Gestão do ensino em práticas integrativas e complementares na formação do enfermeiro generalista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240888 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022. |
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Gestão do ensino em práticas integrativas e complementares na formação do enfermeiro generalistaEnfermagemEducação em enfermagemTerapias complementaresEnfermeirosEnfermeirasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022.A formação e atuação do enfermeiro é pautada em uma visão integrativa e holística do ser humano, viés este, defendido pelas grandes teoristas e referências na Enfermagem brasileira e mundial. As Práticas Integrativas e Complementares, são terapêuticas com paradigmas e princípios consoantes aos da Enfermagem e possuem política própria que, entre tantas resoluções e diretrizes, fomenta a formação de profissionais de saúde. Nesse sentido, questiona-se como ocorre a gestão do ensino de práticas integrativas e complementares em saúde na formação de enfermeiro generalista. Este estudo tem como objetivo compreender essa gestão do ensino de práticas integrativas e complementares na formação do enfermeiro generalista em Instituições Públicas de Ensino na região sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Fundamentada nos dados. A coleta de dados ocorreu de setembro de 2021 a julho de 2022, por meio de entrevistas abertas com 15 participantes divididos em dois grupos amostrais. Teve como referencial filosófico o pensamento complexo de Edgar Morin. Este trabalho evidenciou o fenômeno de reconhecer as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde como um recurso terapêutico do enfermeiro generalista, além de posicionar essas práticas como potencialidades para o ensino e prática do cuidado de enfermagem interprofissional e integral ao ser humano. Este fenômeno está sustentado por três categorias que estão atreladas ao modelo paradigmático: a) condição ?Desvelando as PICS como conhecimento ancestral e popular e o pioneirismo da Enfermagem na ciência e assistência nesse contexto?, b) ação-interação ?Significando a atuação docente e reconhecendo a construção de redes como estratégia para implementação das PICS na formação do enfermeiro generalista? e c) consequência ?Fortalecendo o ensino e prática de enfermagem interprofissional e integral ao ser humano?. Realizar a gestão do ensino de PICS na formação do enfermeiro generalista demanda o reconhecimento de que essas práticas são conhecimentos ancestrais e populares, muito presentes na prática assistencial do enfermeiro. No entanto, ainda que pioneiro, esse movimento de fortalecimento das práticas integrativas está muito tímido na profissão e isso reivindica dos enfermeiros docentes uma formação para lidar com essa nova realidade: fazer-se a assistência em saúde. A articulação em rede mostra-se como uma importante estratégia para fortalecer o movimento de implementação das PICS na formação do enfermeiro generalista, uma vez que pode propiciar mais autonomia e liberdade para esses profissionais, reforçando a interprofissionalidade e a integralidade no ensino e assistência de enfermagem e saúde.Abstract: The training and performance of nurses is based on an integrative and holistic view of the human being, a bias defended by the great theorists and references in Brazilian and worldwide Nursing. Complementary Therapies are therapies with paradigms and principles in line with those of Nursing and have their own policy that, among so many resolutions and guidelines, promotes the training of health professionals. In this sense, it is questioned how the management of the teaching of integrative and complementary practices in health occurs in the training of generalist nurses. This study aims to understand this management of the teaching of integrative and complementary practices in the training of general nurses in Public Teaching Institutions in the southern region of Brazil. This is a qualitative research, anchored in Grounded Theory. Data collection took place from September 2021 to July 2022, through open interviews with 15 participants divided into two sample groups. It had as a philosophical reference the complex thought of Edgar Morin. This work evidenced the phenomenon of recognizing the Complementary Therapies in Health as a therapeutic resource for the generalist nurse, in addition to positioning these practices as potentialities for the teaching and practice of interprofessional and integral nursing care for human beings. This phenomenon is supported by three categories that are linked to the paradigmatic model: a) condition ?Unveiling Complementary Therapies as ancestral and popular knowledge and the pioneering spirit of Nursing in science and assistance in this context?, b) action-interaction ?Meaning the teaching and recognizing the construction of networks as a strategy for implementing Complementary Therapies in the training of generalist nurses? and c) consequence ?Strengthening the teaching and practice of interprofessional and integral nursing for the human being?. Carrying out the management of Complementary Therapies teaching in the training of generalist nurses demands the recognition that these practices are ancestral and popular knowledge, very present in the nursing care practice. However, although pioneering, this movement to strengthen integrative practices is very shy in the profession and this demands from the teaching nurses training to deal with this new reality: providing health care. Network articulation proves to be an important strategy to strengthen the movement to implement Complementary Therapies in the training of generalist nurses, since it can provide more autonomy and freedom for these professionals, reinforcing interprofessionality and integrality in nursing teaching and care and health.Erdmann, Alacoque LorenziniUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Murilo Pedroso2022-10-21T16:50:55Z2022-10-21T16:50:55Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis160 p.| il.application/pdf378270https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240888porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T16:50:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240888Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:50:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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