Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234225 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
id |
UFSC_a113291c9de84c4d48e875c9c650e169 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234225 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino MédioDocumentáriosDivulgação CientíficaEnsino de ciênciasDocumentariesScientific DisseminationScience TeachingTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.A divulgação científica tem como função popularizar e democratizar informações e conhecimentos científicos e/ou tecnológicos para um público mais amplo, por meio de uma linguagem acessível a indivíduos menos familiarizados com termos técnicos. Sendo assim, ela se materializa de diferentes formas, dentre as quais se destacam o jornalismo científico, as histórias em quadrinhos, os cursos de extensão, os fascículos de ciência e tecnologia produzidos por grandes editoras, os textos de divulgação científica, os programas especiais de rádio e televisão e os documentários: esse último, sendo o foco desta pesquisa. Nesse sentido, neste trabalho buscou-se investigar as características e potencialidades de documentários de divulgação científica produzidos por estudantes do ensino médio. A proposta foi realizada no âmbito de um projeto de Feira de Ciências em uma escola da rede particular da cidade de Florianópolis - SC. Para isso, acompanhamos o processo de produção dos documentários realizados pelos discentes e analisamos o material de um dos grupos, ao fim do processo. O documentário escolhido para análise foi “O relógio, o tempo e a ciência – uma miniaventura épica”. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa ação. O documentário foi assistido na íntegra e a análise foi feita tendo como referencial os três parâmetros propostos por José Reis, um dos pioneiros em Divulgação Científica no Brasil. Dentre outros aspectos, os principais resultados apontam que elementos característicos da divulgação científica foram contemplados de modo satisfatório na produção dos documentários e que ações dessa natureza precisam ser incentivadas no contexto da educação básica.Scientific dissemination has the function of popularizing and democratizing scientific and/or technological information and knowledge to a wider audience, through an accessible language to individuals less familiar with technical terms. Therefore, it materializes in different ways, among which we can highlight the scientific journalism, comic books, extension courses, science and technology fascicles produced by major publishers, scientific dissemination texts, special radio and television programs and documentaries: the latter being the corpus of this research. Seen in these terms, with this work we seek to investigate the characteristics and potential of documentaries of science communication produced by high school students. The proposal was carried out within the scope of a Science Fair project developed over nine months (from March to November) in a private school in the city of Florianópolis - SC. For this, we followed the process of production of documentaries made by the students and analyzed the material of one of the groups at the end of the process. The documentary chosen for the study was “The clock, time and science – an epic mini-adventure”. The research is of a qualitative nature, of the action research type. The documentary was watched in its entirety and the analysis was carried out with reference to the three parameters of the researcher and, one of the pioneers in Scientific Dissemination in Brazil, José Reis. Among other aspects, the main results indicate that characteristic elements of scientific dissemination were satisfactorily addressed in the production of documentaries and that actions of this nature need to be encouraged in the context of basic education.Florianópolis, SCSá, Luciana PassosUniversidade Federal de Santa CatarinaCorrêa, Bárbara2022-04-29T12:44:31Z2022-04-29T12:44:31Z2022-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234225info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-29T12:44:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234225Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-29T12:44:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio |
title |
Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio |
spellingShingle |
Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio Corrêa, Bárbara Documentários Divulgação Científica Ensino de ciências Documentaries Scientific Dissemination Science Teaching |
title_short |
Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio |
title_full |
Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio |
title_fullStr |
Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio |
title_sort |
Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio |
author |
Corrêa, Bárbara |
author_facet |
Corrêa, Bárbara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Luciana Passos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Bárbara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentários Divulgação Científica Ensino de ciências Documentaries Scientific Dissemination Science Teaching |
topic |
Documentários Divulgação Científica Ensino de ciências Documentaries Scientific Dissemination Science Teaching |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29T12:44:31Z 2022-04-29T12:44:31Z 2022-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234225 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
65 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652304636706816 |