A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pottmeier, Sandra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6721
Resumo: Este artigo objetiva analisar a relação entre a leitura e a experiência na Proposta Curricular de Santa Catarina. A partir do presente documento, questiona-se: i) tem se considerado as experiências com a leitura desses estudantes na escola e fora dela?; ii) qual o lugar da experiência nas práticas de leitura? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica (MINAYO, 2007) norteada pela Proposta Curricular de Santa Catarina (1991; 1998a; 1998b; 1998c; 2005; 2014) perpassada por reflexões de Bakhtin (2012), Benjamin (1994; 2002), Foucault (1984; 2008) e Larrosa (2011). Os resultados apontam que o lugar da experiência nas práticas de leitura na Proposta Curricular de Santa Catarina sinaliza para aquele que comporta uma verdade e respeita o particular, o subjetivo que traz consigo, que é de si e para si daquilo que não se viveu. Assim, a experiência nessa perspectiva histórico-cultural não comporta um saber único, correto, mas sim, pensar no outro e como posso constituir-me nessa relação não vivida antes com esse outro. 
id FURB-7_9d3bfbfb3e6c3851d06873a757d17347
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/6721
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINAProposta Curricular de Santa CatarinaLeituraExperiência.Este artigo objetiva analisar a relação entre a leitura e a experiência na Proposta Curricular de Santa Catarina. A partir do presente documento, questiona-se: i) tem se considerado as experiências com a leitura desses estudantes na escola e fora dela?; ii) qual o lugar da experiência nas práticas de leitura? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica (MINAYO, 2007) norteada pela Proposta Curricular de Santa Catarina (1991; 1998a; 1998b; 1998c; 2005; 2014) perpassada por reflexões de Bakhtin (2012), Benjamin (1994; 2002), Foucault (1984; 2008) e Larrosa (2011). Os resultados apontam que o lugar da experiência nas práticas de leitura na Proposta Curricular de Santa Catarina sinaliza para aquele que comporta uma verdade e respeita o particular, o subjetivo que traz consigo, que é de si e para si daquilo que não se viveu. Assim, a experiência nessa perspectiva histórico-cultural não comporta um saber único, correto, mas sim, pensar no outro e como posso constituir-me nessa relação não vivida antes com esse outro. Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/672110.7867/1981-9943.2018v12n1p101-116Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 12 n. 1 (2018); 101-1161981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6721/4165Copyright (c) 2019 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPottmeier, Sandra2022-07-14T14:59:00Zoai:ojs.bu.furb.br:article/6721Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:59Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
title A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
spellingShingle A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
Pottmeier, Sandra
Proposta Curricular de Santa Catarina
Leitura
Experiência.
title_short A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
title_full A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
title_fullStr A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
title_full_unstemmed A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
title_sort A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
author Pottmeier, Sandra
author_facet Pottmeier, Sandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pottmeier, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Proposta Curricular de Santa Catarina
Leitura
Experiência.
topic Proposta Curricular de Santa Catarina
Leitura
Experiência.
description Este artigo objetiva analisar a relação entre a leitura e a experiência na Proposta Curricular de Santa Catarina. A partir do presente documento, questiona-se: i) tem se considerado as experiências com a leitura desses estudantes na escola e fora dela?; ii) qual o lugar da experiência nas práticas de leitura? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica (MINAYO, 2007) norteada pela Proposta Curricular de Santa Catarina (1991; 1998a; 1998b; 1998c; 2005; 2014) perpassada por reflexões de Bakhtin (2012), Benjamin (1994; 2002), Foucault (1984; 2008) e Larrosa (2011). Os resultados apontam que o lugar da experiência nas práticas de leitura na Proposta Curricular de Santa Catarina sinaliza para aquele que comporta uma verdade e respeita o particular, o subjetivo que traz consigo, que é de si e para si daquilo que não se viveu. Assim, a experiência nessa perspectiva histórico-cultural não comporta um saber único, correto, mas sim, pensar no outro e como posso constituir-me nessa relação não vivida antes com esse outro. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6721
10.7867/1981-9943.2018v12n1p101-116
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6721
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2018v12n1p101-116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6721/4165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 12 n. 1 (2018); 101-116
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199552987136