Avaliação da capacidade de aprendizagem organizacional: um estudo comparativo
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86768 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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Avaliação da capacidade de aprendizagem organizacional: um estudo comparativoEngenharia de produçãoAprendizagem organizacionalCapacidade de aprendizagemEmpresasAspectos ambientaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoO presente trabalho refere-se a avaliação da capacidade de Aprendizagem Organizacional, um estudo comparativo em duas organizações. Para fazer a avaliação, foi necessário, construir um Instrumento, o qual foi elaborado, tomando como referência a Perspectiva Capacitacional - Abordagem Integrada de DiBella e Nevis. Optou-se por essa Perspectiva, pelo fato de a mesma combinar elementos das Perspectivas Normativa e Desenvolvimental. De acordo com a Perspectiva Capacitacional, toda e qualquer organização, como sistema social, tem características de aprendizagem, sendo que representa uma visão pluralista sobre a questão. As asserções do Instrumento foram elaboradas com base nas Orientações de Aprendizagem e nos Fatores Facilitadores. As bases conceituais para construção do Instrumento foram apresentadas no capítulo dois. Através do método desenvolvido, da aplicação do instrumento, da compilação e análise dos dados, da avaliação e do estudo comparativo, foi possível concluir que mesmo que, a Organização "A" e "B" tenham como predominância asserções de média contribuição, e que tenham desenvolvido uma média capacidade de aprendizagem organizacional, a Organização "A" apresenta no conjunto das asserções um maior desenvolvimento da capacidade, em relação a Organização "B". É importante ressaltar um ponto positivo da Organização "A", que é a presença de sete asserções com grande contribuição e apenas uma asserção com pequena contribuição. Isso demonstra que a Organização é composta por pessoas que compreendem as mudanças e inovações como oportunidades de crescimento, aperfeiçoamento e percebem as possibilidades de aprendizagem.Florianópolis, SCLerípio, Alexandre De ÁvilaUniversidade Federal de Santa CatarinaHeinzmann, Lígia Maria2012-10-21T10:26:39Z2012-10-21T10:26:39Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131f.| il., grafs.application/pdf223253http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86768porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T09:20:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86768Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T09:20:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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