As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Menezes, Paula Dutra Leão
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira, Célia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17006
Resumo: Este trabalho faz parte da tese “A construção do currículo em cursos de bacharelado em turismo: caminhos para a formação do profissional de turismo”. O objetivo do presente artigo é compreender as representações sociais dos graduados como profissionais, de modo a desvendar a identidade e a realidade da formação desse profissional. A pesquisa fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais, a qual contribui significativamente para a compreensão de fenômenos sociais. Justifica-se que o bacharel em turismo vai construindo a sua identidade profissional por meio da sua formação e das experiências e práticas cotidianas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada com egressos dos cursos de turismo da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como instrumento de coleta de dados foram empregadas entrevistas de grupo focal com egressos dos cursos das referidas instituições de ensino selecionadas para o estudo. Os resultados permitiram identificar as representações sociais do bacharel em turismo, como um profissional que se apresenta na noção-imagem de gestor, planejador turístico, que se materializa como a identidade profissional e emerge o discurso dos currículos prescritos nos cursos de turismo, que toma forma e configuração específica ao longo do processo de formação profissional.
id UNIVALI-3_6060391bbe59acf4c70abf87d7910b4f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/17006
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidadeRepresentações sociaisBacharel em turismoFormação profissionalEste trabalho faz parte da tese “A construção do currículo em cursos de bacharelado em turismo: caminhos para a formação do profissional de turismo”. O objetivo do presente artigo é compreender as representações sociais dos graduados como profissionais, de modo a desvendar a identidade e a realidade da formação desse profissional. A pesquisa fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais, a qual contribui significativamente para a compreensão de fenômenos sociais. Justifica-se que o bacharel em turismo vai construindo a sua identidade profissional por meio da sua formação e das experiências e práticas cotidianas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada com egressos dos cursos de turismo da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como instrumento de coleta de dados foram empregadas entrevistas de grupo focal com egressos dos cursos das referidas instituições de ensino selecionadas para o estudo. Os resultados permitiram identificar as representações sociais do bacharel em turismo, como um profissional que se apresenta na noção-imagem de gestor, planejador turístico, que se materializa como a identidade profissional e emerge o discurso dos currículos prescritos nos cursos de turismo, que toma forma e configuração específica ao longo do processo de formação profissional.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1700610.14210/rtva.v22n3.p533-551Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 No. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 533-551Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 Núm. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 533-551Turismo: Visão e Ação; v. 22 n. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 533-5511983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17006/9637Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Menezes, Paula Dutra LeãoTeixeira, Célia Regina2020-11-30T21:59:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/17006Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-11-30T21:59:13Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade
title As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade
spellingShingle As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade
de Menezes, Paula Dutra Leão
Representações sociais
Bacharel em turismo
Formação profissional
title_short As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade
title_full As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade
title_fullStr As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade
title_full_unstemmed As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade
title_sort As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade
author de Menezes, Paula Dutra Leão
author_facet de Menezes, Paula Dutra Leão
Teixeira, Célia Regina
author_role author
author2 Teixeira, Célia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Menezes, Paula Dutra Leão
Teixeira, Célia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Bacharel em turismo
Formação profissional
topic Representações sociais
Bacharel em turismo
Formação profissional
description Este trabalho faz parte da tese “A construção do currículo em cursos de bacharelado em turismo: caminhos para a formação do profissional de turismo”. O objetivo do presente artigo é compreender as representações sociais dos graduados como profissionais, de modo a desvendar a identidade e a realidade da formação desse profissional. A pesquisa fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais, a qual contribui significativamente para a compreensão de fenômenos sociais. Justifica-se que o bacharel em turismo vai construindo a sua identidade profissional por meio da sua formação e das experiências e práticas cotidianas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada com egressos dos cursos de turismo da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como instrumento de coleta de dados foram empregadas entrevistas de grupo focal com egressos dos cursos das referidas instituições de ensino selecionadas para o estudo. Os resultados permitiram identificar as representações sociais do bacharel em turismo, como um profissional que se apresenta na noção-imagem de gestor, planejador turístico, que se materializa como a identidade profissional e emerge o discurso dos currículos prescritos nos cursos de turismo, que toma forma e configuração específica ao longo do processo de formação profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17006
10.14210/rtva.v22n3.p533-551
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17006
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v22n3.p533-551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17006/9637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 No. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 533-551
Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 Núm. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 533-551
Turismo: Visão e Ação; v. 22 n. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 533-551
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045022501732352