Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Bárbara
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234225
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
id UFSC_a113291c9de84c4d48e875c9c650e169
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234225
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino MédioDocumentáriosDivulgação CientíficaEnsino de ciênciasDocumentariesScientific DisseminationScience TeachingTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.A divulgação científica tem como função popularizar e democratizar informações e conhecimentos científicos e/ou tecnológicos para um público mais amplo, por meio de uma linguagem acessível a indivíduos menos familiarizados com termos técnicos. Sendo assim, ela se materializa de diferentes formas, dentre as quais se destacam o jornalismo científico, as histórias em quadrinhos, os cursos de extensão, os fascículos de ciência e tecnologia produzidos por grandes editoras, os textos de divulgação científica, os programas especiais de rádio e televisão e os documentários: esse último, sendo o foco desta pesquisa. Nesse sentido, neste trabalho buscou-se investigar as características e potencialidades de documentários de divulgação científica produzidos por estudantes do ensino médio. A proposta foi realizada no âmbito de um projeto de Feira de Ciências em uma escola da rede particular da cidade de Florianópolis - SC. Para isso, acompanhamos o processo de produção dos documentários realizados pelos discentes e analisamos o material de um dos grupos, ao fim do processo. O documentário escolhido para análise foi “O relógio, o tempo e a ciência – uma miniaventura épica”. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa ação. O documentário foi assistido na íntegra e a análise foi feita tendo como referencial os três parâmetros propostos por José Reis, um dos pioneiros em Divulgação Científica no Brasil. Dentre outros aspectos, os principais resultados apontam que elementos característicos da divulgação científica foram contemplados de modo satisfatório na produção dos documentários e que ações dessa natureza precisam ser incentivadas no contexto da educação básica.Scientific dissemination has the function of popularizing and democratizing scientific and/or technological information and knowledge to a wider audience, through an accessible language to individuals less familiar with technical terms. Therefore, it materializes in different ways, among which we can highlight the scientific journalism, comic books, extension courses, science and technology fascicles produced by major publishers, scientific dissemination texts, special radio and television programs and documentaries: the latter being the corpus of this research. Seen in these terms, with this work we seek to investigate the characteristics and potential of documentaries of science communication produced by high school students. The proposal was carried out within the scope of a Science Fair project developed over nine months (from March to November) in a private school in the city of Florianópolis - SC. For this, we followed the process of production of documentaries made by the students and analyzed the material of one of the groups at the end of the process. The documentary chosen for the study was “The clock, time and science – an epic mini-adventure”. The research is of a qualitative nature, of the action research type. The documentary was watched in its entirety and the analysis was carried out with reference to the three parameters of the researcher and, one of the pioneers in Scientific Dissemination in Brazil, José Reis. Among other aspects, the main results indicate that characteristic elements of scientific dissemination were satisfactorily addressed in the production of documentaries and that actions of this nature need to be encouraged in the context of basic education.Florianópolis, SCSá, Luciana PassosUniversidade Federal de Santa CatarinaCorrêa, Bárbara2022-04-29T12:44:31Z2022-04-29T12:44:31Z2022-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234225info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-29T12:44:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234225Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-29T12:44:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio
title Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio
spellingShingle Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio
Corrêa, Bárbara
Documentários
Divulgação Científica
Ensino de ciências
Documentaries
Scientific Dissemination
Science Teaching
title_short Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio
title_full Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio
title_fullStr Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio
title_full_unstemmed Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio
title_sort Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio
author Corrêa, Bárbara
author_facet Corrêa, Bárbara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Luciana Passos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Bárbara
dc.subject.por.fl_str_mv Documentários
Divulgação Científica
Ensino de ciências
Documentaries
Scientific Dissemination
Science Teaching
topic Documentários
Divulgação Científica
Ensino de ciências
Documentaries
Scientific Dissemination
Science Teaching
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29T12:44:31Z
2022-04-29T12:44:31Z
2022-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234225
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652304636706816