Livros ilustrados: textos e imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gili, Silvana Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128753
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014.
id UFSC_a0d8ba7b75d1a5bb298281bd6d98b641
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/128753
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Livros ilustrados: textos e imagensLiteraturaLivros e leitura para criancasIlustraçõesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014.O objetivo desta dissertação é investigar o lugar que ocupam as ilustrações na produção atual de livros para crianças e jovens no que diz respeito ao seu papel narrativo dentro da obra e, principalmente, no que oferecem ao olhar sensível como possibilidade de leitura da imagem. Para tanto, analisarei as relações entre texto escrito e ilustração em livros editados no Brasil na atualidade, principalmente a partir dos anos 2000, atendo-me às ilustrações enquanto busco esclarecer questões poéticas, adensamentos e complexidades. A fim de refletir alguns aspectos referentes à literatura aliada às ilustrações, essa análise se dá a partir de três perspectivas diferentes. Primeiramente, considero a ilustração como elemento que amplia o texto e que se adapta a distintos contextos culturais, correntes estéticas ou ideologias, de acordo com a visão do artista que a executa. Em segundo lugar, aprofundo a noção de que a ilustração faz mais do que representar visualmente o texto escrito, considerando-a como elemento que transforma o texto original quando organizado nas páginas do livro. Para concluir, proponho que, além de ampliar e/ou transformar o texto, a ilustração pode ser vista como elemento polissêmico, gerador de imagens críticas que tocam a realidade sem, no entanto, se predispor a retratá-la de forma única, fechada e estanque. Quando falamos em imagem, tendemos a pensar em representações pictóricas, nas artes visuais, pintura, escultura, cinema. Mas também a literatura, e seus textos permeados de metáforas, sinédoques e metonímias, é imagem. É essa a noção que norteia este trabalho. Considerando que a ilustração ocupa formas diversas dentro de uma obra, busco entender como se dá a interação entre texto escrito e texto visual num livro. Esta dissertação de mestrado constitui uma tentativa de explorar essas questões que dizem respeito às imagens formadas pela combinação de palavra e ilustração num livro; constitui também uma reflexão acerca de distintas formas de publicação literária em que as ilustrações se relacionam com o texto escrito de maneiras diferentes. É, finalmente, uma tentativa de definir aquilo que alguns autores têm chamado de livro ilustrado contemporâneo. A análise do corpus revela que as ilustrações agem no interior da obra, recriam imagens. Ocupam, portanto, lugar de criação, abrindo frestas na própria linguagem para ampliar as possibilidades de leitura e a percepção do mundo.<br>Abstract : This dissertation aims to understand the narrative role played by illustrations in contemporary Brazilian children's literature and, most importantly, what they offer as image reading possibilities to the critical and aesthetic reader. To achieve that, I analyze the relationships between written text and illustrations in books recently edited in Brazil, particularly those published since 2000. The word image is often associated with pictorial representations in the visual arts, however, children's literature, with its reliance on metaphors, sinedoques, and metonymies, is permeated with images. Firstly, I consider illustrations as elements that amplify the text, according to the artist's point of view. Secondly, I explore the notion that illustrations do more than visually represent the written text, by considering them as separate elements that transform the original text when both are jointly organized on the pages of a book. Finally, I propose the idea that besides amplifying and/or transforming the written text, illustrations can be considered as polysemic elements that generate critical images that "touch reality," although not intending to portray it in a closed, stagnant manner. The analysis of the selected works reveals that illustrations act from within the body of the work, recreating images. Therefore they occupy a creative space, as they open gaps in language to amplify the possibilities of interpreting reading and world perception.Barbosa, Maria AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaGili, Silvana Ribeiro2015-02-05T20:18:28Z2015-02-05T20:18:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis102 p.| il., tabs.application/pdf327780https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128753porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:18:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128753Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:18:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Livros ilustrados: textos e imagens
title Livros ilustrados: textos e imagens
spellingShingle Livros ilustrados: textos e imagens
Gili, Silvana Ribeiro
Literatura
Livros e leitura para criancas
Ilustrações
title_short Livros ilustrados: textos e imagens
title_full Livros ilustrados: textos e imagens
title_fullStr Livros ilustrados: textos e imagens
title_full_unstemmed Livros ilustrados: textos e imagens
title_sort Livros ilustrados: textos e imagens
author Gili, Silvana Ribeiro
author_facet Gili, Silvana Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Maria Aparecida
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gili, Silvana Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Livros e leitura para criancas
Ilustrações
topic Literatura
Livros e leitura para criancas
Ilustrações
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:18:28Z
2015-02-05T20:18:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 327780
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128753
identifier_str_mv 327780
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652172990087168