Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michele Dias da Luz, Michele Dias da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196292
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_a15123dc00d0c90210c382ea5b55110e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196292
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturaisPedagogias CulturaisInfânciaYouTubeConsumoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca analisar vídeos de um dos canais do YouTube mais acessados por crianças e jovens no Brasil. Utilizou-se a Internet como locus da pesquisa, focalizando o olhar para vídeos do canal do YouTuber Luccas Neto, que conta com milhões de inscritos. O estudo baseou-se na etnografia de tela para a construção dos materiais a serem analisados. Os vídeos foram tratados como pedagogias culturais, pois eles sempre ensinam algo e contribuem para constituição de modos de vida. O estudo pautou-se nas concepções de consumo a partir de Jean Baudrillard e Gilles Lipovetsky, atentando para as infâncias como público-alvo do mercado e da indústria cultural. Para compor o trabalho, enfatizou-se a compreensão da infância contemporânea que é nata das tecnologias digitais e virtuais, sendo ávidas navegadoras e seguidoras de canais do YouTube. Por fim, o trabalho analisou a dimensão pedagógica dos vídeos, apontando para o uso do excesso, da noção de infância, da experiência concreta e também de estereótipos como recursos discursivos capazes de atuar pedagogicamente nas vidas das crianças e como um dos principais ‘ensinamentos’ na formação da criança hiperconsumidora.Florianópolis, SCPereira, Angélica SilvanaUniversidade Federal de Santa CatarinaMichele Dias da Luz, Michele Dias da2019-05-29T12:50:59Z2019-05-29T12:50:59Z2018-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196292porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T12:50:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196292Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T12:50:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais
title Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais
spellingShingle Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais
Michele Dias da Luz, Michele Dias da
Pedagogias Culturais
Infância
YouTube
Consumo
title_short Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais
title_full Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais
title_fullStr Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais
title_full_unstemmed Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais
title_sort Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais
author Michele Dias da Luz, Michele Dias da
author_facet Michele Dias da Luz, Michele Dias da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Angélica Silvana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Michele Dias da Luz, Michele Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogias Culturais
Infância
YouTube
Consumo
topic Pedagogias Culturais
Infância
YouTube
Consumo
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06
2019-05-29T12:50:59Z
2019-05-29T12:50:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196292
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652078864662528