Gestão estratégica participativa e aprendizagem organizacional: estudo multicasos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82580 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_a2730a6a2126e36b7e45511f4dd35b25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82580 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Gestão estratégica participativa e aprendizagem organizacional: estudo multicasosEngenharia de produçãoAprendizagem organizacionalGestão de empresasParticipaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O estudo teve como objetivo analisar a relação entre gestão estratégica participativa e aprendizagem organizacional. A literatura especializada e os processos de gestão de três organizações no período de 1990 a 2001 foram utilizados como referência. A Organização A é de natureza privada e do setor de alimentos; a Organização B é do terceiro setor e de prestação de serviços a micro empresas; e, a Organização C é de economia mista e do setor financeiro. O método de pesquisa foi o de estudo multicasos. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e questionários e, os secundários, por documentos internos e publicações diversas. A análise dos dados foi de natureza qualitativa, muito embora tenham sido utilizadas variáveis estatísticas. A pesquisa revelou forte aderência das organizações aos indicadores de Perfil Estratégico Participativo de Gestão. A Organização A utiliza uma abordagem apreciativa para envolvimento dos funcionários nas decisões, voltada à horizontalidade e ao aprendizado contínuo. O ambiente é participativo, não há hierarquias, nem controles e existe um clima de confiança e abertura. A forte concorrência obriga a Organização a investir em um modelo avançado de gestão. A Organização B realinhou seu sistema de gestão em razão das mudanças no setor financeiro a partir de 1994. Adota a metodologia Balanced Scorecard com enfoque em processos internos e aprendizado dos funcionários, na busca da empregabilidade e da cultura participativa. A Organização C implantou um Redirecionamento Estratégico para se adequar às necessidades de seus clientes e formar uma estrutura de prestação de serviços em bases sustentáveis e democráticas. A técnica utilizada é o Metaplan, que promove maior envolvimento das pessoas nas decisões. O Perfil Aprendiz das organizações indica que na Organização A predomina o estilo Comunidades de Prática, pois se trata de um contexto social de disseminação informal do conhecimento e de aprendizagem coletiva. Na Organização B predomina o estilo Especialista Autorizado, em razão de a especialização de seus funcionários estar voltada ao atendimento de uma clientela selecionada. Na Organização C, prevalecem os estilos Burocrático e Comunidades de Prática, pois são comuns manuais, procedimentos padronizados e conhecimento coletivo. Constatou-se haver uma relação direta entre gestão estratégica participativa e aprendizagem organizacional. Isto porque a participação leva à aprendizagem ao permitir o envolvimento, comprometimento e conscientização dos empregados quanto à missão e às estratégias organizacionais. Ela representa um mecanismo de transferência do aprendizado individual para o organizacional, ao facilitar o intercâmbio entre modelos mentais dos indivíduos. A partir da relação entre os dois perfis de gestão, elaborou-se um sistema integrado de gestão para aprendizagem organizacional. Tal sistema representa um quadro referencial de indicadores para avaliação e análise de processos de gestão na Era do Conhecimento.Florianópolis, SCValladares, AngeliseUniversidade Federal de Santa CatarinaLeal Filho, Jose Garcia2012-10-19T16:21:54Z2012-10-19T16:21:54Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis245 f.| tabs.application/pdf188450http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82580porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-01T10:22:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82580Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-01T10:22:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão estratégica participativa e aprendizagem organizacional: estudo multicasos |
title |
Gestão estratégica participativa e aprendizagem organizacional: estudo multicasos |
spellingShingle |
Gestão estratégica participativa e aprendizagem organizacional: estudo multicasos Leal Filho, Jose Garcia Engenharia de produção Aprendizagem organizacional Gestão de empresas Participação |
title_short |
Gestão estratégica participativa e aprendizagem organizacional: estudo multicasos |
title_full |
Gestão estratégica participativa e aprendizagem organizacional: estudo multicasos |
title_fullStr |
Gestão estratégica participativa e aprendizagem organizacional: estudo multicasos |
title_full_unstemmed |
Gestão estratégica participativa e aprendizagem organizacional: estudo multicasos |
title_sort |
Gestão estratégica participativa e aprendizagem organizacional: estudo multicasos |
author |
Leal Filho, Jose Garcia |
author_facet |
Leal Filho, Jose Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valladares, Angelise Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal Filho, Jose Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Aprendizagem organizacional Gestão de empresas Participação |
topic |
Engenharia de produção Aprendizagem organizacional Gestão de empresas Participação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T16:21:54Z 2012-10-19T16:21:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
188450 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82580 |
identifier_str_mv |
188450 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
245 f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651989946466304 |