Planejamento de produtos orientado pela atratividade ao usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reinert, Fabíola
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107627
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2013.
id UFSC_a235dc0d0514d5c64d13fcd72309a576
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107627
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Planejamento de produtos orientado pela atratividade ao usuárioEngenharia mecânicaProdutos novosPlanejamentoPercepção visualConsumidores -PreferenciaUsabilidadeTecnologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2013.A fase de planejamento de produtos tem um importante papel no sucesso de futuros projetos da empresa. Orientar o planejamento de produtos com atributos de atratividade permite aumentar a chance de desenvolver produtos mais atrativos ao consumidor, tornando-os mais competitivos no mercado. Com esse propósito, este trabalho estuda o método de Mapeamento Tecnológico, um dos principais métodos para auxiliar a fase de Planejamento de Produtos, a fim de identificar as lacunas e necessidades, para propor uma sistemática que oriente a inclusão da atratividade na prospecção de futuros produtos. Considerando que a atratividade de um produto depende em grande parte do seu aspecto visual, são abordados conteúdos relacionados à percepção visual dos consumidores, aspecto visual de produtos, usabilidade, semântica e simbolismo, além de métodos e técnicas para a geração de ideias em que esses conteúdos podem ser aplicados.Com base no método de Mapeamento Tecnológico e na revisão bibliográfica sobre atratividade, é apresentada a sistemática para o planejamento de produtos orientado pela atratividade ao usuário ? SiPPA, que estabelece atividades, ferramentas e orientações para orientar a equipe de planejamento quantos aos fatores atrativos vinculados às necessidades do mercado e suas tendências. A sistemática é composta pelas fases de preparação do problema, em que se apresenta o problema de planejamento e se identificam as necessidades de mercado; geração de ideias de produtos estimuladas por conteúdos de atratividade, em que são utilizados estímulos criativos para a geração de ideias de produtos; e avaliação das ideias de produtos, para definir o plano de produtos. Por fim, apresentam-se duas aplicações práticas da sistemática e os resultados de sua avaliação segundo os critérios de aplicabilidade, clareza e contribuições. Os resultados mostram que a sistemática fornece um conjunto de recursos que orientam apropriadamente a realização do planejamento de produtos focando a atratividade ao usuário. <br>Abstract : The products planning phase plays an important role in the success of future projects of the company. Guide the products plan with attributes of attractiveness will increase the chance of developing products more attractive to consumers, making them more competitive in the market. For this purpose, this research studies the Technology Roadmapping method, one of the main methods to assist the products planning phase in order to identify gaps and needs, to propose a systematic to guide the inclusion of attractiveness in prospecting future products.Assuming that the attractiveness of a product depends primarily on its visual aspect, we presents contents related to consumers visual perception, products visual appearance, usability, semantics and symbolism, as well as methods and techniques for ideas generating in which these contents could be applied.Based on the Technology Roadmapping method and the literature review on attractiveness, it's presented the systematic for products planning oriented by user's attractiveness - SiPPA. It provides activities, tools and guidelines to guide the planning team to the attractive factors, linked to market needs and trends.The systematic consists of a problem preparation stage, which presents the planning problem and identify market needs; generating product ideas stimulated by attractive content stage, which uses the attractiveness content as creative stimuli for the product ideas generation; and the evaluation of products ideas, which evaluates the ideas in order to define the products plan to be developed over time.Finally, two practical application of the systematics are presented and the results of its evaluation according to the following criteria: applicability, clarity and contributions. The results show that the systematic provides a set of features which properly guide the achievement of products planning focusing on the user's attractiveness.Ogliari, AndréFerreira, Cristiano VasconcellosUniversidade Federal de Santa CatarinaReinert, Fabíola2013-12-06T00:40:28Z2013-12-06T00:40:28Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis193 p.| il., tabs.application/pdf320791https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107627porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:16:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107627Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:16:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento de produtos orientado pela atratividade ao usuário
title Planejamento de produtos orientado pela atratividade ao usuário
spellingShingle Planejamento de produtos orientado pela atratividade ao usuário
Reinert, Fabíola
Engenharia mecânica
Produtos novos
Planejamento
Percepção visual
Consumidores -
Preferencia
Usabilidade
Tecnologia
title_short Planejamento de produtos orientado pela atratividade ao usuário
title_full Planejamento de produtos orientado pela atratividade ao usuário
title_fullStr Planejamento de produtos orientado pela atratividade ao usuário
title_full_unstemmed Planejamento de produtos orientado pela atratividade ao usuário
title_sort Planejamento de produtos orientado pela atratividade ao usuário
author Reinert, Fabíola
author_facet Reinert, Fabíola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ogliari, André
Ferreira, Cristiano Vasconcellos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Reinert, Fabíola
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Produtos novos
Planejamento
Percepção visual
Consumidores -
Preferencia
Usabilidade
Tecnologia
topic Engenharia mecânica
Produtos novos
Planejamento
Percepção visual
Consumidores -
Preferencia
Usabilidade
Tecnologia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-06T00:40:28Z
2013-12-06T00:40:28Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 320791
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107627
identifier_str_mv 320791
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 193 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652196774936576