Perspectivas de formação no curso de licenciatura em química do IFSC: da tradição técnica ao discurso emancipatório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122676 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. |
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Perspectivas de formação no curso de licenciatura em química do IFSC: da tradição técnica ao discurso emancipatórioEducaçãoProfessores -FormaçãoSanta CatarinaQuímicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.A presente Dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem como objeto de estudo a concepção curricular presente no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). O objetivo é, portanto, identificar a perspectiva de formação que orienta o referido curso, considerando-se como referência para análise as abordagens: técnico-instrumental e político-emancipatória. Do ponto de vista metodológico, o trabalho tem por base a concepção histórico-dialética, com uso de procedimentos que incluem estudo histórico do fenômeno, análise documental e das diretrizes curriculares do curso. A pesquisa apresenta-se estruturada da seguinte forma: uma introdução que contempla a problemática, os objetivos e a metodologia; um capítulo dedicado à discussão da relação entre capital, trabalho, educação e educação profissional; um capítulo no qual se discute o lugar do currículo e seu papel político na formação de professores; um capítulo dedicado ao estudo histórico que constitui a trajetória dos Institutos Federais de Educação; e, finalmente, um texto que analisa as perspectivas de formação no curso de Licenciatura em Química do IFSC. Dentre os principais resultados do trabalho de investigação destacam-se: a) as orientações que definem os processos formativos no IFSC acompanham, em geral, as diretrizes emanadas dos organismos internacionais e as políticas educacionais em nível nacional; b) o currículo do curso de Licenciatura em Química do IFSC constitui um território que expressa o caráter das relações de força, seja em âmbito político, cultural, seja em âmbito social e pedagógico, tão bem marcado pelos pesquisadores do campo com os quais a pesquisa dialoga; c) o curso de Licenciatura em Química do IFSC assenta-se em perspectivas eminentemente técnico-instrumentais, orientação esta revelada no trabalho empírico a partir da análise do corpus documental e, inclusive, de sua matriz curricular; e e) embora as diretrizes oficiais apontem uma formação de caráter emancipador, o estudo revela que, no âmbito do curso, a instituição segue desenvolvendo a formação mediada por sua tradição, qual seja, a de perspectiva para o modelo de sociedade vigente. Esse movimento revela que há fragilidades teóricas no âmbito do projeto formativo da licenciatura no IFSC. Cabe destacar que os resultados obtidos inscrevem-se no limite para os quais os objetivos foram definidos.<br>Thiesen, Juares da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Maria Leda Costa2014-08-06T17:13:49Z2014-08-06T17:13:49Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis125 p.| il., grafs.application/pdf324839https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122676porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:13:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122676Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:13:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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