Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202693 |
Resumo: | A reflexão sobre o como se dá a construção dos conceitos em matemática e o pensamento cognitivo envolvido é um processo essencial para a organização de atividades de ensino. Por isso, este artigo procura analisar como é articulada a questão da referência na representação semiótica, tomando como fundamento teórico os estudos de Duval, e na noção de campo conceitual desenvolvida por Vergnaud. Para tanto, estuda-se o funcionamento da estrutura tríade envolvida na questão da representação semiótica e procura-se inferir sobre o que é a referência nesse processo. Pretende-se com isso, auxiliar na discussão acerca da constituição da linguagem matemática no âmbito das ciências com atributos para a educação matemática. |
id |
UFSC_a237e7b54832dcb13bbfcc233b85b850 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202693 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemáticaRepresentação SemióticaReferênciaAprendizagem MatemáticaA reflexão sobre o como se dá a construção dos conceitos em matemática e o pensamento cognitivo envolvido é um processo essencial para a organização de atividades de ensino. Por isso, este artigo procura analisar como é articulada a questão da referência na representação semiótica, tomando como fundamento teórico os estudos de Duval, e na noção de campo conceitual desenvolvida por Vergnaud. Para tanto, estuda-se o funcionamento da estrutura tríade envolvida na questão da representação semiótica e procura-se inferir sobre o que é a referência nesse processo. Pretende-se com isso, auxiliar na discussão acerca da constituição da linguagem matemática no âmbito das ciências com atributos para a educação matemática.2019-12-10T13:40:40Z2019-12-10T13:40:40Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202693Colombo, Janecler Aparecida AmorinFlores, Cláudia ReginaMoretti, Méricles Thadeuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:40:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202693Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-10T13:40:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemática |
title |
Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemática |
spellingShingle |
Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemática Colombo, Janecler Aparecida Amorin Representação Semiótica Referência Aprendizagem Matemática |
title_short |
Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemática |
title_full |
Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemática |
title_fullStr |
Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemática |
title_full_unstemmed |
Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemática |
title_sort |
Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemática |
author |
Colombo, Janecler Aparecida Amorin |
author_facet |
Colombo, Janecler Aparecida Amorin Flores, Cláudia Regina Moretti, Méricles Thadeu |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina Moretti, Méricles Thadeu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colombo, Janecler Aparecida Amorin Flores, Cláudia Regina Moretti, Méricles Thadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação Semiótica Referência Aprendizagem Matemática |
topic |
Representação Semiótica Referência Aprendizagem Matemática |
description |
A reflexão sobre o como se dá a construção dos conceitos em matemática e o pensamento cognitivo envolvido é um processo essencial para a organização de atividades de ensino. Por isso, este artigo procura analisar como é articulada a questão da referência na representação semiótica, tomando como fundamento teórico os estudos de Duval, e na noção de campo conceitual desenvolvida por Vergnaud. Para tanto, estuda-se o funcionamento da estrutura tríade envolvida na questão da representação semiótica e procura-se inferir sobre o que é a referência nesse processo. Pretende-se com isso, auxiliar na discussão acerca da constituição da linguagem matemática no âmbito das ciências com atributos para a educação matemática. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2019-12-10T13:40:40Z 2019-12-10T13:40:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202693 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652018887163904 |