Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213323 |
Resumo: | Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/22 |
id |
UFSC_a2c754e299e768ba6daf175e6da85521 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/213323 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntosLivro didáticoTeoria dos conjuntosMovimento da matemática moderna na BahiaDisponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/22Neste artigo analisamos, em uma perspectiva histórica, a abordagem da teoria dos conjuntos no livro didático Ensino atualizado da Matemática da 5ª série e as orientações metodológicas apresentadas no Guia do Professor. A coleção Ensino atualizado da Matemática, bem como o seu Guia, foram produzidos por professores membros de grupo de estudos da Bahia, liderado por Martha Dantas e Omar Catunda. A partir da análise, fazendo uso de um referencial teórico-metodológico de uma história cultural (CHARTIER, 1988;1994) e de uma história da educação, em especial, sobre livros didáticos (BITTENCOURT, 2004; CHOPPIN, 2004) e sobre saberes profissionais (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017; VALENTE, 2018), consideramos que os autores visavam a interação dos alunos durante a apresentação dos conteúdos em sala de aula. Nesse sentido, os autores da coleção, ao expor o estudo da teoria dos conjuntos, partiam de exemplos do cotidiano sempre buscando chegar ao formalismo matemático, enfim, a uma generalização matemática. Em específico, essa formalização seguia uma apropriação dos preceitos estruturalistas defendidos pelo Grupo Bourbaki.Acervo2020-10-06T20:47:23Z2020-10-06T20:47:23Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, A. M.; LIMA, E. B.. Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos. ACERVO, v. 2, p. 221-241, 2020.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213323Oliveira, Alice MascarenhasLima, Eliene Barbosaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-06T20:47:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/213323Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-06T20:47:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos |
title |
Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos |
spellingShingle |
Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos Oliveira, Alice Mascarenhas Livro didático Teoria dos conjuntos Movimento da matemática moderna na Bahia |
title_short |
Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos |
title_full |
Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos |
title_fullStr |
Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos |
title_full_unstemmed |
Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos |
title_sort |
Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos |
author |
Oliveira, Alice Mascarenhas |
author_facet |
Oliveira, Alice Mascarenhas Lima, Eliene Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Eliene Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alice Mascarenhas Lima, Eliene Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Teoria dos conjuntos Movimento da matemática moderna na Bahia |
topic |
Livro didático Teoria dos conjuntos Movimento da matemática moderna na Bahia |
description |
Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/22 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-06T20:47:23Z 2020-10-06T20:47:23Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, A. M.; LIMA, E. B.. Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos. ACERVO, v. 2, p. 221-241, 2020. 2675-2646 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213323 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, A. M.; LIMA, E. B.. Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos. ACERVO, v. 2, p. 221-241, 2020. 2675-2646 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Acervo |
publisher.none.fl_str_mv |
Acervo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652146497814528 |