Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101921
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_a20366015e2ebfd1199b62295b9473f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101921
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemáticoEducaçãoEducação científica e tecnológicaEnsino de segundo grauCiencia e tecnologiaMatematicaEstudo e ensino (Segundo grau)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaNesta pesquisa investiguei a possibilidade de inserção do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no conhecimento matemático do Ensino Médio, de maneira que pudesse vir a subsidiar os docentes da disciplina de Matemática frente a proposta estabelecida pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e pelos PCNEMs (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio). Tal inserção se deu por meio da Educação Matemática Crítica, como forma de promover nos educandos a formação de atitudes crítico-reflexivas em termos da relação da matemática com o contexto científico-tecnológico e social. Adotei uma abordagem qualitativa para realizar a coleta de dados, por intermédio da pesquisa-ação. Os dados que nortearam a pesquisa foram coletados na UTF-PR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Ponta Grossa) junto a docentes e alunos por meio de entrevistas e também de duas intervenções em sala de aula (uma na disciplina de Princípios Tecnológicos e outra na disciplina de Matemática). Os demais dados foram obtidos pela pesquisa bibliográfica e pela análise do currículo proposto para a disciplina de Matemática. As análises crítico-reflexivas que desenvolvi junto com os alunos, em ambas as disciplinas, ocorreram por meio da resolução de problemas, realização de casos simulados, leitura de textos e apreciação de filmes que denotam as implicações que o conhecimento matemático tem exercido no contexto científico-tecnológico. Na análise dos dados e, mesmo, durante o desenvolvimento das atividades, verifiquei que era cada vez mais incisiva a percepção dos alunos em relação à influência que a matemática sofre/exerce no cotidiano. Pude perceber que eles passaram a encarar o enfoque CTS por meio da Educação Matemática Crítica como uma força que os fez despertar para o mundo, abrindo-lhes os olhos para o senso crítico, encorajando-os a irem atrás de maiores informações a respeito dos fatos. Os alunos reconheceram a sua capacidade de intervir na sociedade, de comparar, romper, escolher, formalizar ações em busca de soluções que venham a beneficiar um maior número de pessoas, percebendo a não neutralidade dos conhecimentos e seu comprometimento com as questões sociais.Florianópolis, SCBazzo, Walter AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel2013-07-15T23:33:16Z2013-07-15T23:33:16Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf222011http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101921porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:50:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101921Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:50:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático
title Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático
spellingShingle Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino de segundo grau
Ciencia e tecnologia
Matematica
Estudo e ensino (Segundo grau)
title_short Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático
title_full Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático
title_fullStr Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático
title_full_unstemmed Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático
title_sort Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático
author Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
author_facet Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bazzo, Walter Antonio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino de segundo grau
Ciencia e tecnologia
Matematica
Estudo e ensino (Segundo grau)
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino de segundo grau
Ciencia e tecnologia
Matematica
Estudo e ensino (Segundo grau)
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-15T23:33:16Z
2013-07-15T23:33:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 222011
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101921
identifier_str_mv 222011
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652263795720192