Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199620 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
id |
UFSC_a2764e9249146e448eff68fc1001816e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199620 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação FísicaProfessor auxiliar de educação especial; educação física; educação inclusiva.TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O professor auxiliar de educação especial (PAEE) surge com a necessidade de apoio aos alunos com deficiência no sistema de ensino regular. O suporte que este profissional exercerá nas aulas de educação física, auxiliando e envolvendo o aluno com deficiência nas atividades, se torna fundamental para o desenvolvimento e a participação efetiva do mesmo. A pesquisa tem como objetivo compreender a atuação dos professores auxiliares de educação especial nas aulas de educação física. Para coleta de dados foi feita observação não participante e em seguida foram feitas entrevistas semiestruturadas com cinco PAEE. Os dados foram analisados por meio de categorias, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, nas quais eles foram discutidos, analisados e articulados com a sustentação teórica. Ao analisar os dados, observou-se uma heterogeneidade na formação inicial dos PAEE, com mínima especialização na educação especial. Os PAEE conduzem o aluno juntamente com o professor de educação física (PEF) e a turma para o local da aula, no entanto há uma dificuldade de envolvê-los nas atividades planejadas pelo professor regente. Existe uma pequena articulação desses profissionais (PAEE e PEF) bem como pouco engajamento do PAEE na organização de trabalho coletivo. Os resultados obtidos com o estudo englobam pontos importantes e levam para uma reflexão e discussão sobre a atuação desses profissionais na aula de educação física e como podem contribuir para tornar uma educação mais inclusiva. Além disso, os dados revelam que há uma complexidade e fatos minuciosos que interferem no processo inclusivo.Florianópolis, SCSeron, Bruna BarbozaUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Willian Roberto2019-08-05T20:39:11Z2019-08-05T20:39:11Z2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199620info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-05T20:39:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199620Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-05T20:39:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física |
title |
Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física |
spellingShingle |
Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física Souza, Willian Roberto Professor auxiliar de educação especial; educação física; educação inclusiva. |
title_short |
Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física |
title_full |
Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física |
title_fullStr |
Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física |
title_sort |
Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física |
author |
Souza, Willian Roberto |
author_facet |
Souza, Willian Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seron, Bruna Barboza Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Willian Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor auxiliar de educação especial; educação física; educação inclusiva. |
topic |
Professor auxiliar de educação especial; educação física; educação inclusiva. |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-05T20:39:11Z 2019-08-05T20:39:11Z 2019-06-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199620 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652249769967616 |