma forma de compreender as questões que envolvem os adolescentes internados. Embasado teoricamente principalmente em Michel Foucault, serão abordados institutos como poder disciplinar, sanção normalizadora, sistema de vigilância e arquitetura das instituições. O principal objetivo da pesquisa é identificar e compreender os processos de normalização das medidas de internação dos jovens catarinenses em conflito com a lei, pelo olhar dos agentes que estão neste sistema. Para atender ao tema proposto, aplica-se a estratégia de estudo de caso dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo de São José, com abordagem qualitativa. A fonte de dados é colhida da literatura, dados públicos, legistação e entrevistas semi-estuturadas com agentes em exercício. De acordo com as informações colhidas, percebe-se que os agentes primam pela hierarquia e disciplina, corroborando com a tese que existem processos normalizadores, buscando a docilização, embora estes processos, para os agentes, não se reflitam os adolescentes quando estes são postos em liberdade.
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