Brasil: educador ou rentista? Um estudo sobre a dívida pública e a educação nos governos Lula e Dilma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mondek, Marino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199700
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_a2aa4ca1976c370ecd2873e62a7c7972
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199700
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Brasil: educador ou rentista? Um estudo sobre a dívida pública e a educação nos governos Lula e DilmaEducaçãoOrçamentoDívida PúblicaNeoliberalismoRentismoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Trata-se de um estudo de como se configurou as prioridades da política econômica nos governos Lula (2003-2010) e Dilma (2010-2016), no que tange à dívida pública e o orçamento destinado à Educação, objetivando demonstrar o impacto da dívida pública no subfinanciamento da educação. Para isso, fizemos um apanhado histórico e levantamento de dados do orçamento da União e seus os desdobramos. Constatamos que os governos petistas deram sequência a priorização do pagamento da dívida pública como parte central da política orçamentária federal. Concluímos, também, que mesmo dentro do pequeno crescimento do orçamento educacional, se privilegiou a transferência de recursos para o setor privado, ao invés do real investimento no aparelho público.Este estudo se refiere a cómo se configuró las prioridades de la política económica de los gobiernos Lula (2003-2010) y Dilma (2010-2016), con respecto a la Deuda Pública y el presupuesto que les correspondía para la Educación, objetivando demostrar el impacto de la Deuda en el déficit de financiación de la educación. Para eso, nosotros hicimos un recordatorio histórico y levantamiento de los datos del presupuesto de la Unión y sus desdoblamientos. Constatamos que los gobiernos petistas dieran secuencia a la priorización del pago de la Deuda Pública como parte central de la política presupuestaria federal. Asimismo, concluimos que incluso en el crecimiento de lo presupuesto educacional, se ha privilegiado la transferencia de recursos para el sector privado, en lugar de hacer una real inversión en el aparato público.Florianópolis, SCTitton, MauroShiroma, Eneida OtoUniversidade Federal de Santa CatarinaMondek, Marino2019-08-08T14:38:58Z2019-08-08T14:38:58Z2019-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199700info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-08T14:38:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199700Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-08T14:38:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Brasil: educador ou rentista? Um estudo sobre a dívida pública e a educação nos governos Lula e Dilma
title Brasil: educador ou rentista? Um estudo sobre a dívida pública e a educação nos governos Lula e Dilma
spellingShingle Brasil: educador ou rentista? Um estudo sobre a dívida pública e a educação nos governos Lula e Dilma
Mondek, Marino
Educação
Orçamento
Dívida Pública
Neoliberalismo
Rentismo
title_short Brasil: educador ou rentista? Um estudo sobre a dívida pública e a educação nos governos Lula e Dilma
title_full Brasil: educador ou rentista? Um estudo sobre a dívida pública e a educação nos governos Lula e Dilma
title_fullStr Brasil: educador ou rentista? Um estudo sobre a dívida pública e a educação nos governos Lula e Dilma
title_full_unstemmed Brasil: educador ou rentista? Um estudo sobre a dívida pública e a educação nos governos Lula e Dilma
title_sort Brasil: educador ou rentista? Um estudo sobre a dívida pública e a educação nos governos Lula e Dilma
author Mondek, Marino
author_facet Mondek, Marino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Titton, Mauro
Shiroma, Eneida Oto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mondek, Marino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Orçamento
Dívida Pública
Neoliberalismo
Rentismo
topic Educação
Orçamento
Dívida Pública
Neoliberalismo
Rentismo
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08T14:38:58Z
2019-08-08T14:38:58Z
2019-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199700
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652174781054976