Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alice Mascarenhas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Eliene Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213323
Resumo: Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/22
id UFSC_a2c754e299e768ba6daf175e6da85521
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/213323
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntosLivro didáticoTeoria dos conjuntosMovimento da matemática moderna na BahiaDisponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/22Neste artigo analisamos, em uma perspectiva histórica, a abordagem da teoria dos conjuntos no livro didático Ensino atualizado da Matemática da 5ª série e as orientações metodológicas apresentadas no Guia do Professor. A coleção Ensino atualizado da Matemática, bem como o seu Guia, foram produzidos por professores membros de grupo de estudos da Bahia, liderado por Martha Dantas e Omar Catunda. A partir da análise, fazendo uso de um referencial teórico-metodológico de uma história cultural (CHARTIER, 1988;1994) e de uma história da educação, em especial, sobre livros didáticos (BITTENCOURT, 2004; CHOPPIN, 2004) e sobre saberes profissionais (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017; VALENTE, 2018), consideramos que os autores visavam a interação dos alunos durante a apresentação dos conteúdos em sala de aula. Nesse sentido, os autores da coleção, ao expor o estudo da teoria dos conjuntos, partiam de exemplos do cotidiano sempre buscando chegar ao formalismo matemático, enfim, a uma generalização matemática. Em específico, essa formalização seguia uma apropriação dos preceitos estruturalistas defendidos pelo Grupo Bourbaki.Acervo2020-10-06T20:47:23Z2020-10-06T20:47:23Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, A. M.; LIMA, E. B.. Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos. ACERVO, v. 2, p. 221-241, 2020.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213323Oliveira, Alice MascarenhasLima, Eliene Barbosaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-06T20:47:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/213323Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-06T20:47:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos
title Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos
spellingShingle Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos
Oliveira, Alice Mascarenhas
Livro didático
Teoria dos conjuntos
Movimento da matemática moderna na Bahia
title_short Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos
title_full Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos
title_fullStr Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos
title_full_unstemmed Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos
title_sort Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos
author Oliveira, Alice Mascarenhas
author_facet Oliveira, Alice Mascarenhas
Lima, Eliene Barbosa
author_role author
author2 Lima, Eliene Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alice Mascarenhas
Lima, Eliene Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Teoria dos conjuntos
Movimento da matemática moderna na Bahia
topic Livro didático
Teoria dos conjuntos
Movimento da matemática moderna na Bahia
description Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/22
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-06T20:47:23Z
2020-10-06T20:47:23Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, A. M.; LIMA, E. B.. Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos. ACERVO, v. 2, p. 221-241, 2020.
2675-2646
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213323
identifier_str_mv OLIVEIRA, A. M.; LIMA, E. B.. Ensino atualizado da matemática e o guia do professor: abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos. ACERVO, v. 2, p. 221-241, 2020.
2675-2646
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Acervo
publisher.none.fl_str_mv Acervo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652146497814528