As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
DOI: | 10.14210/rtva.v22n3.p533-551 |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17006 |
Resumo: | Este trabalho faz parte da tese “A construção do currículo em cursos de bacharelado em turismo: caminhos para a formação do profissional de turismo”. O objetivo do presente artigo é compreender as representações sociais dos graduados como profissionais, de modo a desvendar a identidade e a realidade da formação desse profissional. A pesquisa fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais, a qual contribui significativamente para a compreensão de fenômenos sociais. Justifica-se que o bacharel em turismo vai construindo a sua identidade profissional por meio da sua formação e das experiências e práticas cotidianas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada com egressos dos cursos de turismo da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como instrumento de coleta de dados foram empregadas entrevistas de grupo focal com egressos dos cursos das referidas instituições de ensino selecionadas para o estudo. Os resultados permitiram identificar as representações sociais do bacharel em turismo, como um profissional que se apresenta na noção-imagem de gestor, planejador turístico, que se materializa como a identidade profissional e emerge o discurso dos currículos prescritos nos cursos de turismo, que toma forma e configuração específica ao longo do processo de formação profissional. |
id |
UNIVALI-3_6060391bbe59acf4c70abf87d7910b4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/17006 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
spelling |
As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidadeRepresentações sociaisBacharel em turismoFormação profissionalEste trabalho faz parte da tese “A construção do currículo em cursos de bacharelado em turismo: caminhos para a formação do profissional de turismo”. O objetivo do presente artigo é compreender as representações sociais dos graduados como profissionais, de modo a desvendar a identidade e a realidade da formação desse profissional. A pesquisa fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais, a qual contribui significativamente para a compreensão de fenômenos sociais. Justifica-se que o bacharel em turismo vai construindo a sua identidade profissional por meio da sua formação e das experiências e práticas cotidianas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada com egressos dos cursos de turismo da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como instrumento de coleta de dados foram empregadas entrevistas de grupo focal com egressos dos cursos das referidas instituições de ensino selecionadas para o estudo. Os resultados permitiram identificar as representações sociais do bacharel em turismo, como um profissional que se apresenta na noção-imagem de gestor, planejador turístico, que se materializa como a identidade profissional e emerge o discurso dos currículos prescritos nos cursos de turismo, que toma forma e configuração específica ao longo do processo de formação profissional.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1700610.14210/rtva.v22n3.p533-551Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 No. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 533-551Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 Núm. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 533-551Turismo: Visão e Ação; v. 22 n. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 533-5511983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17006/9637Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Menezes, Paula Dutra LeãoTeixeira, Célia Regina2020-11-30T21:59:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/17006Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-11-30T21:59:13Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade |
title |
As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade |
spellingShingle |
As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade de Menezes, Paula Dutra Leão Representações sociais Bacharel em turismo Formação profissional de Menezes, Paula Dutra Leão Representações sociais Bacharel em turismo Formação profissional |
title_short |
As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade |
title_full |
As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade |
title_fullStr |
As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade |
title_full_unstemmed |
As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade |
title_sort |
As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade |
author |
de Menezes, Paula Dutra Leão |
author_facet |
de Menezes, Paula Dutra Leão de Menezes, Paula Dutra Leão Teixeira, Célia Regina Teixeira, Célia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Célia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Menezes, Paula Dutra Leão Teixeira, Célia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais Bacharel em turismo Formação profissional |
topic |
Representações sociais Bacharel em turismo Formação profissional |
description |
Este trabalho faz parte da tese “A construção do currículo em cursos de bacharelado em turismo: caminhos para a formação do profissional de turismo”. O objetivo do presente artigo é compreender as representações sociais dos graduados como profissionais, de modo a desvendar a identidade e a realidade da formação desse profissional. A pesquisa fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais, a qual contribui significativamente para a compreensão de fenômenos sociais. Justifica-se que o bacharel em turismo vai construindo a sua identidade profissional por meio da sua formação e das experiências e práticas cotidianas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada com egressos dos cursos de turismo da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como instrumento de coleta de dados foram empregadas entrevistas de grupo focal com egressos dos cursos das referidas instituições de ensino selecionadas para o estudo. Os resultados permitiram identificar as representações sociais do bacharel em turismo, como um profissional que se apresenta na noção-imagem de gestor, planejador turístico, que se materializa como a identidade profissional e emerge o discurso dos currículos prescritos nos cursos de turismo, que toma forma e configuração específica ao longo do processo de formação profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17006 10.14210/rtva.v22n3.p533-551 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17006 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v22n3.p533-551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17006/9637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 No. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 533-551 Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 Núm. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 533-551 Turismo: Visão e Ação; v. 22 n. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 533-551 1983-7151 1415-6393 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1822181373068181504 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14210/rtva.v22n3.p533-551 |