Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196292 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_a15123dc00d0c90210c382ea5b55110e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196292 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturaisPedagogias CulturaisInfânciaYouTubeConsumoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca analisar vídeos de um dos canais do YouTube mais acessados por crianças e jovens no Brasil. Utilizou-se a Internet como locus da pesquisa, focalizando o olhar para vídeos do canal do YouTuber Luccas Neto, que conta com milhões de inscritos. O estudo baseou-se na etnografia de tela para a construção dos materiais a serem analisados. Os vídeos foram tratados como pedagogias culturais, pois eles sempre ensinam algo e contribuem para constituição de modos de vida. O estudo pautou-se nas concepções de consumo a partir de Jean Baudrillard e Gilles Lipovetsky, atentando para as infâncias como público-alvo do mercado e da indústria cultural. Para compor o trabalho, enfatizou-se a compreensão da infância contemporânea que é nata das tecnologias digitais e virtuais, sendo ávidas navegadoras e seguidoras de canais do YouTube. Por fim, o trabalho analisou a dimensão pedagógica dos vídeos, apontando para o uso do excesso, da noção de infância, da experiência concreta e também de estereótipos como recursos discursivos capazes de atuar pedagogicamente nas vidas das crianças e como um dos principais ‘ensinamentos’ na formação da criança hiperconsumidora.Florianópolis, SCPereira, Angélica SilvanaUniversidade Federal de Santa CatarinaMichele Dias da Luz, Michele Dias da2019-05-29T12:50:59Z2019-05-29T12:50:59Z2018-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196292porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T12:50:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196292Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T12:50:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais |
title |
Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais |
spellingShingle |
Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais Michele Dias da Luz, Michele Dias da Pedagogias Culturais Infância YouTube Consumo |
title_short |
Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais |
title_full |
Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais |
title_fullStr |
Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais |
title_full_unstemmed |
Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais |
title_sort |
Tudo o que uma criança que fazer, mas não pode, ele faz: problematizaçõess sobre um canal do Youtube à luz das pedagogias culturais |
author |
Michele Dias da Luz, Michele Dias da |
author_facet |
Michele Dias da Luz, Michele Dias da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Angélica Silvana Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michele Dias da Luz, Michele Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogias Culturais Infância YouTube Consumo |
topic |
Pedagogias Culturais Infância YouTube Consumo |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06 2019-05-29T12:50:59Z 2019-05-29T12:50:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196292 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652078864662528 |