Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Willian Roberto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199620
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_a2764e9249146e448eff68fc1001816e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199620
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação FísicaProfessor auxiliar de educação especial; educação física; educação inclusiva.TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O professor auxiliar de educação especial (PAEE) surge com a necessidade de apoio aos alunos com deficiência no sistema de ensino regular. O suporte que este profissional exercerá nas aulas de educação física, auxiliando e envolvendo o aluno com deficiência nas atividades, se torna fundamental para o desenvolvimento e a participação efetiva do mesmo. A pesquisa tem como objetivo compreender a atuação dos professores auxiliares de educação especial nas aulas de educação física. Para coleta de dados foi feita observação não participante e em seguida foram feitas entrevistas semiestruturadas com cinco PAEE. Os dados foram analisados por meio de categorias, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, nas quais eles foram discutidos, analisados e articulados com a sustentação teórica. Ao analisar os dados, observou-se uma heterogeneidade na formação inicial dos PAEE, com mínima especialização na educação especial. Os PAEE conduzem o aluno juntamente com o professor de educação física (PEF) e a turma para o local da aula, no entanto há uma dificuldade de envolvê-los nas atividades planejadas pelo professor regente. Existe uma pequena articulação desses profissionais (PAEE e PEF) bem como pouco engajamento do PAEE na organização de trabalho coletivo. Os resultados obtidos com o estudo englobam pontos importantes e levam para uma reflexão e discussão sobre a atuação desses profissionais na aula de educação física e como podem contribuir para tornar uma educação mais inclusiva. Além disso, os dados revelam que há uma complexidade e fatos minuciosos que interferem no processo inclusivo.Florianópolis, SCSeron, Bruna BarbozaUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Willian Roberto2019-08-05T20:39:11Z2019-08-05T20:39:11Z2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199620info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-05T20:39:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199620Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-05T20:39:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física
title Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física
spellingShingle Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física
Souza, Willian Roberto
Professor auxiliar de educação especial; educação física; educação inclusiva.
title_short Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física
title_full Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física
title_fullStr Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física
title_sort Atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial nas Aulas de Educação Física
author Souza, Willian Roberto
author_facet Souza, Willian Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seron, Bruna Barboza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Willian Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Professor auxiliar de educação especial; educação física; educação inclusiva.
topic Professor auxiliar de educação especial; educação física; educação inclusiva.
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05T20:39:11Z
2019-08-05T20:39:11Z
2019-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199620
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652249769967616