Fonoaudiologia, musicoterapia e autismo: Revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ressurreição, Juliana de Oliveira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169710
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.
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spelling Fonoaudiologia, musicoterapia e autismo: Revisão de literaturaFonoaudiologiaMusicoterapiaTerapia FonoaudiológicaAutismoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Introdução: O autismo é definido como uma condição onde existe um prejuízo na interação social, alterações da comunicação e padrões limitados ou estereotipados de comportamentos e interesses. A musicoterapia surgiu no Século XX e passou a ser utilizada de forma terapêutica nos EUA durante a segunda guerra mundial. No Brasil a musicoterapia começou a ser utilizada em 1960 no estado do Paraná. Estudos vêm mostrando os benefícios da musicoterapia nas áreas da linguagem, audiologia, voz, ambientes hospitalares e aos escolares. A fonoaudiologia trabalha, entre outras funções, com a comunicação, expressão oral e escrita, habilitação e reabilitação de diversos sistemas como a linguagem, fala, voz, educação e saúde como um todo, desta forma, parece haver uma relação entre musicoterapia, autismo e fonoaudiologia. Objetivos: Pesquisar através de uma revisão bibliográfica a utilização da musicoterapia na terapia fonoaudiológica do Autismo. Metodologia: Revisão bibliográfica através de bases de dados online e livros. Primeiramente foi realizada uma busca dos descritores no site da Bireme. Na segunda etapa, os artigos foram selecionados com base nos critérios de inclusão: adequação ao tema pesquisado, estar disponível em Português, Inglês ou Espanhol, ter sido publicado entre Janeiro de 2009 e 2014. Todos os artigos pré-selecionados passaram por uma análise de seus títulos, resumos e descritores para verificação da adequação ao tema. Resultados: A pesquisa resultou em 358 artigos, destes apenas 12 preencheram os critérios de inclusão. Conclusão: A maioria dos estudos sobre o tema utiliza a música para estimular a expressão da linguagem oral em indivíduos com autismo. Observa-se a grande variação entre as metodologias utilizadas não sendo possível identificar quais os métodos mais utilizados. A maioria dos estudos obtiveram resultados positivos, sugerindo que a música favorece a expressão da linguagem oral. Conclui-se que são necessários novos estudos na área, com metodologia bem estruturada e maior número amostral.ABSTRACT Introduction: Autism is defined as a condition where there is an impairment in social interaction, impaired communication, and restricted or stereotyped patterns of behaviors and interests. Music therapy emerged in the twentieth century and came to be used therapeutically in the USA during the World War II. In Brazil music therapy began to be used in 1960 in the State of Paraná. Studies have shown the benefits of music therapy in the areas of language, audiology, speech, hospital and school environments. Speech therapy works, among other functions, with communication, oral and written expression, habilitation and rehabilitation of various systems such as language, speech, voice, education and health as a whole, thus, there seems to be a relationship between music therapy, speech therapy and autism. Objectives: Search through a literature review the use of music therapy in autism therapy. Methods: Literature through online databases and books review. First, a search of the descriptors was held at the BIREME site. In the second stage, items were selected based on inclusion criteria: appropriateness to the research topic, be available in Portuguese, English or Spanish, have been published between January 2009 and June 2014 All pre-selected papers underwent an analysis of their titles, abstracts and key words to check suitability to the theme. Results: The search resulted in 358 articles, of which only 13 met the inclusion criteria. Conclusion: Most studies on the subject uses music to stimulate the expression of oral language in individuals with autism. Observed large variation between the methodologies used not being possible to identify which methods are most used Most studies were positive, suggesting that music favors the expression of spoken language. We conclude that further studies are needed in the area, with well-structured methodology and larger sample size.Barboza, Margarete PazUniversidade Federal de Santa CatarinaRessurreição, Juliana de Oliveira da2016-10-19T16:22:35Z2016-10-19T16:22:35Z2016-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169710porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T16:22:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169710Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T16:22:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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