Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101921 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_a20366015e2ebfd1199b62295b9473f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101921 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemáticoEducaçãoEducação científica e tecnológicaEnsino de segundo grauCiencia e tecnologiaMatematicaEstudo e ensino (Segundo grau)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaNesta pesquisa investiguei a possibilidade de inserção do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no conhecimento matemático do Ensino Médio, de maneira que pudesse vir a subsidiar os docentes da disciplina de Matemática frente a proposta estabelecida pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e pelos PCNEMs (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio). Tal inserção se deu por meio da Educação Matemática Crítica, como forma de promover nos educandos a formação de atitudes crítico-reflexivas em termos da relação da matemática com o contexto científico-tecnológico e social. Adotei uma abordagem qualitativa para realizar a coleta de dados, por intermédio da pesquisa-ação. Os dados que nortearam a pesquisa foram coletados na UTF-PR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Ponta Grossa) junto a docentes e alunos por meio de entrevistas e também de duas intervenções em sala de aula (uma na disciplina de Princípios Tecnológicos e outra na disciplina de Matemática). Os demais dados foram obtidos pela pesquisa bibliográfica e pela análise do currículo proposto para a disciplina de Matemática. As análises crítico-reflexivas que desenvolvi junto com os alunos, em ambas as disciplinas, ocorreram por meio da resolução de problemas, realização de casos simulados, leitura de textos e apreciação de filmes que denotam as implicações que o conhecimento matemático tem exercido no contexto científico-tecnológico. Na análise dos dados e, mesmo, durante o desenvolvimento das atividades, verifiquei que era cada vez mais incisiva a percepção dos alunos em relação à influência que a matemática sofre/exerce no cotidiano. Pude perceber que eles passaram a encarar o enfoque CTS por meio da Educação Matemática Crítica como uma força que os fez despertar para o mundo, abrindo-lhes os olhos para o senso crítico, encorajando-os a irem atrás de maiores informações a respeito dos fatos. Os alunos reconheceram a sua capacidade de intervir na sociedade, de comparar, romper, escolher, formalizar ações em busca de soluções que venham a beneficiar um maior número de pessoas, percebendo a não neutralidade dos conhecimentos e seu comprometimento com as questões sociais.Florianópolis, SCBazzo, Walter AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel2013-07-15T23:33:16Z2013-07-15T23:33:16Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf222011http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101921porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:50:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101921Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:50:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático |
title |
Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático |
spellingShingle |
Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel Educação Educação científica e tecnológica Ensino de segundo grau Ciencia e tecnologia Matematica Estudo e ensino (Segundo grau) |
title_short |
Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático |
title_full |
Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático |
title_fullStr |
Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático |
title_full_unstemmed |
Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático |
title_sort |
Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático |
author |
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
author_facet |
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bazzo, Walter Antonio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Ensino de segundo grau Ciencia e tecnologia Matematica Estudo e ensino (Segundo grau) |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Ensino de segundo grau Ciencia e tecnologia Matematica Estudo e ensino (Segundo grau) |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-15T23:33:16Z 2013-07-15T23:33:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
222011 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101921 |
identifier_str_mv |
222011 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652263795720192 |