UNIVERSIDADE: A CONCEPÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DA UFPEL E O ESTÁGIO CURRICULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hallal, Dalila Rosa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Müller, Dalila, Garcia, Tania Elisa Morales, Ramos, Maria da Graça Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132028
Resumo: Este texto parte de inquietações e reflexões formuladas por nós, enquanto docentes do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas. Tais reflexões dizem respeito a como vem sendo pensado e organizado os estágios no Curso de Bacharelado em Turismo – UFPEL Ensino Superior. O presente trabalho configura-se como uma pesquisa exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico, desenvolvido com base em material já elaborado e pesquisa documental. A análise documental foi realizada buscando identificar informações factuais nos documentos a partir de questões de interesse.O papel da universidade na sociedade, a concepção de um curso de Bacharelado em Turismo, a formação do Bacharel em Turismo, objetivos do estágio, principais competências a desenvolver, bem como alguns dos posicionamentos teóricos em relação a cada um destes aspectos, são questões debatidas ao longo do artigo. Nosso objetivo é, então, problematizar estas questões, procurando vislumbrar possíveis alternativas de ação que sejam capazes de, simultaneamente, repensar os cursos na relação consigo mesmo, na sua relação com os outros e com a sociedade.
id UFSC_a1b9c548be0b3892ff70f6cc37f6b9bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132028
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling UNIVERSIDADE: A CONCEPÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DA UFPEL E O ESTÁGIO CURRICULARUniversidade. Formação profissional. Bacharelado em Turismo. Estágio.Este texto parte de inquietações e reflexões formuladas por nós, enquanto docentes do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas. Tais reflexões dizem respeito a como vem sendo pensado e organizado os estágios no Curso de Bacharelado em Turismo – UFPEL Ensino Superior. O presente trabalho configura-se como uma pesquisa exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico, desenvolvido com base em material já elaborado e pesquisa documental. A análise documental foi realizada buscando identificar informações factuais nos documentos a partir de questões de interesse.O papel da universidade na sociedade, a concepção de um curso de Bacharelado em Turismo, a formação do Bacharel em Turismo, objetivos do estágio, principais competências a desenvolver, bem como alguns dos posicionamentos teóricos em relação a cada um destes aspectos, são questões debatidas ao longo do artigo. Nosso objetivo é, então, problematizar estas questões, procurando vislumbrar possíveis alternativas de ação que sejam capazes de, simultaneamente, repensar os cursos na relação consigo mesmo, na sua relação com os outros e com a sociedade.INPEAU2015-04-13T13:46:56Z2015-04-13T13:46:56Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132028Hallal, Dalila RosaMüller, DalilaGarcia, Tania Elisa MoralesRamos, Maria da Graça Gomesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T13:46:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132028Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-13T13:46:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE: A CONCEPÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DA UFPEL E O ESTÁGIO CURRICULAR
title UNIVERSIDADE: A CONCEPÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DA UFPEL E O ESTÁGIO CURRICULAR
spellingShingle UNIVERSIDADE: A CONCEPÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DA UFPEL E O ESTÁGIO CURRICULAR
Hallal, Dalila Rosa
Universidade. Formação profissional. Bacharelado em Turismo. Estágio.
title_short UNIVERSIDADE: A CONCEPÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DA UFPEL E O ESTÁGIO CURRICULAR
title_full UNIVERSIDADE: A CONCEPÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DA UFPEL E O ESTÁGIO CURRICULAR
title_fullStr UNIVERSIDADE: A CONCEPÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DA UFPEL E O ESTÁGIO CURRICULAR
title_full_unstemmed UNIVERSIDADE: A CONCEPÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DA UFPEL E O ESTÁGIO CURRICULAR
title_sort UNIVERSIDADE: A CONCEPÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DA UFPEL E O ESTÁGIO CURRICULAR
author Hallal, Dalila Rosa
author_facet Hallal, Dalila Rosa
Müller, Dalila
Garcia, Tania Elisa Morales
Ramos, Maria da Graça Gomes
author_role author
author2 Müller, Dalila
Garcia, Tania Elisa Morales
Ramos, Maria da Graça Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hallal, Dalila Rosa
Müller, Dalila
Garcia, Tania Elisa Morales
Ramos, Maria da Graça Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade. Formação profissional. Bacharelado em Turismo. Estágio.
topic Universidade. Formação profissional. Bacharelado em Turismo. Estágio.
description Este texto parte de inquietações e reflexões formuladas por nós, enquanto docentes do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas. Tais reflexões dizem respeito a como vem sendo pensado e organizado os estágios no Curso de Bacharelado em Turismo – UFPEL Ensino Superior. O presente trabalho configura-se como uma pesquisa exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico, desenvolvido com base em material já elaborado e pesquisa documental. A análise documental foi realizada buscando identificar informações factuais nos documentos a partir de questões de interesse.O papel da universidade na sociedade, a concepção de um curso de Bacharelado em Turismo, a formação do Bacharel em Turismo, objetivos do estágio, principais competências a desenvolver, bem como alguns dos posicionamentos teóricos em relação a cada um destes aspectos, são questões debatidas ao longo do artigo. Nosso objetivo é, então, problematizar estas questões, procurando vislumbrar possíveis alternativas de ação que sejam capazes de, simultaneamente, repensar os cursos na relação consigo mesmo, na sua relação com os outros e com a sociedade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-13T13:46:56Z
2015-04-13T13:46:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132028
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652316933357568