A proposta curricular de Santa Catarina como eixo de análise para as aulas de educação física
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80446 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. |
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A proposta curricular de Santa Catarina como eixo de análise para as aulas de educação físicaEducaçãoCurriculosEducação físicaSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos.Esta pesquisa se constitui num estudo realizado com professores de 8ª série do Ensino Fundamental, de Lages (SC) com o objetivo de verificar se os discursos e os trabalhos realizados por esses professores contemplam as orientações contidas na Proposta Curricular de Santa Catarina (1991/1998).Com base nesta Proposta e nas concepções de Educação Física, apresentadas por Ghiraldelli e outros autores, procurei analisar as observações das aulas de Educação Física e as entrevistas feitas com os professores e com alguns alunos (quatro: dois de cada sexo). A pesquisa foi realizada em duas escolas: uma na rede pública, e outra na rede particular. Na escola pública existia apenas um professor que trabalhava com a turma mista da 8ª série. Na escola particular as aulas eram ministradas por uma professora sem formação universitária, que trabalhava com as alunas, e um professor que trabalhava com os alunos. A escola oferece o treinamento esportivo fora dos horários de aula. A Proposta Curricular procura orientar o trabalho dos professores, adotando a concepção histórico-cultural. Há nessas escolas uma rejeição pela Proposta Curricular, pois os professores a consideram muito teórica. A Educação Física está voltada mais para o esporte de competição.O que se constatou é que eles trabalham desenvolvendo o esporte competitivo, especialmente o futebol e o voleibol. Em função disso havia uma orientação de obediência às regras dos jogos, com um processo claro de "exclusão" daqueles que se mostravam com mais dificuldades, sendo que às vezes chegava a uma "exclusão" de grande parte da turma, que ficava assistindo. Não havia por parte dos professores e nem dos alunos uma compreensão mínima a respeito da Proposta Curricular, o que indica que essa Proposta não chegou a atingir a realidade cotidiana da escola, pelo menos nos casos estudados, o que faz suspeitar que ela não foi apropriada pelas escolas, não sendo implantada definitivamente. Parece que já está anacrônica diante da ênfase atual que o Ministério do Esporte e do Turismo vem dando ao incentivo da prática desportiva, tornando-a obrigatória nas escolas em todo o território nacional a partir de fevereiro de 2001.Florianópolis, SCAndalo, Carmen Silvia de ArrudaUniversidade Federal de Santa CatarinaSá, Francisco Alves de2012-10-18T14:26:40Z2012-10-18T14:26:40Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf177298http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80446porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T23:16:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80446Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:16:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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