UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE - UNATI, PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM PONTAL DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NETO, Sebastião Cavalcanti
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MAZUCHETTI, Roselis Natalina, VILANOVA, Jéssica Ariane Martins, PEREIRA, Pablo Matheus Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199406
Resumo: O processo de envelhecimento, de forma casual, vem sido debatido pelos órgãos responsáveis de integração, defesa, direitos e deveres da pessoa idosa no país. No que compete a segurança dessa população, assim como, os outros temas sociais referentes a este processo, fica claro a linha tênue existente entre sociedade e responsabilidade social. Diante desse fato, a UNATI caracterizou-se como um importante espaço de interação entre as pessoas da terceira idade, docentes e acadêmicos das diversas áreas do conhecimento humano, a fim de estabelecer a integração efetiva desse grupo etário na comunidade universitária e na sociedade em geral. O Programa atende pessoas com idade superior a 59 anos, sem a necessidade de comprovação escolar, bastando ser alfabetizado. Utilizou-se como metodologia uma programação semanal de 3 (três) dias, sendo eles, às terças-feiras, as atividades físicas como dança e teatro, às quartas-feiras, as palestras com reflexões a respeito do envelhecimento nos diversos aspectos sociais (economia, psicologia, política, etc.) e às quintas-feiras ficaram as atividades cognitivas, como memória e convívio social. Em média, participaram cerca de 20 idosos durante a fase inicial do programa, e os benefícios entre os mesmos ficaram evidentes ao longo da participação e dinâmica do grupo. Tudo isso se deu por meio da efetiva parceria com a Associação dos Vendedores Ambulantes do Paraná – AVAPAR, que cedeu o espaço físico para a realização das atividades de extensão. Observou-se também, que afim de tornar os laços mais frequentes, houve uma intensa busca pela cooperação, orientação e troca de experiências entre os acadêmicos.
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