Softwares educativos: uma tecnologia de informação e comunicação na educação /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78464 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
id |
UFSC_a0eeea8bd723c04cb54f9577c1d23ac6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78464 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Softwares educativos: uma tecnologia de informação e comunicação na educação /Ensino de segundo grauEnsino auxiliado por computadorQuimicaEstudo e ensinoTecnologia da informaçãoComunicação na educaçãoSoftwareDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Nesta dissertação, tratou-se do tema "Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação" cujo recorte foi dirigido ao estudo de softwares educativos de química, destinados ao ensino médio. O objetivo geral foi buscar a compreensão dessas tecnologias no conjunto das transformações advindas da suposta mudança de um paradigma Moderno para um Pós-moderno. Nos objetivos específicos, relativos aos softwares educativos, buscou-se a compreensão deste novo suporte para o pensamento através de questionamentos como: os softwares educativos permitem interatividade? Os softwares educativos podem colaborar como aliados na construção do conhecimento em química? Caso possam, como deve ser um software educativo ideal? Quais seriam as linguagens desse novo suporte para o pensamento? Para a obtenção de respostas a estes questionamentos, foram realizadas uma pesquisa teórica e uma empírica. Sendo que, a pesquisa teórica serviu de subsídio para a análise dos cinco softwares educativos de química, utilizando-se o método da análise de conteúdo. A conclusão a que chegamos é que se tem que pensar a elaboração dos softwares educativos futuros com a visão de transição paradigmática e a compreensão de que no conjunto dessas mudanças estão ocorrendo, também, mudanças nos suportes do pensamento.Florianópolis, SCErn, EdelUniversidade Federal de Santa CatarinaAires, Joanez Aparecida2012-10-17T14:44:25Z2012-10-17T14:44:25Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 f.| il. +application/pdf174921http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78464porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T18:37:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78464Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:37:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Softwares educativos: uma tecnologia de informação e comunicação na educação / |
title |
Softwares educativos: uma tecnologia de informação e comunicação na educação / |
spellingShingle |
Softwares educativos: uma tecnologia de informação e comunicação na educação / Aires, Joanez Aparecida Ensino de segundo grau Ensino auxiliado por computador Quimica Estudo e ensino Tecnologia da informação Comunicação na educação Software |
title_short |
Softwares educativos: uma tecnologia de informação e comunicação na educação / |
title_full |
Softwares educativos: uma tecnologia de informação e comunicação na educação / |
title_fullStr |
Softwares educativos: uma tecnologia de informação e comunicação na educação / |
title_full_unstemmed |
Softwares educativos: uma tecnologia de informação e comunicação na educação / |
title_sort |
Softwares educativos: uma tecnologia de informação e comunicação na educação / |
author |
Aires, Joanez Aparecida |
author_facet |
Aires, Joanez Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ern, Edel Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aires, Joanez Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de segundo grau Ensino auxiliado por computador Quimica Estudo e ensino Tecnologia da informação Comunicação na educação Software |
topic |
Ensino de segundo grau Ensino auxiliado por computador Quimica Estudo e ensino Tecnologia da informação Comunicação na educação Software |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T14:44:25Z 2012-10-17T14:44:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
174921 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78464 |
identifier_str_mv |
174921 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
128 f.| il. + application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652291684696064 |